Residência Médica

Residência médica na FAMEMA

Residência médica na FAMEMA

Compartilhar

Sanar Residência Médica

4 min há 280 dias

O programa de residência médica da FAMEMA, oferece especialização em 29 áreas de conhecimento da Medicina, promovendo o treinamento e qualificação de médicos. Localizada na região Sul de Marília, região centro-oeste do estado de São Paulo, a cerca de 450 km da capital, a instituição está vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, onde ocorre os programas de residência.

Histórico da Instituição

O HC FAMEMA foi fundado em 1957 com o objetivo de atender a população de Marília e região. Em 1966, foi criada a FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília, que utilizou o recém construído Hospital das Clínicas para atendimento aos pacientes e também como cenário de prática de seus alunos. Desde 2007 a FAMEMA conta com apoio de uma instituição privada (FAMAR).

O HC FAMEMA atua na assistência de média e alta complexidade, sendo referência em diversas especialidades. Atende 62 municípios, uma população estimada em 1 milhão e 200 mil vidas. O hospital é constituído por cinco Unidades de Produção:

  • Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade
  • Departamento de Atenção à Saúde Materno Infantil
  • Departamento de Atenção à Saúde Ambulatorial Especializada e Hospital Dia
  • Departamento de Atenção à Saúde de Apoio, Diagnóstico e Terapêutica
  • Departamento de Atenção à Saúde em Hemoterapia

O processo seletivo

O processo seletivo da FAMEMA (edital 2020) foi realizado em etapa única. A prova teórica foi composta por 20 questões (valor: 100 pontos) discursivas, baseadas em situações clínicas, com dados de contexto de saúde do paciente, voltadas para o raciocínio clínico, sendo 4 questões de cada área: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Para os programas com pré-requisito as questões foram compostas por temas de cada área escolhida.

Edital de residência médica da FAMEMA

O edital de 2021 ainda não foi divulgado. O edital para o programa de residência de 2020 foi divulgado em 2019. As inscrições foram realizadas pelo site Residência Médica FAMEMA, no período de janeiro e fevereiro de 2020, mediante pagamento da taxa de R$ 200,00. A prova foi realizada em fevereiro de 2020 e o resultado saiu em março.

Na tabela abaixo estão as especialidades por vagas ofertadas no último edital (2020):

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Especialidades oferecidas

No último edital (2020), a FAMEMA oferece 17 vagas para programas de residência, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Acesso direto

  • Medicina da Família e Comunidade
  • Medicina Física e Reabilitação
  • Ortopedia e Traumatologia

Áreas com necessidade de pré-requisito

  • Hematologia e Hemoterapia
  • Nefrologia
  • Oncologia Pediátrica
  • Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular

Chamada para lista de melhores residências por especialidades

O que esperar da residência médica na FAMEMA

A residência médica na FAMEMA oferece a oportunidade de atuar frente ao hospital referência na prestação de assistência médico-hospitalar de média e alta complexidade da região centro-oeste de São Paulo. O HU-FAMEMA é voltado para o aperfeiçoamento de médicos, técnicos e alunos, possibilitando a realização de pesquisas, estágios, cursos de pós-
-graduação e eventos científicos, proporcionando ao residente uma vivência multidisciplinar e humanística.

Sanar-Residência-Médica-Trial-Extensivo-R1-2021

Confira o vídeo:

Posts relacionados:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.