Índice
A pergunta sobre os sintomas gastrointestinais na Covid-19 foi motivada pelos autores do artigo intitulado “Can COVID-19 present unusual GI symptoms?”.
Algumas semanas antes da explosão de casos da COVID-19, os autores perceberam um aumento de 20% na clínica de gastroenterologia que atendiam. Os pacientes apresentavam sintomas variados, para incluindo:
- Dor epigástrica
- Constipação
- Diarreia
- Náusea
- Nômitos
- Dor muscular
- Melena.
Estes pacientes não responderam à terapia usual para estas condições.
Devido à falta de resposta terapêutica, os autores foram levados a pesquisar mais profundamente a condição clínica destes pacientes, realizando exames laboratoriais e de imagens, como tomografia computadorizada de abdome e pelve, endoscopia e colonoscopia.
Resultados dos exames de investigação
A maioria dos pacientes tiveram os testes laboratoriais, endoscopia e colonoscopia normais. Porém, na tomografia de abdome/pelve, foram notados alguns achados anormais. Devido ao surto de COVID-19 no local, os autores foram levados a suspeitar de infecção pelo SARS-CoV-2.
Com o objetivo de realizar investigação mais acurada, realizaram tomografia computadorizada de tórax e teste RT-PCR para SARS-CoV-2. Foram surpreendidos com o resultado: TODOS os pacientes com sintomas gastrointestinais testaram positivo para o novo coronavírus.
A tomografia de tórax também havia mostrado diversas alterações decorrentes de acometimento pulmonar.
Nenhum paciente apresentou sintoma respiratório, não houve desfecho de óbito, e a recuperação se deu entre 2-3 dias, sem uso de qualquer medicação.
Baseado neste acontecimento, os autores acreditam haver um espectro clínico da COVID-19 que se manifesta através de sintomas incomuns e gastrointestinais.
Os autores propõem que haja investigações para definir se existe um acometimento gastrointestinal na COVID-19 que antecede o acometimento pulmonar.
A resposta à esta pergunta poderá ajudar os médicos a oferecerem melhor cuidado aos pacientes com COVID-19 antes do acometimento pulmonar acontecer.
Todo médico deve estar ciente dos sintomas não usuais que a COVID-19 pode apresentar. O conhecimento destes sintomas não usuais pode ajuda-los a detectar mais precocemente um paciente SARS-CoV-2 positivo, oferecer melhor tratamento, e iniciar medidas de isolamento, evitando de forma precoce o contágio de outros indivíduos.
Confira o vídeo:
Leia mais artigos científicos sobre a Covid-19
Confira também esses temas relacionados:
- Ficha Clínica COVID- 19 – Yellowbook
- Guia de Conduta Médica para COVID-19
- Aprenda a manejar pacientes com suspeita de Covid-19
- Caso clínico de covid-19
- Aula grátis de Coronavírus com Álvaro Costa – Sanarflix
- Linha do tempo no Brasil