Residência Médica

Como será a concorrência da residência médica em 2022/23?

Como será a concorrência da residência médica em 2022/23?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

A concorrência da Residência Médica é um fator que preocupa os candidatos todos os anos. Mas qual a tendência da concorrência da residência médica em 2022? Será que a especialidade que você quer seguir está ainda mais concorrida que nos últimos anos? 

Pensando nisso, a Sanar convidou o Dr Vinicius Destefani, pediatra e professor da Sanar, para trazer informações sobre o que esperar na disputa de vaga este ano.

Concorrência da Residência médica 

A especialização através da residência médica é o caminho mais desejado, mesmo com o número limitado de vagas. Por causa disso, a concorrência em programas de residência tem tudo para aumentar. Além disso, devido ao atual cenário, com a melhora da pandemia, os médicos voltaram com tudo para essa disputa. 

Por termos mais médicos se formando do que vagas na residência, a relação candidato/vaga tende a aumentar. 

Outro fator importante é que o ENARE (Exame Nacional de Residência), irá unificar o processo seletivo e assim, os candidatos poderão concorrer a vagas em qualquer região. 

Quer saber mais sobre o ENARE? Acesse o link: www.sanarmed.com/enare-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-enem-dos-medicos

Nível das provas

Os processos seletivos deverão vir mais difíceis, isso porque as bancas estão cada vez mais criteriosas. No entanto, algumas bancas poderão cobrar temas médicos mais atuais e menos temas de rodapé. 

É necessário que o aluno esteja bem preparado e tenha estudado desde os temas mais tradicionais, até aqueles que caem vez ou outra. Esse será o grande diferencial entre os candidatos. 

Além disso, os processos seletivos poderão ter um menor enfoque nas provas práticas que utilizam bonecos e deverão focar em práticas através de checklists.

Veja nosso mini-curso para prova prática:

Quem são os alunos que vão se dar bem esse ano?

Os aprovados deste ano serão aqueles alunos que vão revisar os principais temas. Não adianta só saber o rodapé, você precisa se diferenciar revisando bem os mais diversos temas. 

Pensando nisso, se você se inscrever no nosso curso Sanar Residência médica você terá acesso:

  • +1800 Videoaulas
  • Guia Definitivo do Internato
  • Cronograma Personalizável
  • 36 Apostilas
  • App Premium com 150 mil questões (60 mil comentadas)

Todos esses benefícios e muito mais! Tá esperando o que? Corre para se inscrever!

Sugestões de leitura complementar

Compartilhe com seus amigos: