Carreira

Como fazer uma consulta médica de qualidade em 15 minutos?

Como fazer uma consulta médica de qualidade em 15 minutos?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar

A gestão do tempo e a qualidade devem caminhar lado a lado para o sucesso de uma consulta médica e uma rotina de trabalho mais produtiva. Para que você não fique com nenhuma dúvida sobre o assunto, reunimos algumas dicas valiosas com base na série “Médico Prime” da Sanar, que é apresentada pela Dra. Maitê Dahdal. A série tem como principal objetivo ajudar os médicos a superar todos os perrengues da prática médica.

Qualidade da consulta médica

É importante que você tenha em mente que, independente do local onde trabalha, o principal é que o bom atendimento depende muito do estabelecimento de uma relação de confiança entre o médico e o paciente.  

É essa relação que vai determinar tudo. Desde o paciente seguir o tratamento que você indicou até ele retornar para uma consulta de revisão. Isso porque quando o paciente fica insatisfeito com uma consulta ele tende a levar para casa as suas dúvidas, podendo, inclusive, desistir de cuidar do problema que precisa tratar. 

Um dado importante nesse cenário é que, conforme informações da Organização Mundial da Saúde(OMS), no Brasil, 50% dos remédios comercializados são prescritos, dispensados ou usados de maneira errada. 

Por isso, é importante ter sempre em mente a vontade de buscar formas de melhorar a qualidade do seu atendimento.

Tempo de consulta: o que diz o Conselho Federal de Medicina? 

Segundo as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), que é o órgão que normatiza e regula a atuação do profissional médico no Brasil, não existe um tempo ideal de duração para uma consulta. 

A regra diz que o médico deve usar o período necessário para a perfeita execução de todas as modalidades do atendimento, como anamnese e exame físico, diagnóstico, prescrição e conduta. E é o médico que deve fazer essa definição de tempo. 

Enquanto o CFM não crava regras sobre tempo de consulta, o Manual de Auditoria de Atenção Básica do Ministério da Saúde sugere que o tempo médio de 15 minutos é aceitável. 

Dicas para um consulta médica de qualidade em 15 minutos 

  1. Deixe o paciente falar por pelo menos 2 minutos e faça uma escuta ativa nesse momento. Preste atenção na sua comunicação verbal e não verbal. 
  2. Emita sinais de atenção – ok, uhum, estou entendo. Vale até repetir o que o paciente falou e perguntar se é isso mesmo que ele quiz dizer.
  3. Ao fazer perguntas para o paciente, foque em perguntas abertas. Assim, ele vai descrever com precisão o que sente e não apenas concorde ou discorde com o que você diz. 
  4. Busque estimular que o paciente fale tudo o que precisa na consulta. Use frases como “tem mais alguma coisa que eu possa te ajudar?” ou “tem mais alguma coisa te incomodando?”. Isso evita que o paciente só fale do real problema quando já está saindo do seu consultório.
  5. Reduza os ruídos de interferência, oriente a sua equipe a não incomodar no momento da consulta. 

Quer saber mais dicas? Assista o vídeo completo da série sobre o assunto. 

Veja também

Compartilhe com seus amigos: