Índice
Tenha acesso gratuito à casos clínicos de medicina e fique por dentro dos principais problemas da rotina médica e saiba como conduzi-los.
A revista 40 Casos Clínicos Resumidos foi desenvolvido pela comunidade de ligas acadêmicas da Sanar, que já conta atualmente com mais de 30 ligas parceiras de todo o Brasil e já impactaram mais de 200 mil pessoas esse ano.
Essa ferramenta foi pensada para ser uma ferramenta para que você coloque em prática os conhecimentos adquiridos na teoria, além de desenvolver o raciocínio clínico e a capacidade de fazer diagnóstico diferencial para rever temas das diversas áreas da medicina.
Para isso, os casos são apresentados de forma mais direta e com três tópicos de discussão para que o leitor possa ter um panorama rápido sobre o caso apresentado. Aproveitem esse presente entregue pelas ligas parceiras da Sanar para a comunidade médica.
Confira um trecho do primeiro caso clínico abaixo:
APRESENTAÇÃO DO CASO CLÍNICO
Veja um exemplo dos casos clínicos de medicina que tem disponível na revista.
Paciente do sexo masculino, 62 anos, pardo, aposentado, hipertenso controlado, obeso, ex-tabagista (50 anos/maço), apresentou dispneia progressiva há dez meses e síncope há 1 mês.
O quadro de dispneia iniciou-se aos moderados esforços, evoluindo com piora nos últimos três meses, impossibilitando a realização de atividades rotineiras como tomar banho, pentear os cabelos e se vestir, associado a edema de membros inferiores (2+/4+), fraqueza, palidez e dor em região costal.
Além disso, foi diagnosticado recentemente com síndrome do túnel do carpo e apresenta “dor cansada” em região lombar e membros inferiores, fazendo uso de analgésicos comuns quando necessário, porém atribui este sintoma à idade avançada.
Exame físico:
Lúcido e orientado no tempo e no espaço, hipocorado, ausculta cardíaca com bulhas hipofonéticas, ausculta respiratória com murmúrio vesicular diminuído bilateralmente em bases, turgência jugular e fígado a quatro centímetros do rebordo costal.

Exames laboratoriais:
- Hemoglobina de 6,7 g/dL, hematócrito de 20,7%, VCM 88 fL, HCM 31 g/dL. Morfologia eritrocitária evidenciando formação de hemácias em Rouleaux;
- Leucócitos: 4.900;
- Creatinina = 2 mg/dL;
- Radiografia tórax: área cardíaca normal, derrame pleural bilateral;
- Eletrocardiograma: ritmo sinusal, de baixa amplitude, com distúrbio de condução do ramo direito. Discreta progressão da onda R nas derivações precordiais;
- Ecocardiograma: Aumento discreto dos átrios, função sistólica do ventrículo esquerdo (FEVE): 48% e disfunção diastólica tipo III (padrão restritivo).
Questões para orientar a discussão
- Quais informações do caso sugerem que o paciente tenha mieloma múltiplo?
- Em que consiste essa doença?
- Quais exames adicionais poderiam nos ajudar com a elucidação do diagnóstico?