Outros

Como atuar como médico Estados Unidos

Como atuar como médico Estados Unidos

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Você é médico, quer morar fora do país e atuar profissionalmente nos Estados Unidos? Saiba o que você deve fazer com a Sanar!

Os Estados Unidos contam com a maior população de brasileiros fora do Brasil. Segundo dados do Itamaraty de 2020, o país conta com mais de 1,7 milhão de brasileiros em seu território.

Estados como a Flórida, Nova Iorque, Massachusetts e a Califórnia são alguns dos principais destinos da comunidade brasileira nos EUA.

Para os médicos, não seria diferente! Se você tem interesse em atuar como médico nos EUA, esse texto é ideal para você!

Vamos nessa?!

Existe mercado para médico estrangeiro nos EUA?

Se você tem duvidas sobre o quão receptivo o mercado de trabalho para médicos estrangeiros é no Estados Unidos, tranquilize-se!

O país precisa de médicos de outros países. As dificuldades no processo se concentrarão na validação de seu seu diploma. Mesmo tendo residência, você terá que passar pelos exames a seguir.

Primeira etapa para atuar nos EUA

Você terá que acessar o site do World Directory of Medical Schools para checar se sua faculdade de medicina é reconhecida pelo EUA.

Feito isso, é fundamental que você realize seu cadastro no Education Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG), agência estadunidense que avalia credenciais médicas, envie todos seus documentos.

A ECFMG é a instituição responsável por lidar com toda a documentação dos candidatos estrangeiros.

Com a verificação dos seus documentos, você irá passar por alguns exames chamados de steps. Ao concluí-los, o seu certificado será assinado pela ECFMG, atestando que você está preparado para atuar nos Estados Unidos.

Etapas necessárias para atuar como médico nos Estados Unidos

O United States Medical Licensing Examination (USMLE) é responsável pela realização dos testes que todos os médicos estrangeiros precisam passar para poder atuar e fazer a residência médica nos EUA.

Os famosos STEPs são exames para testar seus conhecimentos em medicina. Além disso, eles também servem para testar sua proficiência na língua inglesa.

O Step 1 é referente ao ciclo básico, enquanto o Step 2CK e o Step 3 são referentes, respectivamente, ao ciclo clínico e à prova prática. Essas provas têm custos médio de $1000 dólares tanto para o Step 1 e Step 2CK .

Step 1 – Ciclo Básico

Esse exame online avalia seu conhecimento nas áreas básicas aplicados à clínica, com ênfase em doenças, princípios da saúde e modos de terapia.

O número de questões por bloco pode variar, mas nunca será maior que 50. Elas são espalhadas em 7 blocos de 1 hora e se dão em um teste de 8 horas. A quantidade de questões, ao todo, não ultrapassará 280.

O Step 1 só pode ser feito em locais credenciados. No Brasil, pode ser feito em: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado demora cerca de 1 mês para sair.

Step 2 (CK)

Esse exame é dividido em 2 partes: Clinical Knowledge (CK) e Clinical Skills (CS).

As duas partes são agendadas separadamente contendo parte teórica e prática.

A parte teórica possui, no máximo, 318 questões e se assemelha a prova de residência do Brasil, tem 8 blocos, 9 horas de prova feitos em um dia, 60 minutos por bloco. Também pode ser feita no Brasil.

Já na parte prática, o candidato é avaliado em quesitos como conhecimento gerais, ética e profissionalismo, todos através de 12 atendimentos do tipo primeira consulta. A prova prática é, obrigatoriamente, realizada nos EUA.

Os resultados do step 2 demoram cerca de 3 mês para sair. Ao concluir essas etapas você recebe o diploma que certifica que você pode atuar como médico no país.

Step 3

Se você quer fazer residência nos Estados Unidos, esse step será necessário para você. São dois dias de prova. Nessa etapa são incluídos casos que refletem situações rotineiras no dia a dia de um médico generalista.

Essa fase avalia a parte clínica, abarcando diagnóstico e tratamento do paciente. Os candidatos com o visto J1, visto de intercâmbio para treinamento médico nos EUA emitido pelo ECFMG que tem tempo máximo de 7 anos, podem fazer a prova durante a residência.

Já os candidatos com visto H1, visto de trabalho que dura, no máximo, 6 anos, tem licença para trabalhar sem supervisão médica. Para isto, você precisa ter passado nos Step 3.

Quando você estiver com todas as notas, você pode enviá-las junto com todos os seus documentos para os hospitais que você escolheu.

Match Day

Após esses exames, o candidato irá participar da etapa conhecida como Match.

Ele irá selecionar programas que mais tem interesse em cursar e a partir disso, os programas enviarão convite para uma entrevista.

Com o final das entrevistas, os candidatos e os programas terão seus rankings de preferência cruzados. Em uma data estipulada conhecida como Match Day, o resultado desse cruzamento sai, indicando onde cada candidato foi selecionado.

Aqueles candidatos que não foram selecionados podem tentar as vagas residuais de outros programas.

Sugestão de leitura complementar