Carreira em Medicina

Prova prática Revalida: como funciona e a melhor forma de se preparar

Prova prática Revalida: como funciona e a melhor forma de se preparar

Compartilhar
Imagem de perfil de Prática Médica

A prova prática do Revalida é a segunda fase do processo seletivo de revalidação do diploma médico. Ela tem como objetivo avaliar as competências clínicas do candidato através da realização de “exercícios” em estações práticas que simulam atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) com a participação de atores.

O objetivo desta publicação é te deixar por dentro de como funciona a segunda fase do Revalida e trazer dicas de como otimizar sua preparação para esse momento. Vamos nessa?

Funcionamento da prova prática do Revalida

Durante a prova prática, o candidato passa por atividades em dez estações práticas. Elas abrangem cinco grandes áreas da medicina:

  • clínica médica,
  • medicina da família,
  • pediatria,
  • cirurgia e
  • ginecologia e obstetrícia.

Nesses cenários simulados de atendimento médico, o candidato tem cerca de 10 minutos para seguir uma lista de tarefas determinada. Ele deve trazer as respostas corretas sobre a saúde do “paciente”, indicando diagnóstico, tratamento e encaminhamento, por exemplo.

Em cada estação, o candidato é avaliado por examinadores, que utilizam uma escala de pontuação pré-estabelecida para avaliar as habilidades clínicas do candidato, como anamnese, exame físico, interpretação de resultados de exames, diagnóstico e conduta terapêutica.

Além disso, também são avaliadas habilidades técnicas, tomada de decisão, comunicação com o paciente, ética médica e trabalho em equipe.

Os acertos vão computando pontos para nota final. Ao final desta etapa, o candidato recebe o resultado com sua nota em cada uma das dez estações, assim como a média final da prova.

Para ser aprovado, é preciso obter uma nota mínima em cada uma das estações.

O que é cobrado nas estações práticas?

Para você ter uma ideia do que é cobrado na prova prática, confere essa listinha por área da medicina:

Cirurgia

O candidato é avaliado na realização de procedimentos cirúrgicos, como uma cirurgia abdominal, por exemplo. É avaliado a habilidade do candidato em conduzir o procedimento de forma segura e eficaz, seguindo as normas técnicas e os protocolos médicos adequados.

Emergência

Nesta estação, o candidato é avaliado na identificação e tratamento de emergências médicas, como um paciente com infarto agudo do miocárdio ou uma parada cardiorrespiratória.

Os examinadores avaliam a habilidade do candidato em tomar decisões rápidas e eficazes, seguindo os protocolos de atendimento em emergências.

Atenção primária à saúde

O candidato é avaliado na sua habilidade em realizar atendimentos de atenção primária à saúde, como a realização de consultas e orientações médicas.

Os examinadores avaliam a habilidade do candidato em avaliar, diagnosticar e conduzir o tratamento adequado para os pacientes.

Ambulatório

Nesta estação, o candidato é avaliado na sua habilidade em gerenciar um ambulatório médico. Avaliando pacientes em condições crônicas, como hipertensão arterial, diabetes ou obesidade.

Os examinadores avaliam a habilidade do candidato em conduzir o atendimento médico de forma eficaz e ética.

Caso clínico

É avaliado a habilidade do candidato em diagnosticar e tratar um caso clínico complexo.

Os examinadores apresentam ao candidato um caso clínico, com informações clínicas e exames diagnósticos, e avaliam a habilidade do candidato em identificar o diagnóstico correto e conduzir o tratamento adequado.

Observação: trouxemos algumas das coisas que podem ser cobradas. É importante ler todas as informações no edital do processo seletivo.

Qual é a melhor forma de estudar para segunda etapa do Revalida?

A segunda fase por se tratar de um modelo de prova OSCE, que simula cenários e estações, a melhor estratégia para estudar é através de check-list.

É preciso ter contato com situações reais da prova. Tente treinar em casa, com amigos, fazer grupos de estudo para simular a prova no dia e aliviar ansiedade.

Lembre-se de ter atenção ao seu comportamento e a sua postura no dia do exame. Tenha cuidado com a forma como interage, a linguagem corporal durante o atendimento e a empatia na relação médico paciente. Todos esses pontos são levados, e muito, em consideração.

Estudar por checklist

Os checklists podem te ajudar a acompanhar o seu progresso, tendo clareza sobre erros e necessidades de estudar mais. Ao estudar em grupo, você conseguirá ter um ponto de vista externo ao seu para avaliar os itens da checklist.

Lembre-se de fazer ajustes no seu plano de estudos ao notar pontos que precisa de melhoria. Quer saber com construir o melhor plano de estudos para você? Leia esse texto completo.

Importância de revisar os temas que mais caem na prova prática do revalida

Ao se aproximar da prova, você deve focar nos temas mais cobrados nas edições anteriores do Revalida.

Dentro de cada especialidade, alguns temas têm maior probabilidade de serem cobrados nas estações. Esses devem receber maior atenção durante sua preparação.

Para ter uma visão eficiente disso, vale a pena investir em um curso preparatório para o Revalida.

Sugestão de leitura complementar

Veja também: