Livros de Medicina

Livro de Raciocínio Clínico: Por que é importante?

Livro de Raciocínio Clínico: Por que é importante?

Compartilhar

Carreira Médica

5 min há 363 dias

Você sabia que existe um livro para desenvolver o seu Raciocínio Clínico? O quão desenvolvido o seu está? Entender como sua mente processa cada informação do paciente desde o início até o fim da consulta é uma prática essencial para um bom profissional.

Especialmente com o advento das tecnologias médicas e com o cientificismo da Medicina Baseada em Evidência, o raciocínio clínico à beira do leito é constantemente deixado de lado. Entretanto, a relação médico-paciente nunca perderá o seu valor, e por isso não deve ser esquecida na educação médica.

O que é o Raciocínio Clínico?

Raciocínio Clínico é o conjunto de conexões cognitivas e de associações entre os dados percebidos, relatados e medidos do paciente que contribuem para um diagnóstico. Em outras palavras, é o processo de interligar os sinais e sintomas do paciente, bem como as informações de sua anamnese, para conduzir o atendimento de forma eficaz.

Mas por que o raciocínio clínico é indispensável para a prática médica? Em primeiro lugar, porque é uma habilidade humana insubstituível, visto que não há hoje um sistema operacional capaz de analisar as entrelinhas de uma consulta. Ou seja, a subjetividade dos achados no exame físico, da anamnese e dos exames laboratoriais devem ser interpretados por uma mente humana capacitada para tal.

Além disso, o tirocínio desempenhado por um médico também se relaciona com as experiências clínicas dele e de seus colegas. Nesse sentido, o exercício constante desse raciocínio gera o que muitos chamam de feeling. Em resumo, seria a noção diagnóstica ou procedimental baseada na sua trajetória pessoal e nos seus conhecimentos adquiridos.

Porém, o raciocínio clínico está longe de ser puramente subjetivo. O domínio teórico da medicina é de suma importância. Sem ele, o processo de correlacionar os eventos pode não ocorrer de maneira correta. Basicamente, não se pratica medicina sem domínio técnico. Porém, esse domínio, sozinho, não faz de você um verdadeiro médico.

Você encontra mais sobre a importância do raciocínio clínico nesse post.

Como praticar o Tirocínio Clínico?

O principal local em que você vai praticar o raciocínio clínico é no ambiente prático. Especialmente no internato e na residência, bons preceptores sempre trarão provocações para te desenvolver enquanto médicos.

De antemão, você precisa estar consciente de que cada coisa tem o seu tempo. Ou seja, não irão esperar de um acadêmico a mesma coisa que esperam de um R3. Dessa forma, você deve sempre buscar se desenvolver muito, mas sem querer pular etapas e sem se cobrar demais.

Se você quer se diferenciar, uma opção é apostar em ligas acadêmicas e grupos de pesquisa. Um contato com pesquisa irá te agregar muito conhecimento técnico. Já as ligas irão te preparar para discussões e debates com outros colegas acerca de casos clínicos.

Além disso, estágios em clínicas e em hospitais, acompanhando um professor em uma cirurgia, por exemplo, podem gerar experiências enriquecedoras. Isso porque o constante contato com profissionais já formados é uma prática recomendada no meio médico.

Existe um livro para desenvolver o seu Raciocínio Clínico!

Se você está buscando um material produzido especialmente para o desenvolvimento do Raciocínio Clínico em estudantes de medicina, temos uma sugestão para você. Confira o nosso livro “Raciocínio Clínico: Diagnóstico Diferencial À Beira do Leito”!

São 30 casos clínicos reais, com discussão de caso, exames laboratoriais, exames de imagem, possíveis interpretações e conclusões diagnósticas. Assim, todos os elementos de um atendimento são contemplados pra você aprender na prática.

Para você que ainda é acadêmico, interno ou residente, o livro ainda possui um diferencial: na discussão do caso, é feita uma divisão do que é esperado de cada etapa da sua formação. Ou seja, os casos são feitos em um modelo de simulação para te orientar e te avaliar de forma efetiva!


Outra opção para desenvolver o seu raciocínio clínico é o livro Semiologia por Casos Clínicos, que está disponível também, junto com uma biblioteca virtual inteira, no SanarBooks!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.