Neurologia

Pós-graduação em neurologia: o que é, como funciona e suas vantagens

Pós-graduação em neurologia: o que é, como funciona e suas vantagens

Compartilhar
Imagem de perfil de Especialização Médica

Confira nesta publicação um mini guia sobre o que é uma pós-graduação lato sensu em neurologia e decida se é o melhor caminho para você!

Os profissionais de medicina que querem se manter atualizados e se capacitar para atuar com excelência devem considerar investir em uma pós-graduação lato sensu.

Esse tipo de capacitação é super eficaz para que o médico aprimore seus conhecimentos e adquira novos com foco no atendimento de uma determinada especialidade.

O objetivo deste texto é servir como um guia sobre o que é uma pós-graduação lato sensu em neurologia. Será abordado conceito da especialidade e deste tipo de curso, funcionamento da especialização e mais. Aproveite a leitura!

Contextualização do cenário desta especialidade

A neurologia é uma especialidade da medicina que nos últimos 10 anos teve um crescimento de 111,1%, segundo dados da Demografia Médica de 2023. Entretanto, esse crescimento não foi uniforme e em algumas regiões do país, existe falta desse profissional e uma alta demanda.   

Cada vez mais, devido à  mudança do perfil epidemiológico e do estilo de vida da nossa sociedade, a necessidade de neurologistas têm aumentado.  A população mundial tem se tornado cada vez mais velha.

O número de doenças neurológicas relacionadas com o envelhecimento tem aumentado drasticamente. 

Além disso, o estilo de vida acelerado, com  muitas telas, consumo de alimentos industrializados, tem aumentado queixas neurológicas que necessitam de atendimento e atenção. 

Independente de qual especialidade você, médico recém-formado, deseja seguir, ou você, médico já com alguma especialidade, alguns conhecimentos da neurologia são extremamente importantes para todos. 

Cada vez mais, na rotina médica, os profissionais têm-se deparado com doenças neurológicas, tanto no público jovem como no idoso. 

Neurologia: conceito, ambiente de trabalho e perfis de paciente

A neurologia é a especialidade da medicina que lida com o estudo e o tratamento de distúrbios do sistema nervoso, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os nervos.

Os neurologistas são médicos especialistas que diagnosticam, tratam e gerenciam condições que afetam o sistema nervoso, incluindo doença de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia, derrame e muitas outras condições.

Os neurologistas usam uma variedade de técnicas para diagnosticar e tratar distúrbios do sistema nervoso, incluindo exames neurológicos, estudos de imagem, exames laboratoriais e outros procedimentos especializados. 

As opções de tratamento podem incluir medicamentos, cirurgia e terapias de reabilitação, dependendo da condição específica e das necessidades individuais do paciente.

Ambiente de trabalho

Há uma variedade muito grande de locais para trabalhar no universo desta especialidade médica. Entre os lugares de trabalho para este profissional estão:

  • Hospitais gerais;
  • Consultórios privados ou associados com outros médicos;
  • Clínicas especializadas;
  • Hospitais especializados em neurologia e neurocirurgia;
  • Centros de pesquisa médica;
  • Centros de reabilitação;
  • Ensino acadêmico;
  • Consultas particulares através de serviços de telemedicina.

Vale ressaltar que o profissional que atua nesta área, muitas vezes, trabalha em conjunto com outras especialidades médicas como neurocirurgiões, ortopedistas e psiquiatras. Esse trabalho conjunto é ideal em casos de condições neurológicas complexas.

Casos mais comuns

O profissional que atua na especialidade de neurologia lida com as doenças crônicas não transmissíveis, como Alzheimer, doença de Parkinson e acidente vascular cerebral (AVC).

Esses profissionais também são procurados por pacientes com dores crônicas, vertigem, problemas de memória, esclerose múltipla, epilepsia, derrame, crises convulsivas e alterações comportamentais.  Com o Covid-19, muitas complicações e sequelas do vírus surgiram, o que também aumentou a demanda por esses profissionais.  

Como me tornar um médico neurologista?

Para obter o título de especialista em neurologia, é necessário seguir um processo que envolve formação acadêmica específica. Formar na faculdade de medicina e realizar uma residência médica nesta especialidade ou título de especialista reconhecido pela Associação Médica Brasileira (AMB) após aprovação na prova de título.

A residência médica em neurologia é oferecida em hospitais e instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O ingresso no programa de residência, que tem duração de três anos, depende de aprovação em um processo seletivo.

Depois da residência, o médico solicitar o título de especialista em neurologia junto à Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN) ou à Associação Médica Brasileira (AMB).

Para quem não quer fazer residência médica, é importante se informar sobre como funciona a prova de título em neurologia realizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e quais são os requisitos para participar.

Vale acrescentar que para quem busca o segundo caminho uma pós-graduação lato sensu na área pode ser uma grande aliada tanto no que diz respeito a adquirir conhecimentos teóricos desta especialidade que são cobrados na prova como para comprovação da realização de atividades de educação continuada.

Pós-graduação lato sensu em neurologia: o que é, vantagens de fazer e o funcionamento

A pós-graduação lato sensu em neurologia é uma modalidade de ensino que se destina a aprofundar conhecimentos nesta área da medicina.

Ao contrário da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), a lato sensu tem uma abordagem mais prática e aplicada. O foco está em fornecer conhecimentos específicos que podem ser diretamente aplicados na prática profissional.

Entre as principais vantagens de investir em um curso como esse estão:

  • Aprimorar as habilidades clínicas dentro desta especialidade;
  • Atualizar os conhecimentos sobre as últimas descobertas na neurologia e as principais discussões da área; e
  • Ter contato com profissionais experientes na área e trocar experiências.

Essa pós é voltada para médicos recém-formados e generalistas que almejam adquirir conhecimentos clínicos da neurologia.

Também pode ser uma boa pedida para médicos já especialistas na área que querem reciclar os conhecimentos e se atualizar de novas práticas e tratamentos.

Funcionamento da pós-graduação lato sensu em neurologia

Normalmente, os cursos duram em torno de 12 a 24 meses (depende da carga horária). A grade curricular de uma pós-graduação lato sensu em neurologia abrange temas específicos da especialidade, pode incluir:

  • neuroanatomia,
  • fisiologia do sistema nervoso,
  • diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas,
  • métodos diagnósticos avançados, entre outros.

O objetivo é oferecer uma visão abrangente e prática da neurologia.

A metodologia de ensino pode variar conforme a instituição de ensino escolhida. Normalmente, inclui aulas teóricas, estudos de casos, discussões clínicas. Em alguns casos, estágios práticos em ambientes hospitalares ou clínicas especializadas.

A avaliação do desempenho dos alunos pode incluir provas escritas e participação em discussões. Em alguns casos, a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Como escolher o curso de pós em cardiologia ideal para mim?

Escolher o curso de pós-graduação é um passo importante para carreira médica. O curso vai te ajudar a adquirir conhecimentos especializados, fortalecer habilidades clínicas e aprimorar a qualidade do atendimento aos pacientes.

Para tomar a decisão, para além de ver se é certificado pelo Ministério da Educação (MEC), vale avaliar se o curso tem:

  • credibilidade na comunidade médica,
  • conteúdo programático abrangente,
  • foco na prática;
  • corpo do qualificado;
  • plataforma de ensino e recursos de aprendizado intuitivos e ricos.

Além disso, leve em conta se o curso que você está pesquisando atende as suas demandas individuais. Avalie a metodologia de ensino, o formato e relação ao custo-benefício estão dentro das suas expectativas.

A pós-graduação em neurologia geral da Sanar é boa?

A pós-graduação em neurologia geral, realizada pela Faculdade Cetrus Sanar, tem tudo que o médico precisa para se preparar para atender com excelência pacientes com diversos quadros neurológicos.

O curso mescla aulas teóricas e práticas para tornar o aprendizado completo.

Além disso, o aluno terá acesso a um material didático rico para complementar os estudos. Ele pode acessar artigos/livros referentes ao tema das aulas. Também tem fórum de discussão e espaço para discussão de casos clínicos.

A pós-graduação em neurologia geral ainda conta com atividades práticas em três modalidades:

  1. Laboratório de prática profissional: casos clínicos e simulações online;
  2. Práticas presenciais: atendimentos ambulatoriais e imersão em líquor e cefaleia (opcional);
  3. Teleambulatório: ambiente virtual com pacientes reais.

[Quero saber mais sobre a pós em neurologia Sanar]

Sugestão de leitura complementar 

Esses artigos também podem ser do seu interesse:

Referências