Endocrinologia

Orientações alimentares e indicações de dieta em diabéticos

Orientações alimentares e indicações de dieta em diabéticos

Compartilhar

A dieta em pacientes diabéticos é essencial para o controle da doença. Diabetes é glicose o nível muito alto de glicose no sangue. A glicose vem dos o paciente que você come. As células do corpo precisam de glicose para energia. A insulina ajuda a glicose a entrar nas células.

Com diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina. Com diabetes tipo 2, o corpo não produz ou não usa bem a insulina. Sem insulina suficiente, a glicose se acumula no sangue e causa altos níveis de açúcar no sangue.

Pré-diabetes significa que os níveis de açúcar no sangue são mais altos que o normal, mas não altos o suficiente para serem chamados de diabetes. Se o paciente tem pré-diabetes, é mais provável que você desenvolva diabetes tipo 2.

Como os alimentos afetam os níveis de açúcar no sangue?

O açúcar no sangue vem de certos alimentos chamados carboidratos, ou “carboidratos”. Alimentos ricos em carboidratos incluem doces e guloseimas, refrigerantes, pães, tortilhas e arroz branco. Quanto mais carboidratos comer, maior será o nível de açúcar no sangue.

Se o paciente tem diabetes tipo 1 ou tipo 2, fazer as escolhas alimentares certas é uma maneira importante de manter os níveis de glicose no sangue em um nível saudável. Quando se controla os níveis de glicose no sangue, diminui a chance de ter sérios problemas de saúde devido ao diabetes, como cegueira, nefropatias e desfechos cardiovasculares (IAM).

E se o paciente tem pré-diabetes ou está em risco de diabetes, comer alimentos que mantêm seus níveis de açúcar no sangue saudáveis ​​​​pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 mais tarde.

Qual é a melhor dieta para diabetes?

Não existe uma dieta específica ou plano de refeições que funcione para todos. O ideal é pedir que o paciente consulte um nutricionista registrado que possa ajudar a elaborar o melhor plano alimentar. O plano considerará:

  • Medicamento que o paciente toma
  • Peso
  • Quaisquer outras condições de saúde associadas
  • Estilo de vida e gostos
  • Objetivos

Todos os planos alimentares para diabetes têm algumas coisas em comum, incluindo comer os alimentos certos nas quantidades certas nos momentos certos.

Que alimentos o paciente deve comer se tiver diabetes?

Comer os alimentos certos para diabetes significa comer uma variedade de alimentos saudáveis ​​de todos os grupos de alimentos:

  • Frutas e vegetais
  • Grãos integrais, como trigo integral, arroz integral, cevada, quinoa e aveia
  • Proteínas, como carnes magras, frango, peru, peixe, ovos, nozes, feijão, lentilha e tofu
  • Laticínios desnatados ou com baixo teor de gordura, como leite, iogurte e queijo

Quais alimentos o paciente deve limitar para controlar a glicemia?

Para manter a glicemia sob controle, pode ser necessário reduzir os alimentos e bebidas ricos em carboidratos. Isso não significa que o paciente nunca pode apreciá-los. Mas precisará tê-los com menos frequência ou em quantidades menores.

Os alimentos e bebidas ricos em carboidratos que devem ser limitados incluem:

  • Alimentos açucarados, como doces, biscoitos, bolo, sorvete, cereais açucarados e frutas enlatadas com adição de açúcar
  • Bebidas com adição de açúcares, como suco, refrigerante comum e bebidas esportivas ou energéticas regulares
  • Arroz branco, tortilhas, pães e massas – especialmente aqueles feitos com farinha branca
  • Vegetais ricos em amido, como batatas brancas, milho e ervilhas

Também pode precisar limitar a quantidade de álcool se que bebe, bem como a quantidade de gordura e sal que come.

Quais outras características da dieta?

Se o paciente tem diabetes, é importante comer a quantidade certa de alimentos todos os dias. O plano alimentar incluirá quanto comer, para que o paciente obtenha a quantidade certa de carboidratos em cada refeição ou lanche.

Comer nos horários certos também é importante. O paciente deve planejar refeições regulares e equilibradas para evitar níveis altos ou baixos de açúcar no sangue. Comer aproximadamente a mesma quantidade de carboidratos em cada refeição pode ser útil.

Comer saudável para controlar o açúcar no sangue exige algum esforço. Mas a recompensa é a chance de viver a vida mais saudável com diabetes.

O que preciso saber sobre a pós-graduação em endocrinologia Sanar?

O curso de Pós-Graduação em Endocrinologia foi planejado para atender a uma grande demanda dos médicos, sejam eles recém-formados ou já atuantes no mercado.

Pensando em inovação e oferecer a melhor experiência para você, ele integra a educação à tecnologia e promove o compartilhamento de vivências teórico-práticas entre professores e alunos.

Possibilitando uma alternativa de qualidade à formação do médico em todo o Brasil, mesmo em regiões distantes dos grandes centros de formação, onde há grande demanda pela especialização em áreas específicas do conhecimento médico, devido a falta de oportunidades já que há poucos serviços que oferecem tal especialização.

O curso está organizado em 15 módulos, com metodologia ativa, baseada no tripé do conhecimento: Aulas completas e atualizadas + treinamento prático interativo dentro do ambiente online + Tutorias com especialistas. Você estará em contato com professores especialistas, egressos das melhores universidades do país.

SABER MAIS SOBRE A PÓS

Perguntas frequentes

  1. Qual indicação dieta com restrição de açúcar?
    Todo paciente com diabetes ou pré diabetes independente do diagnóstico.
  2. Para que restringir o açúcar?
    Para controlar os níveis de glicemia.
  3. Existe uma dieta padrão?
    Não existe uma dieta específica ou plano de refeições que funcione para todos.
Compartilhe com seus amigos: