Residência Médica

Residência médica no Suzinho (SMS-SP)

Residência médica no Suzinho (SMS-SP)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica no Suzinho (SMS-SP) 2022/2023. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito!

O programa de residência médica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), mais conhecido como Suzinho, é a forma de acesso aos programas de residência médica de 11 hospitais municipais da capital. 

No edital de 2022, o processo seletivo ofereceu, ao todo, 358 vagas. Elas foram distribuídas entre especialidades de Acesso Direto, com Pré-Requisito e Áreas de Atuação.

Instituições participantes do programa de residência médica do Suzinho

Hospitais municipais:

  • Dr. Arthur Ribeiro de Saboya (Hospital Jabaquara);
  • Prof. Dr. Alípio Corrêa Neto (Hospital Ermelino Matarazzo);
  • Dr. Cármino Caricchio (Hospital Tatuapé);
  • Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Hospital Campo Limpo);
  • Infantil Menino Jesus;
  • Maternidade MME Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva (Maternidade Cachoeirinha);
  • Hospital Servidor Público Municipal (HSPM).

Residência em Rede da SMS-SP, que é vinculada aos seguintes hospitais:

  • Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch (Hospital M’Boi Mirim);
  • Hospital Municipal Dr. Ignácio de Proença Gouveia;
  • Hospital São Luiz Gonzaga;
  • Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula.

O que preciso saber sobre o processo seletivo?

O processo de seleção consistirá na aplicação em única etapa, de prova objetiva de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma correta, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova será realizada na cidade de São Paulo – SP e duração máxima é de 3h30min.

Prova Objetiva

A prova terá 50 questões, valendo um ponto cada. Cada questão tem o valor de 1 ponto e para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 50% das questões, com pelo menos um acerto em cada disciplina.

  • Serão cobrados conteúdos das cinco grandes áreas para as especialidade de acesso direto, sendo 10 questões de cada: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, medicina social e preventiva;
  • A prova para cirurgia da mão serão: 25 questões de ortopedia e traumatogia e 25 de cirurgia plástica;
  • A de Cirurgia de Cabeça e Pescoço: 25 questões de cirurgia geral e 25 de otorrinolaringologia;
  • Urologia: 50 questões de cirurgia geral;
  • Para endocrinologia e matabologia, gastroenterologia, geriatria, nefrologia e pneumologia: 50 questões sobre clínica médica;
  • Para mascologia: 25 questões de cirurgia geral e 25 de ginecologia e obstetrícia;
  • Endoscopia Ginecológica: 10 questões de cirurgia geral e 40 de ginecologia e obstetrícia;
  • Para emergência pediátrica, gastroenterologia pediátrica, medicina intensiva periátrica, neonatologia e pneumologia pediátrica: 50 questões de pediatria;
  • Angiorradiologia e cirurgia endovascular: 50 questões de cirurgia vascular.

O que preciso para ser aprovado(a) na residência?

Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 40% de aproveitamento dos pontos das provas objetivas de múltipla escolha. E que tenha acertado pelo menos uma questão de cada disciplina.

Como a classificação acontece por especialidade, das maiores notas para as menores, é importante ir em busca de uma boa classificação. É importante lembrar que a banca considera como aprovados os candidatos que acertarem 50% das questões, ou seja, tirarem 25 pontos.

Candidatos que tem direiro ao PROVAB e PRMGFC, terão acrescimo de 10% na nota da prova.

Quais são os assuntos mais cobrados na prova de residência do Suzinho?

Os candidatos que pretendem realizar a prova de residência médica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP), devem saber quais os assuntos que sempre caem no processo seletivo para tornar mais fácil a aprovação. 

Confira os assuntos mais cobradas de cada uma das cinco grandes áreas da medicina:

Cirurgia

Em Cirurgia, o assunto mais cobrado é atendimento inicial ao politraumatizado. Além disso,  são abordados diversos temas da Cirurgia Geral como apendicite aguda, cicatrização, acesso venoso central e cuidados pré e pós-operatórios. É importante estudar também a cirrose hepática e suas complicações. 

Clínica Médica

A área da Clínica Médica costuma ser bem heterogênea, abordando temas como HIV, IAM, injúria renal aguda, derrame pleural e intoxicações exógenas. Em cardiologia, é importante estudar a dor torácica e o seu diagnóstico diferencial. 

Ginecologia e obstetrícia

Na parte de Ginecologia, temas como endometriose, doenças benignas e malignas do ovário e doença inflamatória pélvica aguda estão sempre presentes. 

Obstetrícia segue o molde com HAS e DM na gestação, síndromes hipertensivas na gestação, prematuridade e rotura prematura de membrana ovulares.

Pediatria

O bloco de Pediatria cobra temas como aleitamento, doenças exantemáticas,  imunização, síndromes gastrointestinais e desidratação na infância. Estude também o desenvolvimento fisiológico e seus marcos, reanimação neonatal e insuficiência respiratória.

Preventiva

Para fechar, Preventiva aborda diversos temas envolvendo vigilância epidemiológica, medicina do trabalho, política de saúde no Brasil (conceitos na atenção primária e princípios do SUS) e ética médica.

Cronograma do processo seletivo

O edital foi lançado no dia 16/09/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:

  • Período de inscrição: 01/10/2022 a 30/10/2022;
  • Taxa de inscrição: R$138,00;
  • Período para solicitação de isenção de taxa: 01/10 a 06/10/2022;
  • Prova objetiva (data provável): 27/11/2022;
  • Data para recursos: até 2 dias uteis contados a partir do 1° dia útil subsequente à data da divulgação ou do fato que lhe deu origem;
  • Gabarito preliminar: no aguardo;
  • Resultado final: no aguardo.

As inscrições para o processo seletivo  serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site do Instituto Americano do Desenvolvimento (IADES).

Contatos

  • Telefone: (61) 3053-3444
  • Whatsapp: (61)99421-3343

Edital de residência do Suzinho (SMS-SP) 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade

Foram disponibilizadas vagas para médicos residentes em programas de residência médica de acesso direto, de pré-requisto, de atuação médica e de ano adicional em algumas especialidades.

Vagas por especialidades de acesso direto

Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito

Como foi o último processo seletivo?

No último ano, a especialidade mais concorrida, de acordo com a classificação final dos candidatos de ampla concorrência, foi Dermatologia com nota de corte de 41 pontos.

Em seguida, Neurocirurgia e Otorrinolaringologia (nota de corte de 37 pontos). Anestesiologia veio logo depois, com a média de 36 pontos.

O Dr. Vitor Vilano de Salvo realizou o curso Extensivo da Sanar e foi aprovado em Anestesiologia no Hospital Servidor Público Municipal (HSPM).

“Estudo foi baseado nas questões e leitura dos comentários! O Sanar tem um ótimo banco de questões, e os comentários realmente ajudaram no aprendizado!” contou, Vitor.

Ranking das especialidades mais concorridas

EspecialidadeVagasInscritosConcorrência
Otorrinolaringologia16161
Cirurgia Plástica29748,5
Neurocirurgia13939
Cirurgia Pediátrica13636
Urologia26030
Coloproctologia12626
Endocrinologia e Metabologia24723,5
Endoscopia Ginecológica24120,5
Cirurgia do Aparelho Digestivo22914,5
Gastroenterologia22311,5
Geriatria2126
Nefrologia166
Cirurgia de Cabeça e Pescoço155
Pneumologia Pediátrica144
Pneumologia133
Emergência Pediátrica221
Mastologia100

O que esperar da residência médica do Suzinho?

A residência na SMS-SP é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam concorrer a bons programas de residência médica para as áreas mais procuradas.

A oferta de vagas é ampla, principalmente para as especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade.

A prova é relativamente mais curta que os demais processos seletivos, o que pode ser uma vantagem para candidatos que tenham maior facilidade com provas contendo menor número de questões. 

Por fim, o suzinho fornece acesso aos principais hospitais municipais da cidade de São Paulo, dando ao médico a oportunidade de atuar num dos maiores centros hospitalares do país.

Sugestação de leitura complementar:

Referência

Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES)