Residência Médica

Enare 2022/23: o que é, etapas da seleção, cronograma, vagas e mais

Enare 2022/23: o que é, etapas da seleção, cronograma, vagas e mais

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

O Exame Nacional de Residência (Enare) é um processo seletivo unificado direcionado para a distribuição de vagas de Residência Médica, multi e uniprofissionais.

O Enare é realizado pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh/MEC) e tem como principal objetivo democratizar o acesso aos programas de residência médica.

No último edital (2021/22), o Enare contou com a participação de mais de 80 instituições de residência do país e disponibilizou 2.300 vagas. A tendência é que o número de instituições participantes e de vagas aumente a cada ano.

Vale ressaltar que o 1° lugar geral do Enare 2021/22 foi aluno do curso preparatório de residência médica da Sanar. O Dr. Lucas Palhares Baeta Duarte alcançou 974,10 pontos de nota final. Vale ressaltar que a pontuação máxima do exame é 1000.

Não resta dúvida sobre a importância deste processo seletivo para quem almeja ser residente, e muita gente já sabe disso. E você? Quer estar preparado(a) para saber tudo sobre o Enare agora mesmo?

Se a sua resposta for “sim”, você precisa continuar lendo este conteúdo completo para entender exatamente tudo sobre o que é o Enare, como funciona o processo seletivo, as vantagens de se inscrever, quais assuntos estudar e muito mais.

Vamos nessa?

O que é o Enare?

O Exame Nacional de Residência consiste numa avaliação que visa selecionar candidatos para vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissionais.

Criado em 2020, o exame visa promover igualdade de condições e acesso para as vagas ofertadas em todo o Brasil.

Os inscritos no Enare conseguem fazer a prova em qualquer uma das capitais brasileiras. O exame também é aplicado em mais 23 cidades polo. Esta prova compõe 90% da nota, sendo os restantes 10% preenchidos pela análise curricular.

Após obtida a nota final, o candidato passará por uma espécie de leilão de vagas. Ele poderá escolher qual instituição realizará a residência escolhida.

Histórico do processo seletivo

O Enare surgiu da necessidade de otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos.

Em 2020, um projeto piloto entre o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi realizado com a participação de oito instituições.

Segundo dados divulgados pelo MEC, a edição contou com mais de 4 mil inscritos disputando 304 vagas. Em 2021, foi aberta a possibilidade de cadastramento de outras instituições ao programa, ampliando vagas e oportunidades.

Antes do Enare, cada hospital/universidade realizava sua própria seleção. Isso gerava algumas dificuldades para as instituições como critérios, etapas, datas e notas de corte diversas, risco maior de vagas ociosas. E também onerava e tornava os processos mais complexos.

A proposta com o Enare é diminuir esses problemas, principalmente o da redução de vagas ociosas. Há previsão que o número de vagas seja expandido para cerca de 14 mil vagas, conforme o número de instituições aderidas se torne maior.

Quais são as vantagens de participar do Enare?

Há muitas vantagens num processo seletivo unificado de residência médica como o Enare. Um deles é a data única de realização da prova.

Muitos candidatos, ao se inscreverem em provas de residência, sofrem o drama de precisar escolher qual processo seletivo irá prestar. Afinal, é comum duas instituições terem a mesma data de realização da prova, obrigando o candidato a optar por somente uma delas.

Com o exame, isso não será mais problema. É uma única prova é aplicada em todo o Brasil, na mesma data. Isso porque o exame é aplicado em todas as capitais do país e em mais outras cidades. Há outra vantagem aqui: o menor custo com deslocamento para realizar a prova.

Outras vantagens importantes do Exame Nacional de Residência médica são:

  • Maior número de vagas;
  • Menor custo de inscrição;
  • Qualidade do processo seletivo (isso porque a seleção é padronizada);
  • Possibilidade de uma preparação para prova mais qualificada (visto que não precisa de adequar as exigências de várias bancas);
  • Menos gasto com deslocamento para fazer prova e, consequentemente, menos burocracia. Afinal, os candidatos só precisam fazer uma prova.

Como funciona o processo seletivo do Enare?

De forma similar ao que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a seleção dos residentes é feita com base nas notas obtidas pelos candidatos no exame.

O processo seletivo do Enare tem duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira é a realização de uma prova objetiva, cujo percentual corresponde a 90% da nota. E a segunda etapa se refere à análise de currículo, que corresponde a 10% da nota. Saiba mais sobre o funcionamento do exame:

Inscrição

Os profissionais interessados em se inscrever no ENARE 2022/23 deve preencher o formulário eletrônico, exclusivamente via internet, no site oficial do exame, no período de 12/09 a 03/10/2022. A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição.

Para a edição 2022/2023, a taxa de inscrição para residência médica será R$ 270 (para todas as especialidades).

Podem participar do ENARE/EBSERH residência médica, médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre do curso.

Para as residências multi e uniprofissionais podem participar profissionais da área de saúde, desde que tenham concluído a graduação e estejam em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe.

Observação: em nenhum dos casos é possível repetir programa de residência que o candidato já tenha concluído anteriormente em outra instituição.

Após a realização da prova e divulgação das notas, o candidato poderá escolher por meio da plataforma do Enare as Instituições que possui interesse.

Etapas do processo seletivo do Enare

Prova objetiva

Enare Residência médica: os candidatos serão submetidos a questões de múltipla escolha, cada uma com 05 alternativas, das quais apenas uma delas é correta. Os assuntos cobrados variam de acordo com cada programa. Confira:

  • Acesso Direto: 100 questões igualmente divididas entre assuntos de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina Preventiva e Social e Pediatria.
  • Pré-requisito: 80 questões versando sobre temas relacionados à área pré-requisitada.

*A prova objetiva do Enare 2023 será realizada no dia 6/11/22, em 50 cidades brasileiras. A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo)

Enare residência Uni e Multiprofissional: os candidatos serão submetido a uma prova com 20 questões objetivas comuns às profissões de saúde e 40 questões específicas da profissão.

Análise de currículo

Os candidatos que alcançarem no mínimo 50% pontos na 1° etapa fica apto para a análise curricular (2° etapa).

É preciso enviar os documentos do currículo no ato da inscrição. Segundo o edital, somente serão aceitos documentos apresentados em papel com timbre do órgão emissor e respectivos registros, devendo constar todos os dados necessários à identificação das instituições, dos órgãos expedidores e à perfeita avaliação do documento.

Quer mandar bem no currículo? Se liga nessas dicas:

O item histórico escolar é o que pontua mais ( são 40 pontos), isso vale para quem tiver 50% de menção A ou SS, ou nota 9 a 10 ou 90 a 100. As outras atividades somam juntas 60 pontos. Vale destacar são aceitos:

  • Máximo de 1 Estágio extracurricular cursado, em regime de plantão, com no mínimo 12 h/semana (≥ 6 meses) em serviços ligados a Faculdade
  • Programas ou projetos de Extensão com no mínimo 30 horas na atividade (até 3)
  • Monitorias voluntárias (no máximo 2)
  • Trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais (até 3)
  • Máximo de 2 monitorias com processo seletivo
  • Programas de iniciação científico (até 3)
  • Máximo de 2 monitorias voluntárias
  • Trabalhos publicados (até 2)
  • Participação em ligas ou até 5 anos de representação estudantil em órgão colegiado.

Resultado

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional do item 10).

Contatos da instituição:

  • site oficial: enare.ebserh.gov.br
  • Telefone: (44) 3013-4900
  • E-mail: candidato@institutoaocp.org.br

E se eu te falasse que tem como seguir uma estratégia de estudo de 50 dias? O médico e professor Vinícius Cogo tem o segredo. Veja o cronograma!

Cronograma Enare 2023

  • Publicação do Edital: 23 agosto de 2022
  • Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição: 12/09 a 15/09/2022
  • Período de Inscrição para os Candidatos: 12/09 a 03/10/2022;
  • Taxa de inscrição: R$ 270
  • Divulgação do horário e local do exame: 21/10/2022
  • Prova objetiva: 06/11/22
  • Gabarito preliminar: 06/11/22
  • Período para recurso contra o Gabarito Preliminar: 07/11 e 08/11/2022
  • Divulgação do resultado do Exame Escrito – pós-recurso e do Gabarito Definitivo: 19/12/22
  • Prazo para envio via link da documentação para análise curricular: 15/09 a 05/10/2022
  • Divulgação do resultado preliminar da análise curricular: 19/12/2022
  • Recurso contra o resultado da análise curricular: 20/12 e 21/12/2022
  • Divulgação do resultado da análise curricular pós-recurso e Nota Final: 27/12/2022
  • Período para escolha para admissão – 1ª oportunidade: 02/01 a 06/01/2023
  • Resultado 1ª oportunidade: 09/01/2023
  • Período para escolha para admissão – 2ª oportunidade: 10/01 a 12/01/2023
  • Resultado 2ª oportunidade: 09/01/2023

Quantidade de vagas do Enare 2023

As vagas para residência médica são distribuídas em especialidades de acesso direto, com pré-requisito e ano adicional/área de atuação.

No último processo seletivo, a quantidade de vagas para residência médica ultrapassou 2.000 e a para a residência uniprofissional e multiprofissional, o número de vagas chega a 930.

Para esta edição (2022/23), estão sendo ofertadas:

  • Mais de 1.700 vagas para programas de residência de acesso direto;
  • + de 440 vagas para programas de pré-requisito;
  • Mais de 650 vagas para programas de área de atuação.

Leilão de vagas do Enare: como é o cálculo da nota final e o processo de admissão?

Para ser considerado aprovado no Enare, o candidato precisa obter a pontuação mínima exigida no edital.

A Nota Final dos candidatos habilitados será igual à soma das notas obtidas no Exame Escrito (objetivo) e na Análise Curricular , e da pontuação adicional (quando houver), aplicando a seguinte fórmula:

Nota final (NF) = (Nota da 1ª Etapa x 9) + (Nota da 2ª Etapa x 1) + (Pontuação Adicional).

Entenda em detalhes como funciona o leilão de vagas do Enare

O nome de “leilão” é devido ao número grande de vagas que é oferecido em diversas instituições e ao fato de que quem tira a maior nota tem a prioridade de escolher para qual lugar deseja ir.

Após obtida a nota final, o candidato passará por uma espécie de leilão de vagas. Ele poderá escolher até duas instituições nas quais desejaria realizar residência médica. Essa escolha se dará em duas oportunidades.

Na primeira oportunidade, o candidato poderá escolher até duas instituições que possuem vaga para o programa de residência escolhido no ato da inscrição do Enare.

Na segunda oportunidade, apenas os candidatos não classificados dentro das vagas disponíveis na primeira oportunidade poderão realizar novamente as escolhas.

A classificação dos candidatos habilitados será realizada em ordem decrescente de pontuação por especialidade e por instituição, considerando as opções indicadas pelos candidatos. A lista de escolhas e classificações dos candidatos por especialidade e instituição é atualizada diariamente, às 0h.

Caso o candidato não seja classificado dentro das vagas de uma das instituições escolhidas, ele passará a fazer parte da Lista de Espera – cuja convocação depende de ter sobrado vaga nas instituições após a convocação de todos os candidatos selecionados nas listas de primeira e segunda oportunidade.

Qual é a melhor forma de estudar para passar no Enare?

O primeiro passo para garantir a aprovação é conhecer bem o edital do processo seletivo e dominar os assuntos mais cobrados na prova objetiva.

Para estudar para o Enare, é importante ter em mente que uma rotina de estudos faz toda diferença. Como costuma dizer o médico e professor Maurício Kitamura, preparação eficiente para prova “não é sobre motivação, é sobre constância”.

O nosso mestre em ginecologia explica que motivação é um gancho muito frágil para que consiga sustentar uma rotina de estudos satisfatória. Então, é preciso se manter revisando conteúdos regularmente. Lembre-se que o nosso cérebro aprende por repetição.

Outro ponto importante para aprovação é teste seus conhecimento. Faça questões sobre as especialidades e participe de simulados. Afinal, é assim que você vai entender como funciona a prova, testar seu tempo de resposta e identificar quais assuntos você tem mais dificuldade e precisa de uma atenção maior ao revisar. Nada de ficar só lendo e assistindo aula!

Aproveite nossa super oportunidade e faça os simulados para prova de R1 gratuitos da Sanar!

Quais são os assuntos mais cobrados na prova do Enare?

A prova do Enare cobra assuntos das cinco grandes áreas da medicina. São elas: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia e preventiva.

As áreas aparecem praticamente na mesma proporção nas questões da prova. De forma estatística temos:

  • Clínica médica – 25,45%
  • Cirurgia – 20,85%
  • Preventiva – 19,35%
  • Ginecologia e Obstetrícia – 19,15%
  • Pediatria -15,20%

Lista dos assuntos mais cobrados no Enare por especialidade

Clínica médica

  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Insuficiência cardíaca
  • Cirrose e suas principais causas
  • Diabetes mellitus: diagnóstico, fisiopatologia e classificação
  • Cirrose e suas principais consequências
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Insuficiência cardíaca
  • Cirrose e suas principais causas
  • Diabetes mellitus: diagnóstico, fisiopatologia e classificação
  • Cirrose e suas principais consequências
  • Síndrome coronariana aguda
  • Hemostasia e Trombose
  • Hepatites Virais
  • Taquiarritmias
  • Oncodermatologia
  • Dengue, Zika e Chikungunya

Cirurgia Geral

  • Colelitíase
  • Hérnias
  • ATLS – Trauma Torácico
  • Bases da Cirurgia e Procedimentos
  • Pré e Pós operatório
  • ATLS – Atendimento inicial ao politraumatizado
  • Abdome agudo inflamatório
  • ATLS – Trauma abdominal
  • Obstrução Intestinal
  • Tumores de pâncreas e periampulares
  • Apendicite Aguda
  • Pancreatite aguda
  • Complicações cirúrgicas
  • Tumores de cólon e reto
  • Hemorragia Digestiva Alta
  • ATLS – Queimaduras
  • ATLS – Trauma cranioencefálico

Preventiva

  • Medicina da família e comunidade
  • Atenção primária
  • Vigilância em Saúde
  • História do SUS e leis orgânicas da saúde
  • Indicadores de Saúde
  • História natural da doença e níveis de prevenção
  • Estudos Epidemiológicos
  • Programas e Políticas do SUS
  • Financiamento e Funcionamento do SUS
  • Testes Diagnósticos
  • Ética Médica
  • Notificação Compulsória
  • Medicina Baseada em Evidências e Bioestatística
  • Saúde do Trabalhador
  • Ferramentas da atenção primária

Ginecologia e Obstetrícia

  • Assistência pré-natal
  • Hemorragias da primeira metade da gestação
  • O parto
  • HPV e Câncer de colo uterino
  • Planejamento Familiar
  • Sangramento Uterino Anormal
  • Diagnóstico de gestação e fisiologia da gestação normal
  • Doenças hipertensivas na gestação
  • Vulvovaginites e Cervicites
  • Puerpério
  • Climatério
  • Doenças intercorrentes na gestação
  • Infecções: Sífilis, HIV e Toxoplasmose na gestação
  • HPV e Câncer de colo uterino
  • Imagenologia mamária e neoplasias de mama

Pediatria

  • Puericultura
  • Diarreia aguda e desidratação
  • Lactente sibilante e asma
  • Imunizações
  • Doenças exantemáticas
  • Aleitamento materno
  • Pneumonia comunitária na pediatria
  • Hebiatria e puberdade
  • Infecções de vias aéreas superiores
  • Tuberculose na infância
  • Testes de triagem neonatal
  • Síndrome nefrótica e nefrítica

Tem como estudar para ir bem na prova do Enare mesmo tendo pouco tempo?

Sim. De acordo com o Dr. Vinícius Cogo, que é especialista em carreira médica, das 100 questões do ENARE 2022, 20 serão temas que você estuda em 1 semana, no máximo. Os temas são:

  1. Atenção primária
  2. História natural da doença e níveis de prevenção
  3. O parto
  4. Vigilância em saúde
  5. Ética médica
  6. HPV e câncer de colo uterino
  7. Câncer gástrico
  8. Tratamento cirúrgico do DRGE
  9. Medicina baseada em evidências
  10. Bioestatística

Cronograma de estudos gratuito: como estudar para prova do Enare em 30 dias

Quer um guia para organizar seus estudos para a prova do Enare? A Sanar Residência Médica preparou um cronograma gratuito para você!

BAIXAR CRONOGRAMA DE ESTUDOS GRATUITO

Como foi a última prova do Enare?

O Enare 2021/22 teve mais de 42 mil inscritos para as 3,2 mil vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional, em 81 instituições do país.

Ao levarmos em consideração o primeiro exame, houve um aumento de cerca de 900% no número vagas ofertadas.

As especialidades de acesso direto mais concorridas na edição 2021/22 (relação candidato/vaga) foram:

  • Neurocirurgia: 28,18
  • Psiquiatria: 26,9
  • Otorrinolaringologia: 22,45
  • Dermatologia: 21,67
  • Anestesiologia: 21,5

Aproveite para conferir o vídeo de correção comentada da última prova do Enare da Sanar!

1° lugar do Enare 2021/22

O Dr. Lucas Palhares, 1° lugar do Enare 2021/22, contou que o que fez a diferença para sua aprovação foi ter foco e estudar com as ferramentas certas.

Olha só o depoimento dele após conferir o resultado da seleção:

“Quando as provas de R1 chegaram eu entendi como estudar com qualidade é importante. E que às vezes confiança em alguém para nos mostrar o caminho que devemos trilhar. Mesmo que seja difícil, é o que precisamos. Não existe fórmula pronta, cada um tem que achar a melhor forma de estudar e o seu caminho e com a sanar eu encontrei meu”,

– Dr. Lucas Palhares

Dicas de estudo do 1° lugar do Enare

Para que você se sinta ainda mais seguro(a) nos estudos, a Sanar convocou o Dr. Lucas Palhares e os médicos e professores Vinícius Cogo e Maurício Kitamura para um super papo com dicas para estudar de forma centrada e eficiente para a prova.

Assista agora:

Tabela completa de vagas Enare 2023

A Sanar Residência Médica uniu todos os anexos de vagas disponíveis por especialidade de todos os programas (acesso direto, pré-requisito e área de atuação) em um só documento para você. Confira:

Acessar Tabela Completa de Vagas Enare

Dúvidas comuns sobre o Enare

As vagas para o ENARE vão aumentar?

Hoje, o Ministério da Saúde financia a formação de 14.188 residentes médicos. No exame de 2021/22, somente 2.300 vagas estão sendo contempladas. Portanto, é fato o interesse do ministério em expandir o ENARE para as suas 14 mil vagas.

Posso fazer o exame como treineiro?

Poder você pode. Você só vai ser excluído da seleção. O momento da sua exclusão não fica claro. Provavelmente, você poderá fazer a prova, mas não a sua pontuação divulgada. O Enare é exclusivo para médicos formados ou formandos em Medicina, cursando o último semestre.

Quais provas são parecidas com o Enare que vale a pena fazer para treinar?

A Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) é a banca que realiza a maioria das provas da EBSERH e tem o estilo de prova muito parecido com a VUNESP. Questões diretas, pedindo a conduta e sem muitos rodeios.

Se interessou pela prova do Enare? Pretende se inscrever? Você precisa conhecer as opções de cursos preparatórios da Sanar.

Posts relacionados