Ciclos da Medicina

Como se preparar para as provas do ciclo básico ao internato?

Como se preparar para as provas do ciclo básico ao internato?

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

Entrou na faculdade de medicina e imaginou que era o fim das provas difíceis? Não se engane. A formação em medicina é cercada de desafios e uma extensa base de conhecimentos – teóricos e práticos – em cada um dos seus ciclos.

Você precisa ter em mente que do ciclo básico ao internato terá várias oportunidades de desenvolver seu raciocínio clínico de forma gradativa e exponencial.

Para te ajudar a se sentir mais confiante e pronto para os novos desafios, separamos as melhores dicas para cada etapa da faculdade de medicina.

Ciclo Básico: o que esperar?

Do 1º ao 4º semestre, é o momento de nos aprofundarmos no funcionamento do corpo humano através da Anatomia, Histologia, Fisiologia e a Biologia Molecular e Celular dos grandes sistemas.

Além dos fundamentos micro e macroscópicos iremos estudar também os fundamentos da Propedêutica Médica com a Semiologia além da Medicina Preventiva e a Ética Médica, às vezes, bastante negligenciado pelas estudantes, mas de extrema recorrência em suas futuras provas de residência.

Veja três dicas valiosas:

Como são as provas de anatomia?

As provas de anatomia costumam envolver conhecimentos de memorização. Decorar, decorar, decorar. Quase isso! A imensa maioria das coisas na anatomia fazem sentido e fazer correlações clínicas e assimilações ajudam no estudo.

Existem as provas teóricas e as provas práticas e o estudo para cada uma envolve uma abordagem diferente. Aproveite e dê uma conferida em nosso artigo sobre como se preparar para as provas práticas da faculdade.

  • Referências sugeridas: O Netter e o Sobotta são excelentes Atlas de Anatomia Humana, e ainda possuem versões interativas e de desenho. Recomendamos também o Gray, 29ª Ed. (leitura mais aprofundada) e o Moore, Anatomia Orientada para a Clínica (leitura mais simples e didática).

Como são as provas de histologia?

O domínio deste tema é de extrema relevância para o entendimento da Fisiologia. Desta forma, se conseguir estudar em conjunto, facilitará a forma de captação de conteúdo.

Por exemplo, está em Cardio estudando a anatomia dos grandes vasos? Aproveite para estudar  histologia cardíaca e a fisiologia do sistema cardiovascular. Você verá que os temas se correlacionam e as abordagens nas provas costumam ocorrer dessa forma.

  • Referências sugeridas: Junqueira, L.C. & Carneiro, J. Histologia Básica (leitura mais simples e direcionada) e o Gartner, L.P. & Hiatt, J.L. Atlas Colorido de Histologia (leitura um pouco mais aprofundada).

Como são as provas de fisiologia   

É uma das matérias mais importantes do ciclo básico. Dominar a Fisiologia te dará suporte para compreender absolutamente qualquer doença na Medicina.

Faça bons resumos e mapas mentais. Desenhe o máximo que puder (do seu jeito) e faça assimilações para fixar o conteúdo.

  • Referências sugeridas: GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica (leitura mais direcionada, didática e mais simples); BERNE, R. B, LEVY, M. N. Tratado De Fisiologia Humana (leitura mais aprofundada e complexa); LINDA S. CONSTANZO (outra alternativa, bastante aprofundado, semelhante ao Berne). 

Como são as provas de Biologia Molecular e Celular, Biofísica e Bioquímica?

É importante se concentrar nos mínimos detalhes. A biologia molecular explica o porquê dos coisas em nível microscópico. Recomendamos não passar muito tempo fazendo resumos enormes. Planeje esquemas mais visuais dos processos de interação molecular.

  • Referências sugeridas: ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula (leitura mais fácil de ser compreendida) e o  COOPER, G.M. A célula: Uma abordagem multidisciplinar (leitura mais aprofundada).

Como são as provas de primeiros socorros?

Algumas faculdades adotam a matéria de Primeiros Socorros no início da faculdade. Com estações teórico/práticas, as dicas mais importantes se concentram em muito e muito treino. Afinal, é esperado de qualquer estudante da área de saúde estar preparado para prestar atendimentos básicos.

  • Referências sugeridas: PHTLS, ATLS, BLS e ACLS (os manuais do atendimento pré-hospitalar, trauma, suporte básico de vida e suporte avançado de vida cardiovascular, respectivamente).

Como são as provas de preventiva/ética médica?

Essas disciplinas exigem a leitura de muitos textos e leis. Tenha e mente que conhecer os princípios é de extrema relevância não apenas para a prova, mas para a vida.

Como são as provas de microbiologia e parasitologia

A microbiologia clínica e a parasitologia é fundamental para o diagnóstico de doenças, bem como identificação de parasitas, bactérias e vírus, com o intuito de gerar uma terapêutica mais adequada para o paciente.

Preste bastante atenção aos ciclos reprodutivos e nas lâminas do laboratório, esses temas são muito cobrados em provas de uma maneira geral.

  • Referências sugeridas: Murray, P.R.; Rosenthal, K.S; Pfaller, M.A. Microbiologia Médica. Cecil, Tratado de Medicina Interna e Harrison Medicina Interna (esses dois livros são muito usados no próximo ciclo, mas servem de referências para o estudo da fisiopatogenia do parasita).

Como estudar para as provas de imunologia?

MHC, TNF-alfa, IFN-gama… mais uma infinidade de processos moleculares que se conectam. Aqui, semelhante à Biologia Molecular e Celular, use e abuse dos esquemas de desenho e fluxograma para facilitar a absorção do conteúdo.

  • Referências sugeridas: Abbas, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv.. Imunologia celular e molecular (o livro mais completo e didática de Imuno; ainda tem uma versão mais resumida, o famoso “Abbinhas”).

Ciclo Clínico-Cirúrgico: o que esperar?

Do 5º ao 8º semestre, é a hora de compreender os critérios diagnósticos, possíveis etiologias e tratamento de uma imensa gama de patologias dentro da clínica médica. Assim, começar a solidificar a base do raciocínio clínico.

É o momento de entrarmos no mundo da Técnica Operatória e Cirúrgica. Vale a pena ver este vídeo de dicas para o ciclo clínico:

Como é a prova de clínica médica?

A clínica médica envolve um mundo enorme de especialidades. Desta forma, saber como estudar isso tudo de uma forma gradativa facilita a absorção do conteúdo.

Definição, epidemiologia, fisiopatologia (lembra que falamos sobre estudar bastante fisiologia? Então, aqui você irá fazer uso de sua base estudada lá no ciclo básico), fatores de risco, quadro clínico,  complicações, diagnóstico, diagnósticos diferenciais, tratamento e prognóstico. Essa sequência estará presente em todos os casos de Clínica Médica, em todas as áreas. Siga essa composição de estudo e não terá erro!

  • Referências sugeridas: Cecil e Harrison: use e abuse! São os dois Tratados de Medicina Interna mais utilizados, sempre referenciado tanto em provas quanto nos grandes artigos.

Como é a prova de técnica operatória cirúrgica?

O foco aqui é o estudo das técnicas cirúrgicas, por isso é importante ter um treinamento prático após a leitura teórica. Pratique BASTANTE: suturas, nós, preparo do pré-operatório e procedimentos cirúrgicos.

  • Referências sugeridas: Sabiston e ATLS: da mesma forma que os dois citados ali em cima, use e abuse! São as duas referências mais utilizadas para as provas e que melhor descrevem os procedimentos e técnicas cirúrgicas.

Como é a prova de farmacologia?

A farmacologia envolve bastante conhecimento da Biologia Molecular e Celular estudada no ciclo básico. Em algumas faculdades, este módulo é estudado com conjunto com tal matéria.

É imprescindível dominar os mecanismo de ação dos principais fármacos, a farmacocinética e farmacodinâmica.

  • Referências sugeridas: BRUNTON, Laurence L. et al. GOODMAN & GILMAN: AS BASES FARMACOLÓGICAS DA TERAPÊUTICA; KATZUNG, Bertram G. FARMACOLOGIA BÁSICA e CLÍNICA; RANG, Humphrey. P. et al. RANG & DALE: FARMACOLOGIA (três excelentes referências, completas e bastante didáticas).

Internato: o que esperar?

Esse é o momento que o estudante começa a exercer a prática médica de fato através de rodízios das grandes áreas da Medicina: a Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e a Ginecologia e Obstetrícia. Por isso, vai precisar de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente. Confira este vídeo de dicas:

Como são as provas no internato?

Na grande maioria das faculdades, as provas serão em menor quantidade e terão menor valor. Esse é o momento em que o estudante deve começar a pensar nas futuras provas de residência médica e também de aproveitar os rodízios para estudar os casos que discutir com residentes e preceptores nos ambulatórios e hospitais.

Dica importante: busque sempre se atualizar. Procure pelos artigos mais novos e pelos manuais mais atualizados. Sempre estas serão as referências em suas provas e, só assim, você estará seguro quanto a qualquer recurso que necessite fazer.

Precisa de auxílio para estudar na faculdade de medicina?

Para te ajudar a vencer qualquer desafio e se preparar para prática médica, a Sanar oferece grandes produtos educacionais. São eles: o SanarFlix, plataforma completa para estudar para faculdade, e o Sanar Residência Médica para se preparar para a aprovação na residência.

Sugestão de leitura complementar