Outros

Como será o mercado de trabalho para médicos em 2022?

Como será o mercado de trabalho para médicos em 2022?

Compartilhar

Mercado de trabalho para médicos cada vez mais competitivo

Nos últimos anos, o número de médicos no Brasil cresceu 600%. O país nunca teve tantos médicos ativos em toda a história. Isso significa que o mercado de trabalho para médicos está, e continuará em 2022, cada vez mais competitivo.

O grande aumento do contingente de médicos em atividade se deve à entrada de número expressivo de médicos no mercado de trabalho, em função da expansão de cursos de Medicina somada à característica de longevidade profissional.

No entanto, isso não quer dizer que a medicina não é mais uma área boa no mercado. A diferença agora e para 2022 é que os médicos precisam se diferenciar e se destacar no mercado para garantir bons salários e qualidade de vida.

Como se destacar no mercado de trabalho?

Para se destacar em meio a esse boom do mercado, a busca pelo conhecimento deve ser constante, para que isso possa se tornar um grande diferencial competitivo na sua carreira médica. 

Não se acomode e busque sempre estar atualizado. Foque no seu paciente e como você pode atendê-lo melhor. Defina objetivos para sua carreira, envolvendo remuneração e qualidade de vida.

Cursos de pós-graduação em medicina são uma boa opção por serem flexíveis e se moldarem à rotina corrida.

Especialidades médicas que estarão em alta

Algumas das especialidades que vão ganhar destaque no mercado de trabalho para médicos em 2022 são:

  • Psiquiatria: com a pandemia, houve um aumento significativo de doenças mentais e redução do preconceito a fazer consultas. Além da possibilidade de teleconsultas alavancaram essa especialidade.
  • Endocrinologia: a obesidade e o sedentarismo foram uma epidemia em paralelo ao COVID. O agravamento de diabetes e doenças relacionadas ao metabolismo trazem essa especialidade para o centro em 2022.
  • Terapia intensiva: o COVID trouxe a clareza sobre uma necessidade de termos profissionais melhor formados nessa especialidade. A era do recém-formado sem ao menos um treinamento específico para trabalhar em UTI está em cheque.
  • Medicina de família e comunidade: planos de saúde, startups, empresas de telemedicina entenderam como um médico de família pode ser mais efetivo no cuidado da saúde de uma população, do que ter diversos especialistas.

Confira mais tendências da medicina para 2022!

Distribuição geográfica dos médicos no país

A distribuição geográfica de médicos no Brasil é muito desigual. Os médicos estão concentrados nas capitais e em regiões mais populosas.  

Infelizmente, a tendência para 2022 é que continue assim. No entanto, existem fatores a serem considerados pelos médicos, como melhor remuneração e menor competitividade no interior e regiões com menos profissionais.

Mercado de trabalho para médicos especializados e generalistas

Apesar de médicos generalistas ainda terem um papel importante na medicina, os especialistas terão mais destaque em 2022. Considera-se especialista o médico titulado por uma das duas vias legais de especialização: a conclusão de programa de Residência Médica ou a obtenção de título emitido por uma sociedade de especialidade médica.

Empreendedorismo na medicina

Outra tendência do mercado de trabalho para médicos em 2022 é que cada vez mais o empreendedorismo esteja presente. Criar e vender cursos ou dar aulas online é uma forma de fazer isso.

Médicos e redes sociais

Existe uma forte cobrança de presença digital para médicos e que eles se façam notáveis e ativos nas redes sociais, principalmente no Instagram. Até os estudantes de medicina estão aderindo a esse movimento.

A tendência para 2022 é que esse movimento continue e se amplie, podendo até se tornar uma fonte de renda e ter mais visibilidade. Porém, é preciso muito cuidado e estudo antes de entrar nesse mundo.

Invista na sua carreira médica

A busca constante por conhecimento é essencial na medicina. É preciso se diferenciar nesse mercado cada vez mais competitivo. Uma maneira de fazer isso é por meio de uma pós-graduação. Com aulas online e ao vivo, você pode estudar quando e onde quiser.

Saiba mais sobre a pós-graduação em medicina da Sanar!

Compartilhe com seus amigos: