Search
Close this search box.

Como atuar como médico Estados Unidos

Médico nos Estados Unidos

Índice

Você é médico, quer morar fora do país e atuar profissionalmente nos Estados Unidos? Saiba o que você deve fazer com a Sanar!

Os Estados Unidos contam com a maior população de brasileiros fora do Brasil. Segundo dados do Itamaraty de 2020, o país conta com mais de 1,7 milhão de brasileiros em seu território.

Estados como a Flórida, Nova Iorque, Massachusetts e a Califórnia são alguns dos principais destinos da comunidade brasileira nos EUA.

Para os médicos, não seria diferente! Se você tem interesse em atuar como médico nos EUA, esse texto é ideal para você!

Vamos nessa?!

Existe mercado para médico estrangeiro nos EUA?

Se você tem duvidas sobre o quão receptivo o mercado de trabalho para médicos estrangeiros é no Estados Unidos, tranquilize-se!

O país precisa de médicos de outros países. As dificuldades no processo se concentrarão na validação de seu seu diploma. Mesmo tendo residência, você terá que passar pelos exames a seguir.

Primeira etapa para atuar nos EUA

Você terá que acessar o site do World Directory of Medical Schools para checar se sua faculdade de medicina é reconhecida pelo EUA.

Feito isso, é fundamental que você realize seu cadastro no Education Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG), agência estadunidense que avalia credenciais médicas, envie todos seus documentos.

A ECFMG é a instituição responsável por lidar com toda a documentação dos candidatos estrangeiros.

Com a verificação dos seus documentos, você irá passar por alguns exames chamados de steps. Ao concluí-los, o seu certificado será assinado pela ECFMG, atestando que você está preparado para atuar nos Estados Unidos.

Etapas necessárias para atuar como médico nos Estados Unidos

O United States Medical Licensing Examination (USMLE) é responsável pela realização dos testes que todos os médicos estrangeiros precisam passar para poder atuar e fazer a residência médica nos EUA.

Os famosos STEPs são exames para testar seus conhecimentos em medicina. Além disso, eles também servem para testar sua proficiência na língua inglesa.

O Step 1 é referente ao ciclo básico, enquanto o Step 2CK e o Step 3 são referentes, respectivamente, ao ciclo clínico e à prova prática. Essas provas têm custos médio de $1000 dólares tanto para o Step 1 e Step 2CK .

Step 1 – Ciclo Básico

Esse exame online avalia seu conhecimento nas áreas básicas aplicados à clínica, com ênfase em doenças, princípios da saúde e modos de terapia.

O número de questões por bloco pode variar, mas nunca será maior que 50. Elas são espalhadas em 7 blocos de 1 hora e se dão em um teste de 8 horas. A quantidade de questões, ao todo, não ultrapassará 280.

O Step 1 só pode ser feito em locais credenciados. No Brasil, pode ser feito em: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O resultado demora cerca de 1 mês para sair.

Step 2 (CK)

Esse exame é dividido em 2 partes: Clinical Knowledge (CK) e Clinical Skills (CS).

As duas partes são agendadas separadamente contendo parte teórica e prática.

A parte teórica possui, no máximo, 318 questões e se assemelha a prova de residência do Brasil, tem 8 blocos, 9 horas de prova feitos em um dia, 60 minutos por bloco. Também pode ser feita no Brasil.

Já na parte prática, o candidato é avaliado em quesitos como conhecimento gerais, ética e profissionalismo, todos através de 12 atendimentos do tipo primeira consulta. A prova prática é, obrigatoriamente, realizada nos EUA.

Os resultados do step 2 demoram cerca de 3 mês para sair. Ao concluir essas etapas você recebe o diploma que certifica que você pode atuar como médico no país.

Step 3

Se você quer fazer residência nos Estados Unidos, esse step será necessário para você. São dois dias de prova. Nessa etapa são incluídos casos que refletem situações rotineiras no dia a dia de um médico generalista.

Essa fase avalia a parte clínica, abarcando diagnóstico e tratamento do paciente. Os candidatos com o visto J1, visto de intercâmbio para treinamento médico nos EUA emitido pelo ECFMG que tem tempo máximo de 7 anos, podem fazer a prova durante a residência.

Já os candidatos com visto H1, visto de trabalho que dura, no máximo, 6 anos, tem licença para trabalhar sem supervisão médica. Para isto, você precisa ter passado nos Step 3.

Quando você estiver com todas as notas, você pode enviá-las junto com todos os seus documentos para os hospitais que você escolheu.

Match Day

Após esses exames, o candidato irá participar da etapa conhecida como Match.

Ele irá selecionar programas que mais tem interesse em cursar e a partir disso, os programas enviarão convite para uma entrevista.

Com o final das entrevistas, os candidatos e os programas terão seus rankings de preferência cruzados. Em uma data estipulada conhecida como Match Day, o resultado desse cruzamento sai, indicando onde cada candidato foi selecionado.

Aqueles candidatos que não foram selecionados podem tentar as vagas residuais de outros programas.

Sugestão de leitura complementar

Compartilhe este artigo:

Até 80% OFF em toda a Loja

Até 80% OFF em toda a Loja

Aproveite o aniversário Sanar e garanta seus livros com desconto!

Artigos relacionados: