Ciclos da Medicina

Residência médica no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

Residência médica no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE)

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Saiu o edital de residência médica no HIAE 2022/2023. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito mais!

O Hospital Israelita Albert Einstein foi eleito 3 vezes consecultiva pela revista americana Newsweek como um dos melhores hospitais do mundo. Em pesquisa feita em 27 países foi o único brasileiro no top 50 e latino-americano no top 100.  O hospital ficou em 34º lugar no ranking mundial. 

A Residência Médica é caracterizada pela excelência de ensino prático e teórico para os profissionais da saúde. O aprendizado se dá por meio de reuniões clínicas e aulas semanais, discussão de casos, workshops, análise crítica de artigos científicos e incentivos à pesquisa clínica e básica. Ainda, o residente tem contato com inovações tecnológicas, que oferecem uma formação completa e a oportunidade de utilizar toda a estrutura do HIAE.

Por esses e outros motivos, o programa de residência médica da Instituição é um dos mais procurados no Brasil. Vem com a gente conhecer mais sobre o edital, vagas e da seleção.

História da Instituição

O Hospital foi inaugurado oficialmente dia 28 de julho de 1971. A instituição cresceu e se desenvolveu, consolidando-se como um importante centro médico-hospitalar de alta complexidade, atualmente reúne um conceituado corpo de profissionais da saúde e dispõe da mais avançada tecnologia hospitalar.

Em 1981, foi plantada a semente da parte de ensino do Einstein. Em 1989 a semente deu fruto, ocorrendo a inauguração da Faculdade de Enfermagem e da Escola Técnica, ampliando ainda mais o ensino da Instituição. A partir dai, foram crescendo e desenvolvendo centros de pesquisa e ensino. Em 2016 passou a oferecer o curso de medicina. O ultimo foi projeto foi criado em 2022.

É uma instituição sem fins lucrativos que busca sempre se dedicar a assistência à saúde em cadeia de serviços de saúde: promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

O Einstein também atua no Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de 15 anos, atendendo 1,2 milhão de pessoas por meio de mais de 23 unidades públicas de saúde.

O que preciso saber sobre o processo seletivo?

A Seleção será constituída em duas fases. A 1ª fase uma prova escrita objetiva (Teórica) – sob a responsabilidade da Fundação
Carlos Chagas. E a 2ª fase uma prova prática e entrevista / análise de Curriculum Vitae – sob a responsabilidade do Hospital Israelita Albert
Einstein.

1° Fase

  • Áreas de Acesso Direto: prova com 75 questões de múltipla escolha, versando sobre o conteúdo programático do curso de graduação nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Preventiva e Social. O tempo máximo de realização da prova é de 4h.
  • Especialidades com Pré-requisito prova com 50 questões de múltipla escolha, versando sobre temas relacionados à área escolhida. O tempo máximo de realização da prova é de 2h30.

A Prova Escrita Objetiva Teórica terá peso 5 para todos os programas. São compostas de 4 alternativas, com apenas 1 correta.

2° Fase

Prova prática

A prova prática versará sobre os mesmos conteúdos programáticos da primeira fase, nos diferentes programas. Permite avaliar com mesma ênfase a maneira com que esses conteúdos são integrados a competências pessoais não cognitivas desejáveis ao médico que ingressa ao Programa de Residência Médica.

Serão consideradas e avaliadas competências consideradas essenciais como trabalho em equipe, comunicação, profissionalismo, ética e empatia. Além dos conteúdos teóricos.

Independente do tipo de especialidade, acesso direto ou com pré-requisito, a prova terá 5 estações, cada uma com duração de 9min. No caso da especialidade Transplante de Medula Óssea, a segunda fase terá apenas 1 questão espefícica, mas terá duração também de 9 min.

O peso dessa etapa é 5.

Entrevista e análise de currículo

A entrevista e análise de Curriculum Vitae ocorrerão no mesmo dia da prova prática e levarão em considerarão as informações enviadas previamente pelos candidatos. E terá peso 1.

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência?

A nota final (NF) será dada da seguinte forma:

NF = nota da prova objetiva x 5 + nota da prova prática x 4 + nota entrevista e análise de currículo x 1/10.

Para os candidatos que consigam comprovar o direito ao “Brasil Conta Comigo” e ao PRMGFC, terão um acrescimo de 10% no valor da nota.

Nota de corte no HIAE

As notas do último candidato aprovado no processo seletivo de 2021/2022, por especialides, estão dispostas na tabela a seguir:

Cronograma do processo seletivo

O edital foi lançado no dia 09/09/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:

  • Período de inscrições: 21/09/2022 a 21/10/2022;
  • Taxa de inscrição: R$ 700,00;
  • Prova Escrita objetiva Aplicação: 06/11/2022;
  • Divulgação do gabarito: 07/11/2022;
  • Resultado: 02/12/2022;
  • Prova prática e entrevista
    • Programas de Acesso Direto: 16/12/2022 ou 20/12/2022;
    • Programas com Pré-Requisito: 22/12/2022;
  • Resultado: 05/01/2023;
  • Resultado final e convocação para matrícula: 17/01/2023.

As inscrições para o processo seletivo  serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site da Fundação Carlos Chagas.

Contato

  • Telefone: (11) 3723-4388

Edital de residência no HIAE 2023: confira todas as vagas oferecidas para cada especialidade

O Einstein foi considerado o melhor hospital do Brasil e da America Latina nas especialidades oncologia, ortopedia e gastroenterologia. Foi ainda reconhecido na cardiologia, cirurgia cardiovascular, neurologia, neurociência, endocrinologia e pediatria.

Vagas por especialidade de acesso direto

Vagas para áreas com necessidade de pré-requisito

Como foi o último processo seletivo?

O processo seletivo de 2021/2022 do HIAE contou com 85 vagas distribuídas em 22 especialidades. Foram inscritos 2019 pessoas.

A médica Letícia Rezende Campos, que foi estudante do curso extensivo da Sanar Residência, foi aprovada em Medicina da Família e de Comunidade no HIAE e na UNICAMP.

“Com a flexibilidade de horários e objetividade das aulas da Sanar, foi possível conciliar trabalho e estudos, ganhando eficiência no aprendizado através da Mentoria, reforçando a importância da Revisão espaçada e focando no que realmente iria precisar para as provas. Como bônus, ganhei inúmeros aprendizados para a atuação profissional e “conheci” médicos exemplares para inspirar a carreira e a vida médica.”, conta Drª Campos.

Ranking das especialidades mais concorridas

Confira agora como foi a relação candidato/vaga para as especialidades:

O que esperar da residência no HIAE

Fazer residência médica em um dos Hospitais mais completos e bem conceituados do país é uma ótima oportunidade para o médico que busca excelência para sua formação.

No Albert Einstein, os residentes contam com a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e técnica, nas diversas áreas que integram ou apoiam a prestação de serviços de saúde.

Além disso, o hospital conta com uma moderna estrutura hospitalar e tecnologias de última geração. Tudo isso proporciona ao residente a possibilidade de sair com excelente preparo para o mercado de trabalho.

Assista ao vídeo:

Veja também:

Referências