Carreira em Medicina

Como se destacar no atendimento médico?

Como se destacar no atendimento médico?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Você iniciou sua carreira agora e não sabe como se destacar no atendimento médico? Este texto pode te ajudar!

A medicina vem avançando e muitos médicos estão se formando. Para se ter destaque na profissão, apenas o conhecimento não é suficiente. Um bom atendimento faz toda a diferença.

Quando o paciente se sente bem assistido, as chances de retorno ao consultório aumentam vertiginosamente. Além disso, cria-se um vínculo de confiança e respeito entre o médico-paciente que são fundamentais para um melhor prognóstico do paciente. Por isso, é fundamental prestar atenção para alguns pontos.

Dicas valiosas para potencializar o atendimento médico

A Sanar separou algumas dicas que podem te ajudar a se destacar no atendimento, desde a abordagem até o fim da consulta.

O primeiro passo para o sucesso é você entender que esse é o momento de criar um vínculo com seu paciente e conquistar sua confiança. Assim, e quanto mais essa relação for próxima, mais informações você consegue extrair. De modo geral, um atendimento médico humano e gentil é a melhor pedida.

Abordando o Paciente

Inicie o atendimento cumprimentando o paciente com um aperto de mão e se apresentando. Nesse momento, fale seu nome e função. É importante que este primeiro contato seja o mais empático possível. Lembre-se de conversar com o paciente olhando nos seus olhos e de chamar, tanto ele quanto seus acompanhantes, pelo nome.

Lembre de perguntar como ele está, como se sente. Seja empático com o paciente expressando que compreende os sentimentos dele.

Durante o atendimento médico

Ao longo da consulta, não se esqueça de pedir licença e avisar sempre que for realizar um procedimento. É importante manter o paciente informado sobre seu estado de saúde e o tratamento com termos que ele possa entender.

Falha na comunicação pode ser um fator importante de afastamento do paciente. Esse afastamento se dá tanto com o médico, como da terapêutica estabelecida, dificultando o processo de tratamento da queixa que o levou ao atendimento.

Se seja necessário apresentar o caso para colegas, por exemplo, explique antes o que vai acontecer e garanta que, caso ele não entenda algum termo médico, você pode explicar em seguida.

Nesse momento é preciso atenção para possíveis desentendimentos na equipe. Caso não concorde com algo que foi dito, chame o colega para uma conversa particular ou com o time médico, mas não discuta na frente do paciente.

Conduta terapeutica

É importante prestar abastante atenção nas queixas apresentadas e elencar as principais para oferecer solução. Para tanto, estude as doenças e os tramentos e tenha um conhecimento amplo de como agir nas principais patologias encontradas nos serviços de atenção à saúde.

Nesse momento é importante levar em consideração a situação social e física do paciente. Essas questões vão determinar a conduta do caso. Nada adiantaria ofertar um medicemento ou algum procedimento que o paciente não tem condições financeiras de comprar/realizar.

Caso não consigo solucionar tudo em uma consulta, anote as pendências e os principais pontos das condutas. No retorno do paciente procure saná-las.

Depois do atendimento

Busque feedbacks do seu trabalho com um colega ou professor que presenciou o atendimento. Pratique a autorreflexão imaginando o que pode ser feito melhor na próxima vez.

Sugestão de material para auxiliar no atendimento médico

As dicas deste post foram retiradas do nosso Medicine Note. Um caderninho de bolso que além de ser super charmoso, tem várias dicas e esquemas para você consultar rapidamente.

Medicine Note (3ª edição)

O livro de bolso é super útil para quem está iniciando os atendimentos ambulatoriais e hospitalares. Nele você encontra os seguintes temas:

  • ANAMNESE E EXAME FÍSICO
  • PRONTUÁRIO E PRESCRIÇÕES
  • INTERPRETAÇÃO DE EXAMES
  • PROCEDIMENTOS
  • SUPORTE DE VIDA
  • OBSTETRÍCIA
  • PEDIATRIA
  • CIRURGIA
  • AMBULATÓRIO

Adquira já o seu e tenha tudo que precisa no bolso do jaleco.

Leitura complementar