Ciclo Básico

Calouro de medicina: conheça cinco erros que precisa evitar

Calouro de medicina: conheça cinco erros que precisa evitar

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

É calouro de medicina? Imagino que sua cabeça deve estar em um turbilhão de emoções – da felicidade da aprovação no curso dos sonhos até o receio de como serão as coisas na faculdade. Porém, não se desespere nesses primeiros semestres do curso.

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que é muito comum se sentir perdido e até mesmo cometer erros. Essa publicação tem como principal objetivo trazer os principais erros cometidos pelos estudantes de medicina no início do curso. Assim, você tem a chance de se preparar e evitá-los.

Quais são os principais erros do calouro de medicina?

O início de qualquer graduação é um momento de conhecer diferentes cenários, se adaptar a eles e conseguir encontrar os próprios artifícios de vencer as dificuldades da formação.

Entre os erros mais comuns dos calouros estão:

  • se perder entre os métodos de estudo;
  • comprar materiais de estudo desnecessários e/ou em excesso;
  • não se dedicar de forma eficiente as matérias;
  • esquecer de si mesmo entre as várias madrugadas de estudo para provas e/ou para entregar trabalhos.

Vale lembrar que nem todos os estudantes são iguais, cada um tem seus desejos, objetivos e características. Assim, o que é um erro para outro nem sempre é um erro para você. Porém, existem algumas coisas que são comuns para a maioria dos estudantes de Medicina que você pode se atentar. Vamos conhecê-los e aprender como evitar?

Gastar uma fortuna em livros

Fuja disso! Sabemos que no início a empolgação é enorme para garantir todos os materiais possíveis para potencializar os estudos, mas não precisa ser assim.

Você precisa entender que seus investimentos com livros precisam ser certeiros e trazerem resultado para você. Caso contrário, é super tranquilo aproveitar apostilas online e os exemplares da biblioteca da faculdade. Vale tentar conseguir emprestado ou estudar pelo resumo desses livros.

Início do ciclo básico e os livros

No início do Ciclo Básico, você vai usar muito os livros Netter, Moore, Gray’s, Berne, Porto, Alberts, dentre outras obras. Porém, não vale a pena comprar esses livros.

Caso queira ter um livro para chamar de seu, te indico investir em um livro de Anatomia para você ter de consulta. Isso porque a maioria desses materiais são muito caros, e costumam servir apenas para a parte inicial do curso.

Para comprar um livro de cada matéria inicial, como fisiologia, anatomia, BMC, bioquímica e semiologia, você chega a gastar até mais de 2500 reais se recorrer a livros de referência.

Leia também este artigo: livros para calouros de medicina

Achar que a faculdade é igual ao colégio

Querer aplicar os hábitos do colégio durante a graduação é um erro que calouros de medicina possuem. Ouso dizer que esse é um erro comum de qualquer iniciante na graduação.

A dica principal aqui é: trabalhe a sua mente para entender que a faculdade é o início efetivo da sua carreira profissional.

Dica de ouro: graduação é a porta de entrada pro mercado de trabalho

De alguma forma, tudo que você vivenciar na faculdade pode influenciar na na sua carreira (claro, com diferentes graus de importância). O que isso significa na prática?

Dedique-se a todas as matérias, respeite seus colegas e professores, exponha uma atitude responsável e profissional e tenha maturidade frente a sua formação. Pode ter certeza que essa dica vai te ajudar a formar um bom networking, além de te ajudar a aproveita melhor os ambientes acadêmicos.

Estudar de madrugada e os péssimos hábitos alimentares

Tenha em mente que você faz faculdade de medicina, mas não precisa agir como se a sua vida fosse definida única e exclusivamente em ser estudante de medicina. Você precisa separar os estudos da sua vida pessoal.

Aqui, é importante desenvolver maturidade para saber qual o nível de dedicação que precisa ter e como conciliar isso com a sua vida pessoal. Isso vale principalmente para o início do curso, período em que as pessoas acreditam que são obrigados a dar conta de tudo e gravar tudo.

Dica de ouro: internalize que você não vai gravar tudo

Achar que precisa gravar absolutamente tudo é uma visão errada. Ninguém sai do curso sabendo de tudo, muito menos dos detalhes vistos no Ciclo Básico.

As matérias da faculdade, em sua maioria, servem para te dar uma base dos pilares da Medicina, e isso é mais evidente no início do curso. Vale conversar com veteranos para ter uma noção melhor do que é mais importante se dedicar. Dessa forma, você evita virar todas as noites estudando.

Outra dica aqui é cuidado para não exagerar no café e nem em nenhuma substância para se manter acordado. Você precisa priorizar a sua saúde.

Calouro de medicina costuma querer seguir todos os métodos de estudo

O curso de medicina é pesado e vasto em conteúdo. É inegável o tanto de assuntos, trabalhos e provas que passará durante sua formação. Por isso, é importante que você encontre a melhor forma de estudar.

As opções de métodos e materiais de estudo são variadas, mas você precisa entender qual é a sua melhor forma de estudar. Entre elas:

  • mapas mentais,
  • resumos,
  • flascards,
  • aulas e
  • podcasts.

Antes de escolher o seu, pense o que faz mais sentido para o seu processo de aprendizado. Você acompanha mais os assuntos através de elementos visuais, auditivos, os dois? O primeiro passo é entender isso.

Dica de ouro: saiba onde encontrar todos os materiais de estudo para calouros de medicina

Você pode adquirir um serviço que reúne todos os tipos possíveis de materiais de estudo e testar qual funciona melhor para você. Não sabe como fazer isso? Vale conhecer o SanarFlix.

A plataforma de streaming é a mais completa para formação médica. No SanarFlix, você pode encontrar centenas de videoaulas, resumos completos, mapas mentais, questões e apostilas para garantir um domínio de todos os assuntos cobrados na faculdade.

Além disso, com um time de professores padrão USP, o SanarFlix oferece aulas completas, objetivas, didáticas e focadas na maior retenção do conhecimento.

[QUERO ADQUIRIR O SANARFLIX]

Tem muito calouro de medicina que fica limitado na sala de aula

No curso de Medicina, muito do que você irá aprender e vivenciar será fora da sala de aula. Participar de grupos de pesquisa, ligas acadêmicas, monitorias ou estágios são atividades essenciais na busca por uma boa e completa formação acadêmica.

Basicamente, você precisa se pautar em 3 eixos:

  • ensino,
  • pesquisa e
  • extensão.

Assim, garantindo um bom desempenho no ensino na sala de aula, você deve buscar partir para iniciar suas atividades científicas e também a extensão, com estágios e outras atividades extracurriculares.

Lembre-se de equilibrar suas demandas, nada de querer se comprometer com todas as atividades possíveis de uma vez. Escolha as suas prioridades com calma, baseando-se nos seus gostos e objetivos.

Sugestão de leitura complementar

Veja também: