Confira um mini guia com orientações de quais são os melhores livros de medicina legal para potencializar os estudos!
Muitos estudantes de medicina já pensaram em como seria ser um médico perito. Há quem acredite que vivenciaria um CSI da vida real, mas não bem assim. A medicina legal combina princípios da medicina e do direito para lidar com questões relacionadas à saúde em contextos legais.
O objetivo deste artigo é trazer orientações de como estudar essa área e quais são as melhores indicações de livros. Aproveite a leitura!
Resumo básico sobre medicina legal
A medicina legal é abrange a aplicação da medicina em processos judiciais, a investigação de mortes suspeitas, a avaliação de lesões corporais, a identificação de vítimas, a análise de drogas e toxinas no organismo, entre outras.
Os médicos legistas, ou peritos médicos, fornecem pareceres médicos objetivos e imparciais para ajudar na resolução de questões legais. Dessa forma, pode-se trabalhar na perícia criminal, cível, administrativa, securitária, dentre outras atribuições.
Como estudar medicina legal?
Para os estudantes de medicina, a melhor orientação para estudar é busque adquirir uma base sólida e tenha em mãos recursos confiáveis. Confira algumas dicas sobre como estudar medicina legal:
Compreenda os fundamentos
Essa área combina os princípios da medicina e do direito para investigar e resolver questões legais. A melhor forma de estudá-la é buscar ter uma compreensão clara dos conceitos fundamentais, incluindo autópsias, identificação de vítimas, investigação de mortes suspeitas, análise de ferimentos, entre outros.
Pratique com estudos de caso
Busque aplicar seu conhecimento teórico em situações práticas através de estudos de caso. Isso ajuda a consolidar conceitos e aprimorar suas habilidades de análise forense.
Utilize recursos online
Ter recursos de estudo confiáveis são uma boa pedida nos estudos. Você pode consultar artigos acadêmicos, videoaulas e bancos de dados forenses. Um exemplo de site para consultar é o Instituto Nacional de Criminalística.
Vale a pena comprar livros de medicina legal?
Se você está estudando medicina legal como parte de sua formação acadêmica ou profissional, investir em livros especializados pode ser extremamente útil.
Os livros são fontes confiáveis e de qualidade para estudar. Além disso, eles abordam uma ampla gama de tópicos, desde os fundamentos da área até questões mais avançadas.
Antes de partir para as compras, é importante que você tenha em mente qual é o seu objetivo com o livro. Isso porque há livros focados no estudo desta área, que são ideais para quem vivencia o processo de formação, e outros mais específicos de preparação para concursos.
Livros de medicina legal teóricos
Confira opções de livros densos para aprofundar os estudos nesta área:
Medicina legal – Genival Veloso de França
O livro de Medicina Legal do Dr. Genivaldo França é o livro mais famoso dentro dessa área. São mais de 40 anos de tradição, em um material de mais de 600 páginas.
Ele aborda de forma abrangente os princípios fundamentais da área, fornecendo uma visão detalhada dos procedimentos legais e médicos envolvidos na prática forense.
Vale dizer esse é um livro muito complexo e não é o mais indicado para estudantes, afinal na faculdade o aprendizado é mais introdutório.
Manual de Medicina Legal – Delton Croce
O Manual de Medicina Legal de Croce é outra opção para quem busca um material aprofundado. Porém, ele é direcionado para estudantes de Direito. Isso não impede a utilização por alunos de Medicina, já que é uma área comum. Mas ainda assim, você pode aproveitar melhor se estudar por um conteúdo focado para estudantes médicos.
Muitos profissionais de Medicina Legal e estudantes de Direito conhecem esse livro. Entretanto, ele se encontra desatualizado. Principalmente em relação a alguns preconceitos envolvendo sexualidade. Mas ainda é uma das obras de referência para o estudo da perícia.
Atlas de Medicina Legal – Luiz Eduardo Toledo Avelar e outros dois autores
Esse livro é bem conhecido por trazer uma abordagem visual bem abrangente da medicina legal e antropologia forense. As imagens e ilustrações ajudam na compreensão de conceitos complexos.
O Atlas de medicina legal é uma boa pedida tanto para estudantes como para profissionais experientes.
Livros de medicina legal para concursos
Se você quer ser um médico legista concursado, é importante se preparar com um material específico e que traga bastantes opções de questões comentadas. Confira algumas opções de livros com foco em concurso:
Médico legista preparatório para concurso da Sanar

O livro preparatório para concursos de Médico Legista da Sanar é o material mais completo e acessível para você que busca uma forma sólida de estudar para o seu concurso.
São mais de 400 páginas divididas em 12 capítulos, abordando desde temas como: sexologia forense; balística; direito penal; direito constitucional e administrativo; informática e português.
O livro também traz mais de 300 questões comentadas para você treinar e se preparar para prova. Além disso, ao final dos capítulos, tem sempre um resumo prático para ajudar na fixação dos conhecimentos.
Médico legista: preparatório para concursos
O livro Médico Legista: Preparatório para Concursos da Sanar traz questões comentadas, resumos práticos, dicas de prova e orientações de metodologias ativas para potencializar a preparação para provas.
Os capítulos do livro são divididos por temáticas. Entre elas: direito penal, traumatologia forense, noções de balística, tanatologia forense e psicopatologia forense e infortunística.
Sugestão de leitura complementar
Esses artigos também podem ser do seu interesse:
- Medicina Legal: residência, áreas de atuação, remuneração e mais
- Entenda a importância dos Documentos médico-legais
- Tanatologia: introdução à medicina legal
Veja também um vídeo com o Dr. Bruno Gil, que é médico legista, falando sobre como é a carreira e quais são as áreas de atuação nesta área:



