Índice
Não faz ideia da importância da contabilidade médica para sua carreira, especialmente para os plantões? Esse texto foi feito para você! Antes de mais nada é importante que você entenda perfeitamente o que é contabilidade e como ela influencia na rotina.
De acordo com informações da FEAUSP, a contabilidade é “a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade”.
Para isso, é preciso que seja feito o registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo.
O foco é garantir o controle total das operações para conseguir garantir a análise dos resultados, principalmente dos ganhos.
*FEAUSP é a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo.
Qual a importância de ter uma contabilidade médica?
Eu poderia resumir afirmando que a empresa de contabilidade que você vai contratar irá lidar que toda documentação e burocracia, te passando apenas as informações cruciais para sua carreira e sua saúde financeira.
Desta forma, contratar uma contabilidade é de extrema importância para você, pois é através dela que você saberá qual o melhor regime tributário se enquadra na sua realidade.
E, uma vez que tenha o suporte de uma contabilidade para lidar com os impostos da vida médica, tendo uma assessoria contábil e fiscal.
Ter uma contabilidade é garantir que sua CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) estará de acordo com as leis vigentes do país.
Quanto mais informações o médico(a) e futuro empresário possuir, como, por exemplo, a previsão de faturamento mensal, mais assertivas serão as decisões tomadas trazendo maior segurança.
Formei, vou sair da faculdade direto para os plantões?
Ao se formar, antes de começar a atuar como médico, você terá que passar por alguns processos burocráticos necessários para começar a realizar seus primeiros atendimentos.
E sabemos, que esses assuntos são raramente falados na faculdade.
Como resultado, os formandos começam suas carreiras médicas sem saber quase nada de burocracia médica.
Quando formados, eles precisaram lidar com assuntos como:
- CRM;
- Pessoa Jurídica;
- Tributos;
- Imposto de Renda
- Contabilidade médica
Realidade dos plantões que ninguém te conta
Você se forma todo empolgado para fazer plantões e pagar as dívidas da graduação ou começar a fazer sua reserva para residência, quando se vê frente à um cenário que não estava preparado.
A maioria das clínicas e hospitais optam por contratam profissionais da saúde prestadores de serviço.
Como resultado, existem muitas oportunidade de plantões, principalmente para recém-formados.
Mas para trabalham para esses hospitais e clínicas, o médico precisa ter CNPJ, ou seja, será necessário abrir sua empresa jurídica.
Esses médicos trabalham prestando serviços e vendendo suas horas de trabalho sobre o vínculo PJ.
Serviços de uma contabilidade médica
O escritório de contabilidade irá gerenciar o recebimento dos pagamentos de todos os locais em que ele realizou plantões durante o mês.
Além de auxiliar a realizar todos os trâmites fiscais. Assim, o médico consegue atuar e se manter conforme a legislação vigente do país.
A empresa de contabilidade vai auxiliar o médico na burocracia da vida médica com:
- Registros fiscais das notas fiscais emitidas;
- Consultoria fiscal e tributária;
- Recuperação de impostos;
- Declaração de faturamento;
- Planejamento tributário e orientação para ganho de capital;
- Orientações e cumprimento das obrigações para elaboração da folha de pagamento dos funcionários no caso do médico ter sua clínica;
- Dentre outro serviços.