Carreira em Medicina

Conheça 10 vantagens da pós-graduação médica

Conheça 10 vantagens da pós-graduação médica

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Pós Graduação

Neste post, o que você precisa saber sobre as vantagens da pós-graduação médica!

A pós-graduação médica tem ganhado o gosto dos médicos, principalmente dos recém-formados. Essa especialização é uma grande oportunidade para os profissionais de medicina que se preocupam em aumentar o conhecimento enquanto trabalham.

Além disso, uma pós é a chance de ganhar mais segurança na prática médica, aprimorar competências para realizar novos procedimentos e aumentar sua renda.

Vantagens da pós-graduação médica

Como você pode perceber, inúmeras são as vantagens da pós-graduação médica para a carreira.

Vale ainda dizer que os benefícios podem ser ainda maiores com base na instituição em que você escolher para fazer o seu curso. Isso porque quanto mais a metodologia e a grade curricular for focada em aplicação prática no dia a dia de trabalho melhor.

Leia também o artigo: como funciona na prática uma pós graduação médica

Para você ampliar ainda mais sua percepção, confira dez vantagens da pós-graduação médica

Conhecimento científico atualizado

Muitas vezes, no dia a dia de trabalho, é difícil encontrar tempo para se atualizar e ficar por dentro das mudanças, num mundo em que o conhecimento evolui muito rápido. Por isso, a pós-graduação pode ser a oportunidade perfeita para se atualizar. 

A Pós-graduação médica oferece uma formação teórica avançada. Afinal, você aprende com professores com mestrado e/ou doutorado e que possuem uma vasta experiência profissional.

Dessa forma, uma pós é uma oportunidade para aprender conceitos e inovações que serão aplicados na prática clínica. O que possibilita aumentar a segurança do médico frente aos desafios do dia a dia, tornando-o um profissional mais assertivo em seus diagnósticos e, em virtude disso, de maior credibilidade e prestígio. 

Leia também o artigo: respostas para as dúvidas mais comuns sobre pós-graduação

Oportunidades de fazer networking é uma das vantagens da pós-graduação médica

As possibilidades de networking (rede de contatos) são muitas em um curso de especialização médica: professores, profissionais de outras cidades, atuantes em estágios diferentes da carreira ou, ainda, em outros hospitais, outras clínicas e até outras especialidades.

Vale lembrar que aumentar e diversificar sua rede de relacionamento profissional pode fazer surgir oportunidades de trabalho, intercâmbio de pacientes, parcerias em pesquisas e estudos clínicos e muito mais.

Aulas práticas potencializam a carreira

O aluno de uma pós-graduação pode conduzir exames e discutir casos avançados. Ele também acompanha pacientes efetivamente e, por meio da tecnologia, reproduzir situações reais. 

As atividades práticas do curso ocorrem em hospitais e ambulatórios parceiros da instituição de ensino. Os alunos são acompanhados e orientados por professores especialistas nas respectivas áreas.

Você consegue estudar, trabalhar e ganhar dinheiro

Devido a grande carga horária da Residência Médica, que pode ultrapassar as 60 horas semanais e a intensidade do trabalho, fica inviável para o médico trabalhar. 

Isso é algo que impossibilita muitos profissionais de fazerem a RM. Sendo assim, os cursos de pós-graduação em medicina são um excelente opção para que o médico se mantenha atualizado, melhore enquanto profissional e, ao mesmo, tempo ganhe dinheiro. 

Garantir uma melhor remuneração

Especializar-se ainda mais, focando em um nicho de pacientes é um dos principais caminhos para aumentar a remuneração.

Profissionais de diversas especialidades médicas podem fazer uma pós-graduação em Alergologia, por exemplo. Dessa maneira, capacitando-se em atender melhor seus pacientes que sofrem de alergia. Isso também cria a possibilidade de o médico abrir uma clínica especializada. 

Sair da linha de frente e ter maior qualidade de vida

Viver de plantão para sempre pode ser bem estressante, visto que não sabemos o que podemos encontrar.

Por isso, buscar um ambiente mais controlado, com uma área de atuação mais delimitada é o objetivo de muitos médicos. Ao fazer uma pós-graduação médica, o médico tem essa possibilidade. 

Diferenciação no mercado

Nos últimos anos, a quantidade de médicos no Brasil cresceu mais de 600%. O número de médicos formados já é 44% maior que o número de vagas de Residência. A pós-graduação médica é um caminho alternativo para se diferenciar no mercado.

Para se destacar em meio a esse boom do mercado, a busca pelo conhecimento deve ser constante. Isso pode se tornar um grande diferencial competitivo na sua carreira médica.

Mudança de carreira

O curso é uma oportunidade de mudança de carreira para médicos que já atuam na medicina e querem se especializar ou ter melhor remuneração.

Como os cursos são flexíveis, o médico consegue se especializar enquanto trabalha. Mantendo sua carga de trabalho, e consequentemente, remuneração no período do curso.

Ter mais segurança nas decisões

As aulas da pós-graduação médica da Sanar são em formato de caso clínico, como o paciente chegará para atendimento.

Dessa forma, o aluno é o protagonista nas tomadas de decisões desde o início do curso e tem mais segurança na hora de tomar essas decisões na prática.

Horários flexíveis na pós-graduação médica

As pós-graduações médicas, principalmente as pós da Sanar, se molda à rotina corrida dos médicos. Afinal, a ideia é que você potencialize sua carreira e não fique estagnado em nada.

A pós-graduação da Sanar é um curso híbrido, com EAD e experiências práticas, o aluno conta com aulas ao vivo e online, além de fóruns com professores e alunos.

Sugestão de leitura complementar

Veja também: