Índice
Os fármacos estabilizadores do humor tem sua principal indicação de uso para os pacientes com transtorno bipolar.
Mais recentemente, o conceito de estabilizador do humor foi definido de maneira abrangente, desde “uma substância capaz de atuar como o lítio”, passando por “um anticonvulsivante usado para o tratamento do transtorno bipolar”, até “o antipsicótico atípico utilizado no tratamento do transtorno bipolar”.
Lítio
- Um dos melhores estabilizadores do humor, se não o melhor em alguns contextos;
- Antes da prescrição: avaliar peso corporal, pele, função renal, função tireodiana e cardíaca;
- Posologia: 600-2400mg/dia. Vaira a depender da faixa etária, outras comorbidades… na fase maníaca, as doses são maiores;
- Fase aguda: 0,9-1,4mEq/L (dosagem do lítio adequada na fase maníaca);
- Fase de manutenção: 0,6-1,2mEq/L;
- A janela terapêutica é estreita, podendos gerar efeitos colaterais e intoxicação;
- Em fase agudas, solicitar litemia em 4/5 dias após o início do tratamento. Já em pacientes ambulatoriais, 7 a 10 dias. O paciente não deve usar lítio imediatamente antes da dosagem.
- Em relação a população idosa, poucos estudos existem e as doses variam muito a depender do nível de fragilidade do idoso.
Medicamentos que podem interferir na concentração plasmática de lítio:
- Aumentam a concentração;
- Tiazídicos;
- Furosemida;
- IECA;
- BRA;
- AINEs.
Obs: nesses casos, não é preciso retirar a medicação. Devemos abaixar a dose do lítio em 40 a 50%. Realizar nova litemia, monitorar sinais clínicos de intoxicação.
- Reduzem a concentração:
- Cafeína;
- Teofilina;
- Acetazolamida;
- Manitol;
- Gestação: o lítio tem potencial teratogênico. Na primeira semana, pode induzir Tetralogia de Fallot, mas é um risco baixo. Em alguns serviços, a depender da gravidade do transtorno bipolar, ele é mantido no primeiro trimestre. A partir do segundo trimestre, é mais seguro. Deve-se rever a dose, uma vez que a hemodiluição pode levar a redução da litemia.

Efeitos colaterais:
Curto prazo: diarreias (no início do tratamento), polidipsia, poliuria, epigastralgia, náusea, tremor fino das mãos, ganho de peso e acne, diabetes insiptus nefrogênica(até 10% – paciente desidratado), hipotireoidismo subclínico (20% -> pode evoluir para hipotireoidismo), hiperparatireodismo.
Contraindicações relativas:
IAM recente, arritmias cardíacas graves, psoríase, IRA (essas 2 últimas são mais importantes).
Intoxicações por lítio:
Ocorre geralmente quando a litemia ≥ 1,5mEq/L.
Fatores predisponentes: ocorre geralmente quando o paciente utiliza medicamentos espoliadoras de sódio (poupam o lítio como consequência), indivíduo que está em uso de lítio e que não está comento – não ingere sódio, o que aumenta os níveis de lítios, desidratação.
Apresentação clínica: vômitos, náuseas, diarreia, tremores grosseiros (diferente do tremor fino como efeito adverso), fasciculações, edema de pés e tornozelos, tontura, diploplia, fala arrastada, disartria. Além disso, o paciente pode chegar a arritmias, convulsões, delirium, coma. Alguns hospitais não dispõem de litemia ou demora mais de 15 dias. Devemos nos atentar ao quadro clínico e monitorização do paciente: avaliar função renal, função hemodinâmica…
O diagnóstico é auxiliado pela dosagem rápida do lítio sérico, que pode acelerar a hemodiálise precoce.
- Litemia > 4mEqL ou 2-4mEq/L + IR = hemodiálise;
- Litemia 2-4mEq/L + FR renal: monitorar litemia e eletrólitos, ECG, infundir solução fisiológica em casos de hiponatremia, adotar medidas cardiopulmonares gerais corretivas, avaliar equilíbrio hídrico.
Ácido valpróico
Estabilizador anti-convulsivante. Seu mecanismo de ação: inibição dos canais de sódio sensíveis à voltagem, redução da entrada de sódio, reforço das ações dos NT glutamato, redução da NT excitatória.
Efeitos adversos:
- Leucopenia (geralmente transitória);
- Elevação benigna das transaminases;
- Trombocitopenia;
- Ganho de peso;
- Perda de cabelo;
- Sedação.
Divalproato: reduz efeitos colaterais.
Carbamazepina
- Pico de concentração 4-8h;
- Meia vida de média de 26h;
- É um panindutor (diminui o nível sérico de muitas medicações, estatinas, ACOs, por aumentar a metabolização). Tem metabolização hepática pela CYP 3A4 é uma indutora das enzinas hepáticas.
Lamotrigina
- Reduz a liberação do NT excitatório glutamato, assim como os medicamentos anti-convulsivantes. É mais utilizado como antidepressivo.
Saiba mais sobre Psiquiatria!
Seu sonho é ser psiquiatra e prestar prova de título? Mas qual a melhor forma de se aprofundar?

Perguntas Frequentes:
1 – O que é Carbonato de lítio?
É o principal estabilizador conhecido. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio.
2 – Quais anticonvulsivantes são usados no transtorno bipolar?
Acido valproico, lamotrigina, carbamazepina e oxicarbazepina.
3 – Quais antipsicóticos atípicos são usados no transtorno bipolar?
Quetiapina, olanzapina, risperidona, lurasidona, aripiprazol, asenapina e ziprazidona.