Carreira

Minha carreira médica é influenciada pelas notas da faculdade?

Minha carreira médica é influenciada pelas notas da faculdade?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Você já parou para pensar se a carreira médica é influenciada pelas notas durante a faculdade de medicina?  Será que é necessário tirar boas notas para ter um reconhecimento profissional?

Para responder a essa pergunta, a Sanar trouxe algumas reflexões sobre esse tema.

Carreira médica x notas da faculdade

Por mais que o seu sucesso profissional tenha relação direta com uma boa formação acadêmica, tirar só notas boas não garantem que o estudante será um bom médico.

Um profissional médico de sucesso precisa ter conhecimento científico, humanismo e ética. Não adianta, por exemplo, tirar só notas 10 e não ter uma postura ética no seu trabalho. 

Além disso, sabe-se que a faculdade de medicina exige uma alta demanda dos seus estudantes. É compreensível que os alunos não sejam excelentes em todas as competências exigidas.

Para ingressar em uma Residência, por exemplo, o que mais importa é a nota da prova de residência e seu currículo acadêmico. Dessa forma, mais importante que as notas do boletim, é a vivência do estudante na Universidade, como: 

  • Participar de iniciação científica
  • Ligas acadêmicas;
  • Projetos de extensão;
  • Publicações acadêmicas; 
  • Cursos extracurriculares

Vale assistir esses vídeos para entender mais sobre a iniciação científica e as ligas:

No entanto, é claro que notas são importantes para consolidar conhecimento. Porém, não fique obcecado em ter sempre as melhores notas. É preciso viver o processo de formação acadêmica.

Além disso, ninguém além de você tem controle sobre a sua formação, então não espere que somente estudar para provas te tornem um profissional de qualidade.

A prova como validação da excelência acadêmica

O seu nível de desempenho na faculdade é medido através das notas que você irá tirar nas provas e trabalhos ao longo do curso. Uma das razões mais óbvias para obter boas médias é ter provas escritas e validadas do seu bom desempenho acadêmico.

Além disso, as notas funcionam como medidas. Elas podem te ajudar a atingir metas, entregar as coisas em tempo e ter sucesso na sua vida profissional.

Suas notas, além de demonstrarem um bom desempenho acadêmico, também indicam foco e disciplina profissional.

As avaliações da faculdade medem conhecimento?

A prova possui duas principais funções: 

  • Caráter avaliativo; 
  • Motivação, fazendo com que o aluno busque estudar.

Contudo, tirar notas boas não quer dizer que o aluno é excelente e aprendeu tudo. Muitos alunos buscam memorizar só o necessário para responder a prova. 

Assim como outros estudaram muito, mas não estavam em um bom dia no horário da avaliação ou se sentiram sobrecarregados com tantas demandas.

Por isso, a prova não pode ser a única régua para avaliar que uma pessoa é um bom aluno. É necessário avaliar o comprometimento do mesmo durante o aprendizado.

Sugestões de conteúdos para turbinar sua carreira médica