Índice
Vença a insegurança e mande bem nos atendimentos do primeiro dia de estágio prático de medicina com o SanarFlix!
Está preparado(a) para o seu primeiro dia em um estágio prático de medicina? Imagino que esteja cheio de ansiedade. Afinal, todo estudante de medicina anseia pelo momento em que vai pegar o prontuário e revisar a história clínica do paciente para iniciar o seu primeiro atendimento.
Com o prontuário, você terá acesso a algumas informações – caso haja registros de consultas anteriores no prontuário – mas do lado de lá, qualquer coisa pode te aguardar.
E sabe qual é motivo disso? É que cada paciente é um mundo. Além das queixas e doenças, cada pessoa traz consigo todo um contexto e é preciso levar isso em consideração.
Como se preparar para o primeiro dia no estágio prático de medicina?
Você deve estar se questionando como controlar a insegurança, como não demonstrar fraqueza ou não deixar a deseja em um atendimento. Por isso, o Sanar Flix reuniu dicas valiosas para que você faça um excelente atendimento e driblar a insegurança do primeiro dia. Confira:
1- Pontualidade
Chegue com antecedência. Isso vai te dá mais conforto para conhecer o local e ler os casos/prontuários com mais calma.
2- Conheça o perfil do local de estágio
Enfermaria? Ambulatório? UTI? Emergência? Qual o fluxo de pacientes, de onde eles vêm, qual o perfil de atendimento? O que eu preciso ter de material para prestar um bom atendimento?
Você provavelmente realizará seu primeiro atendimento numa unidade de atenção primária à saúde.
3- Se preciso, forme uma dupla
Forma uma dupla com aquela pessoa que está sempre contigo. Busquem revezar: quem atende numa consulta, examina na outra. Quem passa o caso em uma, só complementa na próxima. Mas saiba o caso completo para ajudar quem está contigo com as informações.
4- Comunique-se com clareza
Antes de iniciar o atendimento, apresente-se como estudante, diga como vai funcionar a logística e questione se para o paciente está tudo bem que seja assim.
A imensa maioria das pessoas vai achar tranquilo e o atendimento seguirá normalmente. Infelizmente, algumas pessoas podem não achar uma boa ideia – e tá tudo bem. É importante, com essas pessoas, ser EXTREMAMENTE educado e compreensivo.
Ouça o que a pessoa tem a dizer. Continua irredutível? Peça licença, transmita o pedido e bola para frente. Sua formação não vai ser prejudicada por um atendimento.
Comunicar-se bem também é passar o caso com clareza, de maneira objetiva, numa linha do tempo, com atenção aos pontos mais importantes.
5- Proatividade
Busque, de maneira equilibrada, obviamente, a solução para aquele problema. No ambiente que você está inserido, procure ser útil aos colegas, professores e funcionários; O objetivo é resolver a demanda do serviço e as demandas dos pacientes..
Quer saber mais sobre o estágio prático de medicina? Assista o nosso podcast Ausculta Aqui
Sugestão de conteúdo complementar
- Tudo o que preciso saber para conseguir um estágio em medicina
- O que preciso saber para fazer minha primeira anamnese?
- Tudo que você precisa saber sobre como se comportar no centro cirúrgico
