Dicas para carreira

Como se destacar no atendimento médico?

Como se destacar no atendimento médico?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Você iniciou sua carreira agora e não sabe como se destacar no atendimento médico? Este texto pode te ajudar!

A medicina vem avançando e muitos médicos estão se formando. Para se ter destaque na profissão, apenas o conhecimento não é suficiente. Um bom atendimento faz toda a diferença.

Quando o paciente se sente bem assistido, as chances de retorno ao consultório aumentam vertiginosamente. Além disso, cria-se um vínculo de confiança e respeito entre o médico-paciente que são fundamentais para um melhor prognóstico do paciente. Por isso, é fundamental prestar atenção para alguns pontos.

Para te ajudar, decidimos separar algumas dicas para você se destacar nesse processo, desde a abordagem até o fim do atendimento médico. Esse é o momento de criar um vínculo com seu paciente e conquistar sua confiança. Assim, e quanto mais essa relação seja próxima, mais informações você consegue extrair. De modo geral, um atendimento médico humano e gentil é a melhor pedida.

Abordando o Paciente

Inicie o atendimento cumprimentando o paciente com um aperto de mão e se apresentando. Nesse momento, fale seu nome e função. É importante que este primeiro contato seja o mais empático possível. Lembre-se de conversar com o paciente olhando nos seus olhos e de chamar, tanto ele quanto seus acompanhantes, pelo nome.

Lembre de perguntar como ele está, como se sente. Seja empático com o paciente expressando que compreende os sentimentos dele.

Durante o atendimento médico

Ao longo da consulta, não se esqueça de pedir licença e avisar sempre que for realizar um procedimento. É importante manter o paciente informado sobre seu estado de saúde e o tratamento com termos que ele possa entender.

Falha na comunicação pode ser um fator importante de afastamento do paciente. Esse afastamento se dá tanto com o médico, como da terapêutica estabelecida, dificultando o processo de tratamento da queixa que o levou ao atendimento.

Se seja necessário apresentar o caso para colegas, por exemplo, explique antes o que vai acontecer e garanta que, caso ele não entenda algum termo médico, você pode explicar em seguida.

Nesse momento é preciso atenção para possíveis desentendimentos na equipe. Caso não concorde com algo que foi dito, chame o colega para uma conversa particular ou com o time médico, mas não discuta na frente do paciente.

Conduta terapeutica

É importante prestar abastante atenção nas queixas apresentadas e elencar as principais para oferecer solução. Para tanto, estude as doenças e os tramentos e tenha um conhecimento amplo de como agir nas principais patologias encontradas nos serviços de atenção à saúde.

Nesse momento é importante levar em consideração a situação social e física do paciente. Essas questões vão determinar a conduta do caso. Nada adiantaria ofertar um medicemento ou algum procedimento que o paciente não tem condições financeiras de comprar/realizar.

Caso não consigo solucionar tudo em uma consulta, anote as pendências e os principais pontos das condutas. No retorno do paciente procure saná-las.

Depois do atendimento

Busque feedbacks do seu trabalho com um colega ou professor que presenciou o atendimento. Pratique a autorreflexão imaginando o que pode ser feito melhor na próxima vez.

Essas dicas foram retiradas do nosso Medicine Note. Um caderninho de bolso que além de ser super charmoso, tem várias dicas e esquemas para você consultar rapidamente.

Medicine Note (3ª edição)

Esse livro de bolso é super útil para quem está iniciando os atendimentos ambulatoriais e hospitalares. Nele você encontra os seguintes temas:

  • ANAMNESE E EXAME FÍSICO;
  • PRONTUÁRIO E PRESCRIÇÕES: prontuário soap, roteiro de prescrição médica, FASTHUG. Doses comuns de antimicrobianos, anti-hipertensivos, antiácidos, antieméticos, anti-histaminicos, analgésicos. Tipos de receita médica, declaração de óbito e principais abreviaturas; 
  • INTERPRETAÇÃO DE EXAMES: ECG, Gasometria, ABCDE radiografia de tórax, sumário de urina, cardiotocografia e exames laboratoriais; 
  • PROCEDIMENTOS: acesso venoso periférico, acesso venoso central,  drenagem torácica, IOT assistida por drogas, cricotireoidostomia por punção e cricotireoidostomia cirúrgica; 
  • SUPORTE DE VIDA: suporte básico de vida e suporte avançado de vida; 
  • OBSTETRÍCIA: cálculo idade gestacional, data provável do parto, hipertensão na gestação. Além de exames no pré-natal (quando solicitar, valores de normalidade  e conduta) e partograma; 
  • PEDIATRIA:  APGAR, desenvolvimento neuropsicomotor, cálculo da venoclise (incluindo descritivo das principais soluções, aditivos e soluções isotônicas). Além de bomba de infusão e calendário vacinal brasileiro; 
  • CIRURGIA: classificação de ASA, mallampati, exames pré-operatórios, anestésicos locais, mesa cirúrgica, escala de Glasgow, Poli trauma. Temos ainda classificação de choque hemorrágico e atendimento ao queimado;
  • AMBULATÓRIO: protocolos de tratamento parahipertensão, Diabetes Mellitus, Anemia, Hiperbilirrubinemia, Câncer de Pele e Úlceras.

Adquira já o seu e tenha tudo que precisa no bolso do jaleco.


Confira mais!