Outros

Do ciclo básico ao internato: saiba como se preparar para as provas!

Do ciclo básico ao internato: saiba como se preparar para as provas!

Compartilhar

SanarFlix

10 minhá 311 dias

Passou  no vestibular e disse adeus para provas mais difíceis que fez na vida? Calma, você acaba de embarcar em uma grande jornada de novos desafios e, como todo desafio, este vêm acompanhado de um novo conjunto de provas.

E eu vou te contar um segredo: semelhante à batalha do vestibular, em qualquer prova que você venha a fazer, é necessário manter-se preparado antes de mergulhar de cabeça. E nada melhor do que se habituar e conhecer o que te espera nessa jornada, como uma forma de sentir-se mais confiante e pronto para estes novos desafios.

Sabemos que a Medicina possui uma infinidade de possibilidades para seguir, junto com isso, um leque enorme de matérias. E todo esse emaranhado de conteúdo é abordado, mesmo que formas distintas por cada faculdade, de uma maneira que você construa seu raciocínio clínico de forma gradativa e exponencial.

E conhecendo cada peça dessa divisão, é possível nos prepararmos com as melhores dicas para cada etapa dessa grande fase:

Ciclo Básico

Do 1º ao 4º semestre, é o momento de nos aprofundarmos no funcionamento do corpo humano através da Anatomia, Histologia, Fisiologia e a Biologia Molecular e Celular dos grandes sistemas. Além dos fundamentos micro e macroscópicos iremos estudar também os fundamentos da Propedêutica Médica com a Semiologia além da Medicina Preventiva e a Ética Médica, às vezes, bastante negligenciado pelas estudantes, mas de extrema recorrência em suas futuras provas de residência.

Anatomia

As provas de anatomia costumam envolver conhecimentos de memorização. Decorar, decorar, decorar. Quase isso! A imensa maioria das coisas na anatomia fazem sentido e fazer correlações clínicas e assimilações ajudam no estudo.

Existem as provas teóricas e as provas práticas e o estudo para cada uma envolve uma abordagem diferente. Aproveite e dê uma conferida em nosso artigo sobre como se preparar para as provas práticas da faculdade e saiba como chegar da melhor forma.

  • Referências sugeridas: O Netter e o Sobotta são excelentes Atlas de Anatomia Humana, e ainda possuem versões interativas e de desenho. Recomendamos também o Gray, 29ª Ed. (leitura mais aprofundada) e o Moore, Anatomia Orientada para a Clínica (leitura mais simples e didática).

Histologia

Semelhante as provas de anatomia, aqui também segue o mesmo rumo. Lembre-se que o domínio deste tema é de extrema relevância para o entendimento da Fisiologia, desta forma, se conseguir estudar em conjunto, facilitará a forma de captação de conteúdo.

Mas como assim?

Por exemplo, está em Cardio estudando a anatomia dos grandes vasos? Aproveite para estudar  histologia cardíaca e a fisiologia do sistema cardiovascular. Você verá que os temas se correlacionam e as abordagens nas provas costumam ocorrer dessa forma.

  • Referências sugeridas: Junqueira, L.C. & Carneiro, J. Histologia Básica (leitura mais simples e direcionada) e o Gartner, L.P. & Hiatt, J.L. Atlas Colorido de Histologia (leitura um pouco mais aprofundada).

Fisiologia   

Aqui está uma das matérias mais importantes do ciclo básico. Dominar a Fisiologia te dará suporte para compreender absolutamente qualquer doença na Medicina. Faça bons resumos e mapas mentais; desenhe o máximo que puder (do seu jeito) e faça assimilações para fixar o conteúdo (a fisiologia permite que façamos infinitas analogias).

  • Referências sugeridas: GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica (leitura mais direcionada, didática e mais simples); BERNE, R. B, LEVY, M. N. Tratado De Fisiologia Humana (leitura mais aprofundada e complexa); LINDA S. CONSTANZO (outra alternativa, bastante aprofundado, semelhante ao Berne). 

Biologia Molecular e Celular, Biofísica e Bioquímica

Aqui você deverá se concentrar nos mínimos detalhes. A biologia molecular explica o porquê dos coisas em nível microscópico. Mas não é para saber decorando tudo. Recomendamos não passar muito tempo fazendo resumos enormes. Planeje esquemas mais visuais dos processos de interação molecular.

  • Referências sugeridas: ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula (leitura mais fácil de ser compreendida) e o  COOPER, G.M. A célula: Uma abordagem multidisciplinar (leitura mais aprofundada).

Primeiros Socorros

Algumas faculdades adotam a matéria de Primeiros Socorros no início da faculdade. Com estações teórico/práticas as dicas mais importantes se concentram em muito e muito treino. Pois é dever de todo e qualquer estudante da área de saúde estar preparado para atendimentos básicos de emergência até que o serviço médico de urgência chegue ao local.

Treine bastante com seus amigos e seus monitores. Realize simulações em que possa se colocar em situações realísticas!

  • Referências sugeridas: PHTLS, ATLS, BLS e ACLS (os manuais do atendimento pré-hospitalar, trauma, suporte básico de vida e suporte avançado de vida cardiovascular, respectivamente).

Preventiva/Ética Médica

Algumas faculdades estendem o ensino da Medicina Preventiva e da Ética e Bioética para além do ciclo básico, mas normalmente é neste período que iniciamos o seu estudo. Aqui teremos muitos textos para ler e leis para entender. Mas não adianta menosprezar, conhecer os princípios é de extrema relevância não apenas para a prova, mas para a vida.

Microbiologia e Parasitologia

A microbiologia clínica e a parasitologia é fundamental para o diagnóstico de doenças, bem como identificação de parasitas, bactérias e vírus, com o intuito de gerar uma terapêutica mais adequada para o paciente. Preste bastante atenção aos ciclos reprodutivos e nas lâminas do laboratório, dois temas muito cobrados em provas de uma maneira geral.

  • Referências sugeridas: Murray, P.R.; Rosenthal, K.S; Pfaller, M.A. Microbiologia Médica. Cecil, Tratado de Medicina Interna e Harrison Medicina Interna (esses dois livros são muito usados no próximo ciclo, mas servem de referências para o estudo da fisiopatogenia do parasita).

Imunologia

MHC, TNF-alfa, IFN-gama… mais uma infinidade de processos moleculares que se conectam. Aqui, semelhante à Biologia Molecular e Celular, use e abuse dos esquemas de desenho e fluxograma para facilitar a absorção do conteúdo.

  • Referências sugeridas: Abbas, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv.. Imunologia celular e molecular (o livro mais completo e didática de Imuno; ainda tem uma versão mais resumida, o famoso “Abbinhas”).

Ciclo Clínico-Cirúrgico

Do 5º ao 8º semestre, após compreender a fisiopatogenia de grande comorbidades, atrelado a conceitos anatômicos, histológicos e moleculares, chegou a hora de compreender os critérios diagnósticos, possíveis etiologias e tratamento de uma imensa gama de patologias dentro da clínica médica começando assim, a solidificar a base do nosso raciocínio clínico. Além disso, após todo o principal fundamento da Anatomia Descritiva e Topográfica é o momento de entrarmos no mundo da Técnica Operatória e Cirúrgica.

Clínica Médica

A clínica médica envolve um mundo enorme de especialidades. Desta forma, saber como estudar isso tudo de uma forma gradativa facilita a absorção do conteúdo. Definição, epidemiologia, fisiopatologia (lembra que falamos sobre estudar bastante fisiologia? Então, aqui você irá fazer uso de sua base estudada lá no ciclo básico), fatores de risco, quadro clínico,  complicações, diagnóstico, diagnósticos diferenciais, tratamento e prognóstico. Essa sequência estará presente em todos os casos de Clínica Médica, em todas as áreas. Siga essa composição de estudo e não terá erro!

  • Referências sugeridas: Cecil e Harrison: use e abuse! São os dois Tratados de Medicina Interna mais utilizados, sempre referenciado tanto em provas quanto nos grandes artigos.

Técnica Operatória Cirúrgica

A técnica Operatória envolve os estudos das técnicas cirúrgicas. Neste módulo é de extrema importância o treinamento prático após a leitura teórica. Pratique BASTANTE: suturas, nós, preparo do pré-operatório e procedimentos cirúrgicos. Já ficou animado? Aproveita e confira aqui o nosso eBook completo sobre os 5 procedimentos cirúrgico que todo médico deve saber.

  • Referências sugeridas: Sabiston e ATLS: da mesma forma que os dois citados ali em cima, use e abuse! São as duas referências mais utilizadas para as provas e que melhor descrevem os procedimentos e técnicas cirúrgicas.

Farmacologia

A farmacologia envolve bastante conhecimento da Biologia Molecular e Celular estudada no ciclo básico, tanto que, algumas faculdades este módulo é estudado com conjunto com tal matéria. Aqui é imprescindível dominar os mecanismo de ação dos principais fármacos, a farmacocinética e farmacodinâmica.

  • Referências sugeridas: BRUNTON, Laurence L. et al. GOODMAN & GILMAN: AS BASES FARMACOLÓGICAS DA TERAPÊUTICA; KATZUNG, Bertram G. FARMACOLOGIA BÁSICA e CLÍNICA; RANG, Humphrey. P. et al. RANG & DALE: FARMACOLOGIA (três excelentes referências, completas e bastante didáticas).

Internato

Chegou a hora de percorrermos ao longo das 4 grandes áreas da Medicina: a Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e a Ginecologia e Obstetrícia. Usando todo o conhecimento adquirido ao longo de 4 anos, os dois últimos anos da faculdade é um momento divisor de águas entre o aluno essencialmente teórico, para o aluno que exercerá a prática médica de fato.

Neste momento da faculdade o maior foco está concentrado na prática. Na grande maioria das faculdades as provas serão em menor quantidade e terão menor valor. Entretanto, apesar da maior qualidade do aluno estar centrada na capacidade prática e humana do exercício da Medicina e a correlação com as matérias aprendidas nos ciclo anteriores, é fundamental estar preparado para as futuras provas de Residência e, ao mesmo tempo, estudar os casos discutidos com os residentes e preceptores dos ambulatórios/hospitais.

  • Uma dica que nós te damos é: esteja sempre se atualizando! Procure pelos artigos mais novos e pelos manuais mais atualizados. Sempre estas serão as referências em suas provas e, só assim, você estará seguro quanto a qualquer recurso que necessite fazer.

Mas não se desespere, para isso temos o Sanar Residência Médica que te prepara para as provas e o Sanarflix, que te prepara para a vida. O SanarFlix está a sua disposição como uma ferramenta auxiliar em seu processo de aprendizagem, dispondo de caminhos através de diversas metodologias de estudo e com uma reunião de conteúdos de forma abrangente e didática, capaz de o acompanhar ao longo de toda a sua trajetória acadêmica.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.