Internato

Médico recém formado: 5 dicas

Médico recém formado: 5 dicas

Compartilhar

Carreira Médica

6 minhá 48 dias

Foram anos de preparação para o vestibular, 6 longos anos de dificuldades na graduação e agora, finalmente, o CRM chegou. Você é um médico recém formado.

E agora?

Nos últimos anos da sua vida, você sempre soube o que você tinha que fazer a seguir, mas agora o caminho não está tão mais claro. Então, tire um momento para planejar os seus próximos passos e decidir para onde você vai. Ninguém vai te dizer qual caminho seguir, mas algumas dicas podem te ajudar nesse processo de decisão.

Assim, seja você aquele médico recém formado que já quer passar na residência ou o que quer trabalhar antes, essas dicas são pra você.

Como trabalhar sendo médico recém formado?

Existem algumas áreas de atuação para o médico generalista. Assim, as mais comuns, para onde a imensa maioria dos recém formados vão, são plantões em emergências ou em UPA’s ou atendimento em UBS’s e USF’s.

Primeiramente, se tratando de ser plantonista, você deve procurar saber como funcionam os plantões nos hospitais da sua cidade. Ou seja, converse com quem já sabe e descubra o que fazer para conseguir, pois pode variar a depender do local.

Você vai ser pago por plantão dado, e o valor irá variar a depender do plantão. Um básico, de 12h, varia entre 600 e 1200 reais. Além disso, os pacientes que você irá atender devem ser de baixa a média complexidade, mas busque saber quais os casos mais frequentes no PS que for atender. Porque se você for o único médico disponível para atender um paciente politraumatizado grave, você terá que saber o que fazer.

Outra opção para médicos recém formados é seguir carreira nas Forças Armadas. Nós já falamos sobre as vantagens dessa escolha nesse outro post.

Qual o melhor cursinho para residência?

Para o médico recém formado que quer passar na residência, existem várias opções de cursinhos preparatórios. Dá pra passar sem fazer um deles? Dá. Mas os dados mostram que a maioria dos aprovados nos grandes serviços faz cursinho.

Então, é bom que você conheça as suas opções e escolha o curso que melhor se adequa a você.

Para o médico recém formado que busca uma opção com um bom custo benefício, sem ter que gastar muito, nós recomendamos o Sanar Residência Médica.

Com professores padrão USP, uma metodologia inovadora e objetiva, um banco enorme de questões, aulas ao vivo para discussão de temas chave, e muitos outros atributos, esse curso é o que você precisa para garantir a sua aprovação.

Clique aqui e conheça mais sobre o Sanar Residência Médica!

Invista em outras habilidades!

Certo, a formação técnica você já tem. Mas e agora, será que isso é suficiente? Já adiantamos que não.

Existem diversas habilidades, as chamadas soft skills, que devem ser desenvolvidas para que você tenha uma boa carreira médica. Aprender marketing médico, por exemplo, é uma exigência cada vez maior. Se você fizer uma residência, uma hora você terá que se vender para o mercado, seja diretamente para pacientes ou para contratantes.

Outra habilidade importante de aprender é a oratória. Afinal, um bom médico sabe se comunicar, isso também faz parte de vender o seu trabalho. Então trace suas metas, descubra quais as habilidades mais importantes para ter, e quais as que você sente falta, e comece a trabalhar nelas já!

Material de estudo para o médico recém formado

Enquanto médico recém formado, você não pode deixar de estudar e de se atualizar. Para saber mais sobre isso, você pode ler nesse post.

Mas quais são os materiais mais adequados para o recém formado? Você vai precisar de livros práticos, objetivos e focados na prática. Então, nossas dicas são os livros do SanarBooks e a coleção Yellowbook.

O Books é uma biblioteca virtual de Medicina com mais de 100 livros ilimitados para você. São vários livros de especialidades diferentes, atendendo diversas necessidades, e garantindo que você estará amparado atualizado. Além disso, você pode acessar o Books de qualquer celular, tablet ou computador. Clique aqui e conheça o SanarBooks!

Os nossos livros Yellow são a melhor opção para quem quer um material focado na prática. São fluxos e condutas em Pediatria, Emergência, GO ou Ambulatório, além do nosso lançamento Como Fazer Todos os Diagnósticos.

Os livros contam com bulários completos para prescrições, diretrizes, descrição de procedimentos, fluxogramas, resumos e dicas incríveis para a prática médica. Tudo isso com um ótimo custo benefício. Clique aqui e conheça esses livros!

Além desses materiais, clicando aqui você confere dois e-books gratuitos sobre o teste mais feito na prática médica, o eletrocardiograma!

Seja humilde

A faculdade acabou, mas a estrada ainda é longa. Você, como médico recém formado, deve continuar buscando evoluir sempre. Então, seja sempre humilde e saiba que você, mais do que nunca, tem a responsabilidade de se esforçar para melhorar.

Afinal, dessa vez você vai lidar com várias vidas e é seu dever cuidar delas da melhor forma possível.

Dessa forma, esteja você pensando em seguir para uma residência, ir para o exército, dar plantões ou trabalhar no SUS, dedique-se com humildade para ser um médico cada dia melhor.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.