Anatomia de órgãos e sistemas

Como passar na prova de anatomia da faculdade de medicina?

Como passar na prova de anatomia da faculdade de medicina?

Compartilhar

Está com prova de Anatomia marcada e não sabe como se preparar? Calma, você não está sozinho nessa. Todos sabemos que anatomia não é uma disciplina fácil. Além disso, a anatomia é, provavelmente, a disciplina mais importante do ciclo básico. 

O SanarFlix vai te ajudar a chegar mais tranquilo(a) e confiante para arrasar na prova. Confira este post e fique por dentro de dicas valiosas!

O que é a disciplina de anatomia? 

De acordo com Silva (2014), a anatomia é uma disciplina de caráter obrigatório em todos os cursos da área da saúde. O seu conteúdo é focado essencial na compreensão da fisiologia e dos processos patológicos que acometem o ser humano.

Para sermos ainda mais específicos, com base em Van de Graaf (2003), a  anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente a organização do corpo humano. Isso inclui desde as menores unidades funcionais vivas do corpo humano conhecidas como células (a base do corpo humano)  até a formação do organismo por completo. 

Como é a prova de anatomia na faculdade de medicina? 

As provas práticas de anatomia, normalmente, envolvem identificar se uma estrutura ou alguma identificação de correlação clínica. Isso pode variar de faculdade para faculdade, algumas podem cobrar mais e outras menos, mas não tem como fugir disso. 

Por isso, é possível traçar estratégias e técnicas de estudo que valem para qualquer avaliação. 

Tem uma forma alternativa de estudar que não seja ler livros e fazer resumo? Sim. É importante focar em mais do que decorar as estruturas e sim fazer correlações. 

Dicas de como estudar para passar na prova de anatomia

1- Faça desenhos 

Você não precisa saber perfeitamente desenhar, mas desenhando você consegue estimular sua mente e criatividade a pensar de uma forma alternativa, que não seja apenas escrevendo o texto. 

Pega uma folha em branco, uma caneta, um lápis de cor e desenhe, da sua forma. Olha uma imagem na internet como referência e passa para o papel da sua forma, porque precisa fazer sentido apenas para você.

Observação: essa dica não é a melhor opção se a data da sua prova já está muito em cima, tipo é amanhã ou depois de amanhã. Ela vale muito mais para quem está tendo o primeiro contato com a disciplina, pode ser aplicada após a aula.

2-  Use e abuse dos seus monitores 

Se a sua faculdade tem monitores, aproveite para tirar dúvidas com essas pessoas. Afinal, a gente sabe que nem sempre é não fácil tirar dúvidas com o professor durante a aula e que, às vezes, somente tentar estudar sobre o assunto sozinho que surgem as dúvidas. 

Caso não tenha monitor, vale identificar o colega de sala que está tendo mais afinidade com a disciplina e trocar uma ideia com ele e, quem sabe até, acertar de estudar junto. 

3- Você precisa compreender a etimologia da palavra 

A gente sabe que as palavras derivam do reino do latim. Vale você pegar essa palavra para tentar entender o significado dela, isso pode ajudar a ter uma melhor fixação. 

4- Transforme a preparação para prova de anatomia em algo divertido 

Faça jogos e crie mnemônicos (esquemas, gráficos, etc). Você pode criar jogos de memorização de assuntos, colocar uma estrutura em um quadrado e colocar o nome em outro e vai tentando associar. 

É importante ressaltar que você deve criar o seu próprio mnemônico, isso vai te ajudar para que todas as informações ali colocadas façam sentido para você. 

Aproveite também para assistir o vídeo com todas essas dicas 

Referências:

SILVA, J. P. B. M. A história da Anatomia e sua importância no desenvolvimento das ciências farmacêuticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias. Lisboa, 2014.

VAN DE GRAAFF, K. M. Anatomia humana. 6.ed. Barueri: Manole, 2003.

SanarFlix

Sugestão de leitura complementar

Compartilhe com seus amigos: