Imunologia

Saiba tudo sobre o uso da vacina da covid em bebês

Saiba tudo sobre o uso da vacina da covid em bebês

Compartilhar

A vacina para bebês contra covid-19 parece estar mais próxima. Você sabe como funciona essa vacina?

Atualmente, a farmacêutica Zodiac, que é a representante da empresa Moderna no Brasil, busca obter liberação da  à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a vacinação de bebês a partir dos 6 meses de idade.

No Brasil, atualmente, apenas dois imunizantes estão sendo utilizados em crianças a partir de 5 anos de idade, que é a vacina da Pfizer e a Coronavac. Pensando em te deixar por dentro desse assunto, a Sanar reuniu as principais informações sobre o tema. 

Quando e como será a aplicação da vacina da covid em bebês?

Ainda não há uma data de quando começará a vacinação em bebês. Tudo depende da liberação da Anvisa, que estima-se que saia ainda neste primeiro semestre do ano.

Vale ressaltar que também depende da negociação da farmacêutica com o Ministério da Saúde para a compra dos imunizantes.

Em entrevista à imprensa internacional, o diretor médico da Zodiac, Eduardo Issa, afirmou que a farmacêutica tem estudos robustos sobre a segurança da vacina para crianças com idade inferior a cinco anos.

Conforme informações da farmacêutica, a posologia da vacina é de duas doses com intervalo de 28 dias. A diferença é a quantidade de medicamento para cada faixa etária. No caso dos bebês serão utilizadas doses que correspondem à apenas 25% da quantidade da dose de um adulto.

O que preciso saber sobre a vacina contra Covid-19 da Moderna?

A vacina da Moderna utiliza a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma tecnologia utilizada no imunizante da Pfizer.

Esse tipo de tecnologia age pelo o uso de proteínas de mRNA, que irão induzir a formação de antígeno viral.  A indução causará a resposta imunológica contra o patógeno.

Dessa forma, a vacina é capaz de inocular o material de mRNA e induzir o comando para as células do organismo produzirem os antígenos. Esses antígenos irão ficar livres na superfície celular e serão reconhecidos pelas células apresentadoras de antígenos. Consequentemente, haverá uma resposta imunológica.   

 Em síntese, a vacina funciona da seguinte maneira:

A vacinação é segura?

A vacina da Moderna é utilizada em adultos em 85 países. Além disso, tem autorização emergencial da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Assim como acontecerá no Brasil, nos Estados Unidos a empresa já fez um pedido de autorização de uso emergencial da vacina em crianças dos grupos de 6 meses. 

Segundo o estudo KidCOVE, há uma boa resposta de anticorpos neutralizantes na faixa etária de 6 meses de idade.

Além disso, como as vacinas de RNA não são feitas com patógenos vivos atenuados ou patógenos inativados, não são consideradas infecciosas.

Qual a importância de vacinar as crianças? 

Apesar da pandemia se encontrar em uma curva de decaimento, as novas cepas do coronavírus podem continuar contaminando. 

Todos estão suscetíveis à infecção, incluindo as crianças, as quais também podem transmitir. Por conta disso, é fundamental vacinar esse público, pois assim essa proteção irá se estender a família e amigos.

Saber mais sobre a vacinação de crianças

Fonte: Agência Internacional de Notícias Reuters, Jornal Extra e conteúdos da Sanar

Sugestão de leitura complementar

Compartilhe com seus amigos: