Ciclos da Medicina

Prova de Título de Medicina: tudo que você precisa saber!

O que é a Prova de Título de Medicina?!

A prova de títulos em medicina é um exame anual e via edital. As provas são teóricas e práticas e variam de acordo com cada especialidade médica. Além disso, cada edital possui critérios específicos, sendo a grande maioria composta de 3 requisitos principais ou apenas um deles:

1° Fazer a residência médica;

2º Especialização na área (Pós-graduação lato sensu credenciada pelo MEC, por exemplo);

3° Tempo de atuação na área da referida especialidade;

No entanto, cada associação de especialistas dá um peso diferente à cada um desses aspectos e que cada edital possui suas próprias especificidades.

Prova de Títulos de Oftalmologia

No caso da especialidade de Oftalmologia, por exemplo, os requisitos para fazer a Prova Nacional de Título de Oftalmologia são:

  • Estar inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM definitivo), requisito obrigatório e imprescindível;
  • Concluir até fevereiro de 2019 o Curso de Especialização, em Serviço credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia;
  • Ou concluir até fevereiro de 2019 o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, em Instituição credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)/MEC;
  • Ou Comprovar mínimo de 06 (seis) anos de graduação em Medicina, completados até 28 de fevereiro de 2019 (será considerada a data do Diploma) e, comprovação de 06 anos, como médico, de treinamento/capacitação junto à instituição dedicada ao atendimento oftalmológico.
provas de título de medicina, Prova de Título de Medicina: tudo que você precisa saber!
Garanta sua aprovação na Prova de Título de Oftalmologia!

Para saber os requisitos da especialidade do seu interesse, acesse o site da associação da especialidade:

Como é a prova de títulos: o que cai?!

As provas vão depender de cada especialidade. Por isso, é necessário consultar o edital, assim como ter um material de estudo específico da sua especialidade.

No geral as provas são compostas por uma parte teórica e outra prática. No caso da prova de título de Clínica Médica, por exemplo,  a última avaliação foi composta por 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com 4 (quatro) alternativas cada e somente uma opção correta, com duração máxima de 5 (cinco) horas.

Os editais também costumam indicar a Bibliografia recomendada. No caso da prova de Clínica Médica.

  • Kasper DL, Fauci AS, Hauser SL, Longo DL, Jameson JL, Loscalzo J. Medicina Interna de Harrison. 19. ed. McGraw Hill; 2016.
  • Goldman L, Schafer, Andrew I, editores. Cecil Medicina. Rio de Janeiro: Elsevier; 2018.
  • Papadakis M, McPhee SJ. 58.ed. Current medical diagnosis and treatment. New York: McGraw-Hill; 2019.
  • Lopes AC. Tratado de Clínica Médica. 3. ed. São Paulo: Roca; 2015. 2 volumes.
  • Lopes AC. Diagnóstico e Tratamento. São Paulo: Atheneu; 2013. 6 volumes.
  • Bickley LS. Bates Propedêutica Médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2015.
  • Diretrizes Brasileiras das Sociedades de Especialidades Clínicas reconhecidas pela AMB, valendo a mais atual, com suas respectivas atualizações.

Já a segunda fase foi composta por uma prova prática, sendo uma avaliação com discussão baseada em casos clínicos e/ou simulação realística, cuja composição ficará a critério da Comissão de Título de Especialista da SBCM.

Além disso, também há a análise curricular, detalhada no edital de cada especialidade. No caso do edital de Clínica Médica:

Será analisada a frequência presencial ou em ensino à distância em eventos científicos realizados e organizados pela SBCM e Regionais, considerando a pontuação da seguinte forma:
a. Participação comprovada no Congresso Brasileiro de Clínica Médica ou no Curso Avançado de Reciclagem em Clínica Médica ou no Programa de Atualização em Clínica Médica desenvolvido pela SBCM (PROCLIM)* ou Curso de Aperfeiçoamento e Programa de Educação Médica Continuada das Regionais (com pelo menos 60h/aula): 9 (nove) pontos.
b. 4 ou mais participações comprovadas nos últimos 5 anos: 5 (cinco) pontos.
c. 3 participações** comprovadas nos últimos 5 anos: 3 (três) pontos.
d. 2 participações** comprovadas nos últimos 5 anos: 2 (dois) pontos.
e. 1 participação** comprovada nos últimos 5 anos: 1 (um) pontos.

Além disso, aprovação em concursos públicos, sociedade em entidades de profissionais médicos e produção científica também podem contar pontos.

Prova de Título em Medicina do Trabalho

Quais são os requisitos para a Prova de Título em Medicina do Trabalho?

a) Estar inscrito no Conselho Regional de Medicina ( CRM definitivo );

E b) Conclusão do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho, devidamente reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica;

OU c) Conclusão de Estágio/Treinamento em Medicina do Trabalho, com as mesmas características e matriz da residência médica devidamente reconhecido pela ANAMT;

OU d) Comprovar atividades profissionais em Medicina do Trabalho realizadas em um período de tempo mínimo equivalente a duas vezes o recomendado pela Comissão Mista de Especialidades da AMB, ou seja, 4 (quatro) anos;

Como é o processo seletivo para obtenção do título de especialista de Médico do Trabalho?!

O processo de avaliação é constituído de três etapas – uma avaliação curricular, uma prova de Conhecimentos e uma prova de Habilidades e Atitudes.

A prova de Conhecimentos terá 80 (oitenta) questões de múltipla escolha e será realizada exclusivamente com uso de computador. Esta prova tem peso 4 (quatro) na nota final.

A prova de Habilidades e Atitudes constará de avaliação de habilidades, Atitudes e Competências requeridas para o exercício da Medicina do Trabalho. Dela participarão avaliadores. Esta prova tem peso 4 (quatro) na nota final.

O que cai na prova de Título em Medicina do Trabalho?!

  • Toxicologia Ocupacional;
  • Doenças Ocupacionais;
  • Normas regulamentadoras;
  • Ergonomia e LER/DORT;
  • Bioestatística;
  • Legislação Trabalhista;
  • Diretrizes ANAMT;
  • NR 32;
  • Ética.

No edital foram feitas sugestões bibliográficas para direcionar o estudos.

Preparatório para Prova de Título em Medicina do Trabalho

provas de título de medicina, Prova de Título de Medicina: tudo que você precisa saber!
Garanta sua aprovação na Prova de Título de Medicina do Trabalho!

O livro Medicina do Trabalho – Preparatório para Concursos e Prova de Título foi construído para garantir a sua aprovação na prova de títulos de Médico do trabalho.

Com questões comentadas alternativa por alternativa, todas retiradas de provas da ANAMT e de concursos passados com vagas para Médicos do Trabalho (de bancas como VUNESP, CESPE, FCC, CONSULPLAN e CETRO), este preparatório ainda conta com resumos teóricos dos assuntos mais cobrados nos exames.

Para garantir a sua aprovação no exame da ANAMT ou em concursos com vagas para Médico do Trabalho, esse preparatório foi construído com três pilares fundamentais:

1. 520 Questões comentadas, alternativa por alternativa (incluindo as falsas), por autores especialistas. 
2. Teorias esquematizadas de todos os assuntos
3. Questões selecionadas com base nas disciplinas e assuntos mais recorrentes nos concursos.

Preparatório para Prova de Título e Concursos em Oftalmologia

O livro Preparatório para Prova de Título e Concursos em Oftalmologia é o mais organizado e completo livro para os Oftalmologistas que desejam ser aprovados na Prova Nacional de Oftalmologia 2018, bem como em processos seletivos para essa especialidade médica.

Fruto de um rigoroso trabalho de seleção de questões reais das Provas Nacionais de Oftalmologia passadas e de concursos com vagas para Oftalmologistas, este livro possui:

1. Questões comentadas, alternativa por alternativa (incluindo as falsas), por autores especialistas
2. Teorias esquematizadas de todos os assuntos
3. Questões selecionadas com base nas disciplinas e assuntos mais recorrentes nos concursos

Tags

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar