Revalida

Prova prática Revalida: saiba como se preparar

Prova prática Revalida: saiba como se preparar

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Revalida

A prova prática do Revalida 2022.2 acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, por isso é importante começar a se preparar para conquistar sua revalidação esse ano.

Essa é uma etapa que causa ansiedade e insatisfação nos candidatos, pois é imprevisível e avalia diversos parâmetros. É importante destacar que o exame segue o modelo OSCE (Objective Structured Clinical Examination) e ´´e bom que você entenda o funcionamento desse tipo de prova. Saiba mais.

Nosso objetivo é te ajudar a passar na segunda etapa do Revalida, por isso trouxemos dicas do que você precisa para ter um plano de estudos de sucesso!

Comece agora

Quanto antes você começar a se preparar, mais segurança e tranquilidade você terá no dia da prova. Porém, não inicie já com os estudos. Comece planejando e organizando sua rotina e metodologia. Se você for se preparar sem ajuda de um curso preparatório, é ainda mais importante se dedicar à etapa de planejamento.

Para planejar seus estudos, sugerimos que você crie um cronograma adaptado à sua rotina. Assim, você conseguirá segui-lo com menos frustrações. Quer saber com construir o melhor plano de estudos para você? Leia esse texto completo.

E não esqueça de incluir os dias de descanso no seu cronograma!

Estude com check-list

O modelo de prova OSCE simula cenários e estações para avaliar se o participante está apto para a atuação médica. A avaliação é feita através de check-lists, com os itens que serão cobrados. O passo a passo dos procedimentos, o atendimento e até a postura durante o exame são avaliadas.

Treinar os casos através de simulação e check-lists deve ser a base do seu plano de estudos. Combine com colegas para treinarem juntos as estações, simulando de forma mais próxima ao dia da avaliação. Permita-se ser analisado por outra pessoa, treina também estações surpresa para que você lide com variáveis que você não tem controle e não estava esperando. Você pode participar do nosso canal no Discord, onde encontrará outros revaliders para praticar. Acesse gratuitamente.

Acompanhe seu progresso

Estudando através das check-lists, você também poderá acompanhar o seu progresso. Assim você poderá ter clareza sobre o que errou e precisa estudar mais. A simulação feita em grupo também te permite ser avaliado por uma terceira pessoa, oferecendo um ponto de visto imparcial e mais objetivo que o seu próprio ao avaliar os itens da check-list.

Avalie quais áreas está tendo dificuldade e caso seja necessário, ajuste seu plano de estudos para trabalhar os pontos de melhoria. Para isso, veja a prova e os procedimentos sendo feitos por professores e instrutores.

Revise os temas que mais caem

Ao se aproximar da prova, você deve focar nos temas mais cobrados nas edições anteriores do Revalida.

As estações são baseadas nas cinco grandes áreas da medicina: ginecologia e obstetrícia, medicina clínica, cirurgia geral, pediatria e medicina de família e comunidade. Dentro de cada especialidade, alguns temas têm maior probabilidade de serem cobrados e por isso devem receber maior atenção durante sua preparação.

Faça um curso preparatório para prova prática Revalida

É possível se preparar sozinho, mas fazer um curso preparatório vai te oferecer mais segurança, organiza seus estudos e acompanha seu progresso por você.

Nosso curso online para Prova Prática – Revalida 2022.1 vai te preparar para a segunda etapa do INEP. Serão cerca de 170 temas abordados em formato de prova prática, 380 questões multimídias e 200 check-lists! Clique aqui e conheça nossa metodologia.

Compartilhe com seus amigos: