Ciclos da Medicina

Como me sair bem no primeiro dia de estágio prático de medicina?

Como me sair bem no primeiro dia de estágio prático de medicina?

Compartilhar

Está preparado(a) para o seu primeiro dia em um estágio prático de medicina? Imagino que esteja cheio de ansiedade. Afinal, todo estudante de medicina anseia pelo momento em que vai pegar o prontuário e revisar a história clínica do paciente para iniciar o seu primeiro atendimento.

Com o prontuário, você terá acesso a algumas informações – caso haja registros de consultas anteriores no prontuário – mas do lado de lá, qualquer coisa pode te aguardar.

E sabe qual é motivo disso? É que cada paciente é um mundo. Além das queixas e doenças, cada pessoa traz consigo todo um contexto e é preciso levar isso em consideração.

Como se preparar para o primeiro dia no estágio prático de medicina?

Você deve estar se questionando como controlar a insegurança, como não demonstrar fraqueza ou não deixar a deseja em um atendimento… Por isso, o Sanar Flix reuniu dicas valiosas para que você faça um excelente atendimento e drible a insegurança do primeiro dia. Confira:

1- Pontualidade

Chegue com antecedência. Isso vai te dá mais conforto para conhecer o local e ler os casos/prontuários com mais calma.

2- Conheça o perfil do local de estágio

Enfermaria? Ambulatório? UTI? Emergência? Qual o fluxo de pacientes, de onde eles vêm, qual o perfil de atendimento? O que eu preciso ter de material para prestar um bom atendimento?

Você provavelmente realizará seu primeiro atendimento numa unidade de atenção primária à saúde.

3- Se preciso, forme uma dupla

Forma uma dupla com aquela pessoa que está sempre contigo. Busquem revezar: quem atende numa consulta, examina na outra. Quem passa o caso em uma, só complementa na próxima. Mas saiba o caso completo para ajudar quem está contigo com as informações.

4- Comunique-se com clareza

Antes de iniciar o atendimento, apresente-se como estudante, diga como vai funcionar a logística e questione se para o paciente está tudo bem que seja assim.

A imensa maioria das pessoas vai achar tranquilo e o atendimento seguirá normalmente. Infelizmente, algumas pessoas podem não achar uma boa ideia – e tá tudo bem. É importante, com essas pessoas, ser EXTREMAMENTE educado e compreensivo.

Ouça o que a pessoa tem a dizer. Continua irredutível? Peça licença, transmita o pedido e bola para frente. Sua formação não vai ser prejudicada por um atendimento.

Comunicar-se bem também é passar o caso com clareza, de maneira objetiva, numa linha do tempo, com atenção aos pontos mais importantes.

5- Proatividade

Busque, de maneira equilibrada, obviamente, a solução para aquele problema. No ambiente que você está inserido, procure ser útil aos colegas, professores e funcionários; O objetivo é resolver a demanda do serviço e as demandas dos pacientes..

Quer saber mais sobre o estágio prático de medicina? Assista o nosso podcast Ausculta Aqui

Sugestão de conteúdo complementar

Compartilhe com seus amigos: