Carreira em Medicina

Dez artigos científicos de ginecologia obrigatórios para médicos da área

Dez artigos científicos de ginecologia obrigatórios para médicos da área

Compartilhar
Imagem de perfil de Prática Médica

Confira nesta publicação uma lista de sugestão com artigos científicos de ginecologia muito relevantes para área!

Quer se atualizar sobre a especialidade de ginecologia? Se sim, um ótimo caminho é através da leitura de artigos científicos novos da área. Eles oferecem informações atualizadas e precisas sobre as temáticas mais relevantes e atuais da especialidade. 

Além disso, os artigos científicos são fontes confiáveis de informações. O conteúdo é baseado em evidências empíricas e revisado por outros especialistas da área antes de serem divulgados. 

Vale ressaltar que a leitura de artigos científicos ajudam no desenvolvimento de habilidades profissionais importantes, como capacidade de análise crítica e de leitura compreensiva. 

Mas, será que é simples saber onde encontrar esses materiais? E como fazer para determinar quais valem a leitura? O objetivo desta publicação é te ajudar a encontrar a melhor forma de se manter atualizado(a) sobre a área de ginecologia. Vamos nessa? 

Artigos científicos de ginecologia: como escolher quais devo ler? 

Todo ano são publicados cerca de 1 milhão de novos artigos científicos ligados à área da saúde. Por isso, é preciso ficar atento(a) e saber como escolher os melhores materiais para se atualizar. 

Para quem tem foco em se aprofundar em ginecologia, um caminho é conhecer a seleção de artigos feita pelo  livro “50 estudos que todo obstetra-ginecologista deveria conhecer”. O material foi publicado em fevereiro de 2021, pela Oxford University Press. 

Aproveite para baixar um ebook gratuito sobre a carreira de ginecologia!

Quais são os artigos científicos que todo ginecologista deve ler?

Com base no livro citado anteriormente, selecionamos dez artigos científicos que todo médico que trabalha com ginecologia clínica deve ler. Além do título dos materiais, trouxemos um breve resumo do que é abordado nos estudos. Confira: 

Artigos sobre endometriose, mioma e câncer 

  • Human Papillomavirus Infection of the Cervix: Relative Risk Association of 15 Common Anogenital Types

Artigo traz uma análise de uma pesquisa que correlacionar diferentes genótipos do papilomavírus humano (HPV) com a probabilidade de câncer. Ler artigo completo!

  • Uterine-Artery Embolization Versus Surgery for Symptomatic Uterine Fibroids

Revisão destaca o trabalho realizado no estudo REST, no qual mulheres com miomas uterinos sintomáticos e com útero fibroide foram randomizadas para embolização ou cirurgia (cirurgia da artéria uterina no primeiro quadro e miomectomia ou histerectomia no segundo). Saber mais sobre o artigo!

  • Laparoscopic Excision Versus Ablation for Endometriosis-Associated Pain

Artigo tem como objetivo é  examinar e comparar a dor associada à endometriose em mulheres submetidas à excisão laparoscópica versus ablação como tratamento para a endometriose. Ler estudo completo!

  • The Accuracy of Endometrial Sampling in the Diagnosis of Patients With Endometrial Carcinoma and Hyperplasia: A Meta-Analysis

O artigo traz uma meta-análise com resultados de 39 estudos usando uma variedade de diferentes dispositivos de amostragem endometrial. Ele revisa brevemente as críticas e limitações dos estudos incluídos, discute as implicações e conclui com um caso clínico relevante. Saber mais sobre os estudos!

Artigos científicos de ginecologia sobre métodos contraceptivos e terapia hormonal 

  • Long-Acting Reversible Contraception Versus Pills/Patch/Ring: The Contraceptive CHOICE Project

Este artigo analisa os dados do estudo CHOICE, que acompanhou 7.486 mulheres em St. Louis, EUA. As participantes receberam aconselhamento contraceptivo e acesso gratuito a diferentes opções de contracepção.  O estudo compara os métodos e a incidência de falhas contraceptivas. Ler artigo completo!

  • Risks and Benefits of Estrogen Plus Progestin in Healthy Postmenopausal Women: The Women’s Health Initiative 

O estudo avalia a terapia hormonal em mulheres na pós-menopausa, em especial os riscos, com pacientes randomizadas para terapia combinada ou placebo. Saber mais sobre o estudo!

Artigo sobre fertilidade 

  • Biomarkers of Ovarian Reserve and Infertility Among Older Reproductive Age Women

Estudo investiga a relação entre biomarcadores de reserva ovariana e fertilidade em mulheres em idade reprodutiva tardia. Conferir artigo completo!

  • Clomiphene, Metformin, or Both for Infertility with Polycystic Ovarian Syndrome: The PPCOS Trial

Este artigo analisa os resultados do estudo PPCOS, que examina e compara os tratamentos de indução da ovulação para mulheres inférteis com diagnóstico de síndrome dos ovários policísticos (SOP). Ler estudo completo!

Artigos sobre realização de diagnósticos 

  • Transvaginal Ultrasound for Endometrial Assessment of Postmenopausal Bleeding

Este artigo investiga o uso da medição ultrassonográfica transvaginal da espessura endometrial para excluir anormalidades em mulheres com sangramento pós-menopausa. Material também aborda as implicações dos resultados e conclui com um caso clínico. Conferir artigo completo!

  • Effect of Screening Mammography on Breast Cancer Detection and Mortality

Este artigo revisa um estudo publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM) “The Effects of Three Decades of Screening Mammography on Breast Cancer Incidence”. Na análise, ele descreve vários pressupostos metodológicos dos autores que foram duramente criticados e as limitações associadas. Ler artigo completo!

Quer se aprofundar ainda mais em temas da ginecologia?

Acompanhar os artigos científicos mais relevantes da ginecologia é um ótimo passo para carreira do profissional. Mas, você já pensou em ter buscar um aprofundamento na área completo? Uma subespecialização é a forma de garantir uma ampliação das suas competências profissionais.

O Cetrus, que é um renomado Centro de Ensino Médico brasileiro, oferece variadas opções de cursos de subespecialização para médicos. Para os ginecologistas, tem pós-graduações em diferentes áreas, entre elas:

Sugestão de leitura complementar

Esses artigos podem ser do seu interesse:

Veja também: