Ciclos da Medicina

O que é o programa de especialização em ultrassonografia do Cetrus?

O que é o programa de especialização em ultrassonografia do Cetrus?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar

Tudo o que você precisa saber sobre o programa de especialização em ultrassonografia do Cetrus!

A cada dia, o mercado de trabalho da medicina se torna mais competitivo. Ser especialista é uma forma efetiva de se destacar no meio. Segundo uma pesquisa da FGV, os profissionais que investem em especializações e pós-graduações costumam receber 66% a mais do que os colegas que não fazem.

Portanto, a especialização é a porta de entrada para uma maior estabilidade financeira e um maior conhecimento técnico. Além disso, a pesquisa ainda aponta que esse valor pode ser triplicado, dependendo da área de atuação.

Como escolher meu curso de especialização? 

Para escolher o curso de especialização, é necessário que o médico escolha a especialidade que mais chama a atenção. Além disso, é importante estar atento a pontos como: 

  • Qual prognóstico e tipos de doença você gosta de trabalhar?
  • Você pretende trabalhar na parte diagnóstica?
  • Qual a sua disponibilidade para fazer uma especialização?

Se você já tem a resposta para esses questionamentos, está preparado para conhecer nosso curso de especialização em USG geral. 

O que é o programa de especialização em ultrassonografia geral? 

A boa prática do Diagnóstico por Imagem exige do médico uma rotina de estudo constante, para assim acompanhar os novos conhecimentos e informações proporcionados pelo avanço da tecnologia. 

O médico especialista em ultrassonografia é responsável por perceber e analisar patologias por meio do exame de imagem, sendo necessário ter um conhecimento excepcional em anatomia, fisiologia e patologia.

O Programa de Especialização em Ultrassonografia Geral é conduzido nos moldes de uma residência médica, com duração de 2 anos e cerca de 4.700 h. Os médicos selecionados são submetidos a uma carga horária intensa de aprendizado teórico-prático em Ultrassonografia Geral, integrada à rotina do Cetrus e com participação ativa nos cursos das principais áreas da Ultrassonografia.

O Programa de Especialização em Ultrassonografia Geral do Cetrus envolve participação ativa nos cursos das principais áreas da Ultrassonografia: 

  • Ginecologia 
  • Obstetrícia 
  • Medicina Interna 
  • Mama 
  • Tireóide 
  • Musculoesquelética 
  • Ecografia vascular 
  • Avaliação com Doppler 
  • Outros diversos procedimentos guiados por Ultrassom

Como participar? 

O programa é para médicos com CRM ativo, normalmente generalistas, com interesse em atuar com Ultrassonografia. Para participar, é necessário ser aprovado em um processo seletivo, que está com inscrições abertas até o dia 04 de julho de 2022. Nesta seletiva, os candidatos passam por prova online e entrevista. 

Ao passar nesse processo, o residente ganha uma bolsa de estudos no percentual de 90% (noventa por cento) do valor total dos cursos que compõem a grade do programa de Aperfeiçoamento em Ultrassonografia Geral, sendo responsabilidade do aluno arcar com os 10% restantes do valor total.

Quais os pré-requisitos para participar programa do programa de especialização em ultrassonografia? 

  • Ter concluído a Graduação em Medicina em Instituições de Ensino devidamente credenciada pelo Ministério da Educação – MEC
  • Apresentar a inscrição no CRM ao final do primeiro período de monitoria do programa do presente edital (R1)

Como é a prova online e a entrevista? 

A Prova Online tem 40% do peso e será realizada na  plataforma de estudos Cetrus, sendo composta de 18 (dezoito) questões com temas da grande área de medicina:  

  • 16 (dezesseis) questões objetivas valendo 01 (um) ponto cada 
  •  02 (duas) questões dissertativas valendo 02 (um) ponto cada

Na fase da entrevista os candidatos serão submetidos a uma entrevista com o coordenador acadêmico do programa de Monitoria Nessa entrevista serão observadas a trajetória acadêmica e profissional do candidato. 

O que ocorre após a aprovação no curso? 

Quando selecionado no processo seletivo, o médico vai para o Cetrus (com sede em São Paulo e Recife)  e começa assistindo os cursos intensivos de USG que, futuramente, irá atuar como aluno monitor.

Depois desse primeiro contato, o profissional realiza o curso como ouvinte. Em seguida, ele começa a monitorar os alunos em suas práticas, depois de já ter adquirido experiência suficiente no método. Além de monitorar os alunos nos cursos intensivos, o residente também realiza: 

  • Agendas de atendimento supervisionado por professores, sempre em pacientes reais
  • Mais de 1.500 exames de US ao longo da especialização

Quais as principais vantagens do programa de especialização em ultrassonografia?

O residente do Cetrus tem a oportunidade de realizar mais de 30 cursos em

ultrassonografia geral, com metodologia ativa e muito tempo de dedicação a especialização. Além disso, o médico terá experiência com pacientes reais, sendo possível transferir seu conhecimento aos alunos durante as consultas, o que ajuda na retenção mais eficiente do conhecimento.

O residente também irá participar de fóruns de discussão e atualização através de artigos científicos, casos clínicos e revisões da literatura.

Sugestão de leitura complementar: