Ciclos da Medicina

O que preciso fazer na graduação antes de montar o currículo médico?

O que preciso fazer na graduação antes de montar o currículo médico?

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

Quer ter um bom currículo médico? Você precisa acompanhar o 2° episódio da nova temporada do Ausculta Aqui, o podcast do SanarFlix. O episódio traz dicas valiosas para montar seu currículo durante a graduação.

Esse é um tema que sempre gera muitas dúvidas e muito por causa de ansiedade. As pessoas tentam buscar uma validação ou uma “receita de bolo” para aquilo que NÃO É LINEAR.Para te ajudar, o SanarFlix reuniu algumas dicas sobre o assunto. Confira:

O que preciso antes de montar o currículo médico?

Entenda que nem tudo é linear

Muita gente pergunta sobre QUAL o melhor momento para fazer algo. Se alguém te disser isso, é melhor não acreditar. Tem muuuuuuuitos fatores envolvidos nisso. Imagina que você tá no 5 semestre e você quer fazer o processo seletivo de uma liga porque alguém te disse que é melhor fazer no quinto, mas aí o processo seletivo não abre ou então você não passa.

Não se compare ou faça algo só porque alguém fez

Na faculdade a gente vive se comparando. Quer ver uma coisa? Pensa aí no melhor aluno da sua turma… Pensou? Se ele assistir esse vídeo, ele pensará em outra pessoa, com certeza. O melhor aluno da sua turma (e da sua vida) É VOCÊ! As influências e dicas são importantes, mas a decisão é sua.

Organize seu tempo e rotina

Mais importante do que levar o que os outros dizem em consideração é ser organizado. Conheça sua grade curricular, seus horários e o tempo que você precisa para se dedicar ao curso.

Só assim você pode tomar a decisão de escolher algo EXTRA, porque aí você vai poder contribuir para o grupo e ter tempo de assimilar as informações e habilidades que ele te proporcionará.

O que preciso para escolher atividades que fazem sentido para o currículo médico?

Faça as coisas com base em afinidade

Olha, se você quer cirurgia, porque você vai fazer uma liga de REUMATO? Não que você não tenha que saber, mas poxa, são coisas diferentes, concorda? Imagina você chegar para defender seu currículo na segunda fase numa banca de Pediatria e você fez uma liga de Geriatria?

Tudo bem que no começo do curso a gente não escolheu a especialidade ainda e muita coisa pode mudar, mas te afirmo uma coisa com convicção de quem errou nesse ponto: de nada adianta fazer algo só por fazer, pra ter no currículo.

É perda de tempo, você se frustra e, como a maioria das atividades são grupos de trabalho, você frustra os outros. E tudo é VITRINE.

Entenda o propósito

Em relação ao processo de escolha, a gente já viu que você não pode fazer isso só por influência externa. Além disso, você não pode fazer só porque isso vai contar no seu currículo no futuro.

Uma boa sugestão é começar a pesquisar os editais dos locais que você pensa em fazer prova, para saber o quanto daquele tempo que você vai investir na faculdade vale a pena.

Grupos são vitrines

Uma dica vai puxando a outra, vejam só. Fazer atividades extra-curriculares te rende certificado e habilidades incríveis, que a faculdade não vai te ensinar. Além disso, te rende Networking. Mas se você entrar em um grupo e passar uma impressão ruim, todos vão lembrar de você NEGATIVAMENTE.

MÉTODO! Seu trabalho precisa seguir um script. Para isso, é necessário conhecimento das diferentes formas de se fazer um estudo e de conhecimentos básicos de estatística, mas principalmente do método que você vai utilizar. Conheça as limitações e os testes que você poderá utilizar na análise.

Saiba a hora de se despedir

Fazer parte dos grupos não é algo eterno. Quando você entra, você tem um propósito e funções, por isso, cumpra-as com muito afinco. E entenda também quando você não pode mais contribuir. é uma grande virtude saber o momento certo de dizer adeus.

Uma pessoa que não contribui em um grupo gera muito burburinho, e isso também não é bem visto.

Sugestões de leitura complementar sobre currículo médico