Pós Graduação

Semaglutida no combate à obesidade: por que esse medicamento desperta tanta polêmica?

Semaglutida no combate à obesidade: por que esse medicamento desperta tanta polêmica?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Pós Graduação

Tudo o que você precisa saber sobre as principais drogas ativas da semaglutida para sua prática clínica!

No último dia 02 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o primeiro medicamento injetável de uso semanal para o tratamento de sobrepeso e obesidade, o Wegovy (semaglutida 2,4mg).

O novo medicamento aprovado é composto pelo mesmo princípio ativo do Ozempic. Contudo, a principal diferença é que o uso do Wegovy é apenas para o tratamento de obesidade e sobrepeso, enquanto o Ozempic é indicado para diabetes tipo 2. 

Apesar dos benefícios do medicamento, diversos estudiosos apontam os riscos da utilização indiscriminada desse medicamento, principalmente porque não será preciso apresentar uma receita para adquirir essa droga nas farmácias.

O que é o wegovy (semaglutida)?

De acordo com a ANVISA o Wegovy consiste em uma solução injetável, utilizada por via subcutânea. Esse medicamento é composto por uma substância ativa da semaglutida. 

A comercialização da semaglutida já foi aprovada nos EUA, UE, Japão, Canadá, Brasil e em vários outros países com os nomes comerciais de: 

  • Ozempic® (via subcutânea) 
  • Rybelsus® (via oral)

Mecanismo de ação da semaglutida

De acordo com estudos, o semaglutido é um análogo do GLP-1 com uma sequência 94% homóloga à do GLP-1 humano. Dessa forma, esse medicamento atua como agonista dos receptores de GLP-1 que se liga seletivamente e ativa o receptor de GLP-1, o alvo do GLP-1 nativo. 

Como o GLP-1 é um regulador fisiológico do apetite e da ingestão de calorias e se encontra presente em várias áreas do cérebro envolvidas na regulação do apetite, ele terá efeitos diretos na ingestão de alimentos, no hipotálamo e no tronco cerebral.  

Além disso, em um estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo com duração de 12 semanas realizado, a administração da substância uma vez por semana resultou na redução de 24% na ingestão calórica e em redução de 5 kg em pacientes obesos. 

Quando a semaglutida é indicada?

Inicialmente no Brasil a semaglutida foi aprovada para o uso contra diabetes, através do Ozempic. Nesse contexto, alguns profissionais recomendam o uso do Ozempic contra obesidade como “off label”. Isso ocorria porque os médicos reconheciam um benefício não previsto na bula e indicavam o uso porque o medicamento é seguro. 

Para o tratamento de diabetes tipo 2, a semaglutida (Ozempic ou Rybelsus) age estimulando a produção de insulina pelo pâncreas e diminuindo a produção de glucagon. Com a utilização desse medicamente e uma dieta saudável com prática de exercício físico, haverá uma redução dos níveis de glicose na corrente sanguínea.

A semaglutida (wegovy) poderá ser indicada para doentes com: 

  • Obesidade (IMC ≥30 kg/m2 ) 
  • Excesso de peso (IMC ≥27 kg/m2 a <30 kg/m2 )
  • Presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, por exemplo, disglicemia (pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2), hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doença cardiovascular

Quais as vantagens desse medicamento para pacientes obesos? 

Como a semaglutida é um análogo ao hormônio GLP-1, existem diversos benefícios com o uso desse medicamento, são elas: 

  • Redução o apetite
  • Aumento da sensação de saciedade e satisfação
  • Diminuição da fome e do consumo prospetivo de alimentos
  • Perda de peso significativa e sustentada em doentes com obesidade
  • Eficácia e segurança comprovadas em quatro ensaios clínicos 

Quais os efeitos do uso indiscriminado de semaglutida pelos pacientes? 

Como o medicamento será vendido sem a necessidade de receita, alguns estudos alertam para os riscos da utilização sem acompanhamento médico especializado. Os efeitos colaterais sentidos por alguns pacientes podem inclur: 

  • Náusea
  • Vômitos
  • Diarreia 
  • Constipação 

Além disso, a segurança e eficácia de Wegovy não foram investigadas em doentes com: 

  • Tratamento com outros produtos para a manutenção do peso
  • Diabetes de tipo 1
  • Comprometimento renal grave 
  • Insuficiência cardíaca congestiva, classe IV da New York Heart Association (NYHA)

Entenda a diferença entre as principais drogas ativas da semaglutida: wegovy, ozempic e rybelsus

Através da tabela a seguir é possível comparar as principais diferenças entre as drogas ativas da semaglutida, conferindo quais as suas indicações:

MedicamentosComposiçãoMecanismo de açãoForma de apresentaçãoQuando deve ser utilizada?
WegovySemaglutida 2,4mgAgonista do receptor de GLP-1Injeções subcutâneaObesidade (IMC ≥30 kg/m2 ), excesso de peso (IMC ≥27 kg/m2 a <30 kg/m2 )
e presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso
OzempicSemaglutida 1,34mgAgonista do receptor de GLP-1Injeções subcutâneaTratamento de segunda linha do diabetes tipo 2 
RybelsusSemaglutido 3mg, 7mg ou 14mg por comprimidoAgonista do receptor de GLP-1Comprimido oralTratamento de segunda linha do diabetes tipo 2 

Desfechos do uso do Ozempic

Essa semana nos deparamos na mídia com casos de pessoas que estavam fazendo uso do Ozempic sem orientações médicas para emagrecimento. Apesar de alcançar o objetivo da perda de peso, as complicações do uso indevido e sem orientações do medicamento acabaram acontecendo.

Dentre os relatos de casos, a da jovem publicitária de 29 anos foi a mais emblemática. Ela acabou parando na UTI com uma provável insuficiência hepática por uso de Ozempic para emagrecer.

Além das enzimas hepáticas alteradas, a publicitária conta que sentia os efeitos colaterais já relatados aqui, como o vômito, náuseas e muita dor no estômago.

É importante lembrar que este medicamento não foi aprovado ainda pela ANVISA para o uso contra obesidade, apenas para o tratamento de Diabetes.

Tudo sobre a semaglutida oral com o Expert

Conheça nossa pós em obesidade

Na nova pós graduação sobre obesidade e emagrecimento você irá aprender sobre:

  • Realizar anamnese e exame físico (antropometria)
  • Realizar Avaliação Clínica e Diagnóstico da Obesidade                            
  • Identificar perfil e transtornos alimentares (Psicologia, Psiquiatria, educador físico e dentista)
  • Solicitar e interpretar exames de composição corporal e taxa metabólica basal 
  • Indicar procedimentos endoscópicos e fazer acompanhamento clínico do paciente 
  • Indicar procedimentos cirúrgicos e fazer acompanhamento clínico do paciente e muito mais!

Conheça já nosso curso!

Referências bibliográficas

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Wegovy. Dis´ponível aqui. Acesso em 10 de Janiero de 2023.
  • Davies M, Pieber TR, Hartoft-Nielsen ML, Hansen OKH, Jabbour S, Rosenstock J. Effect of Oral Semaglutide Compared With Placebo and Subcutaneous Semaglutide on Glycemic Control in Patients With Type 2 Diabetes: A Randomized Clinical Trial. JAMA. 2017 Oct 17;318(15):1460-1470. doi: 10.1001/jama.2017.14752. PMID: 29049653; PMCID: PMC5817971.
  • Agência Europeia de Medicamentos. Wegovy. Disponível aqui. Acesso em 10 de Janeiro de 2023.
  • Meier JJ. Efficacy of Semaglutide in a Subcutaneous and an Oral Formulation. Front Endocrinol (Lausanne). 2021 Jun 25;12:645617. doi: 10.3389/fendo.2021.645617. PMID: 34248838; PMCID: PMC8269445.

Sugestão de leitura complementar