Residência Médica

Como será a concorrência da residência médica em 2022/23?

Como será a concorrência da residência médica em 2022/23?

Compartilhar
Imagem de perfil de Vinicius Côgo Destefani

A concorrência da Residência Médica é um fator que preocupa os candidatos todos os anos. Mas qual a tendência da concorrência da residência médica em 2022? Será que a especialidade que você quer seguir está ainda mais concorrida que nos últimos anos? 

Pensando nisso, eu, Dr. Vinicius Destefani, pediatra e especialista em carreira médica, reuni as principais informações para você que vai fazer a prova este ano.

Como será a concorrência da Residência médica 2022?

A especialização através da residência médica é o caminho mais desejado, mesmo com o número limitado de vagas. Por causa disso, a concorrência em programas de residência tem tudo para aumentar.

Além disso, devido ao atual cenário, com a melhora da pandemia, os médicos voltaram com tudo para essa disputa.  Por termos mais médicos se formando do que vagas na residência, a relação candidato/vaga tende a aumentar. 

Outro fator importante é que o ENARE (Exame Nacional de Residência), irá unificar o processo seletivo e assim, os candidatos poderão concorrer a vagas em qualquer região. 

Aproveite para ler nosso conteúdo completo com tudo que você precisa saber sobre o Enare!

O que esperar do nível das provas de residência?

Os processos seletivos deverão vir mais difíceis, isso porque as bancas estão cada vez mais criteriosas. No entanto, algumas bancas poderão cobrar temas médicos mais atuais e menos temas de rodapé. 

É necessário que o aluno esteja bem preparado e tenha estudado desde os temas mais tradicionais, até aqueles que caem vez ou outra. Esse será o grande diferencial entre os candidatos. 

Além disso, os processos seletivos poderão ter um menor enfoque nas provas práticas que utilizam bonecos e deverão focar em práticas através de checklists.

Veja nosso mini-curso para prova prática:

Quem são os alunos que vão se dar bem esse ano?

Os aprovados deste ano serão aqueles alunos que vão revisar os principais temas. Não adianta só saber o rodapé, você precisa se diferenciar revisando bem os mais diversos temas. 

Pensando nisso, se você se inscrever no nosso curso Sanar Residência médica você terá acesso:

  • +1800 Videoaulas
  • Guia Definitivo do Internato
  • Cronograma Personalizável
  • 36 Apostilas
  • App Premium com 150 mil questões (60 mil comentadas)

Todos esses benefícios e muito mais! Tá esperando o que? Corre para se inscrever!

Sugestões de leitura complementar