Carreira em Medicina

Como conseguir trabalhar na UBS e quais os principais desafios da rotina?

Como conseguir trabalhar na UBS e quais os principais desafios da rotina?

Compartilhar
Imagem de perfil de Prática Médica

Tudo o que você precisa saber sobre os principais desafios de trabalhar UBS!

Nos primeiros meses após a formatura e antes de começar alguma especialização, é comum que os médicos atuem em Unidades Básicas de Saúde. As UBS são uma porta de entrada para o Sistema Único de Saúde.

 No Brasil, existem 40,7 mil Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em funcionamento em todos os estados. No geral, as equipes que atuam nas UBS devem ser compostas, no mínimo, por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS)

O que é a UBS (Unidade básica de saúde)? 

A unidade básica de saúde representa o primeiro nível de saúde, marcado por ser um atendimento mais humanizado e focado no indivíduo, não apenas em suas patologias. Neste nível, são oferecidas estratégias para amenizar possíveis danos em saúde, como:

  • Medidas de prevenção em agravos
  • Promoção em saúde pública
  • Acompanhamento individualizado do paciente, bem como dos seus familiares que vivem no mesmo território. 

Dessa forma, é possível perceber que a Atenção Básica é a porta de entrada dos usuários ao sistema de saúde. A partir disso, ocorrem todos os encaminhamentos para unidades secundárias e terciárias, quando necessário. Dentre os maiores benefícios da atenção básica estão os programas que buscam amenizar os agravos da população, com políticas de saúde que buscam combater a hipertensão, por exemplo. 

Como conseguir trabalhar na UBS? 

Existem duas formas para atuar na UBS, são elas: 

  • Concursos públicos do SUS 
  • Editais de vagas de instituições que fazem a gestão de UBSs. 

Para quem deseja trabalhar nessas unidades, é possível se submeter a um concurso público. Esses concursos são geridos pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias estaduais ou municipais de saúde. Então, o ideal é ficar de olho nos sites desses órgãos. As principais vantagens de trabalhar como servidor público é a estabilidade profissional, além de ter todos os direitos trabalhistas garantidos. 

Além disso, existem algumas instituições que têm como função gerir programas de contratação dentro de UBSs. Assim, essas associações fazem a contratação sem ser por meio de concurso público. 

O médico precisa ter alguma especialidade para trabalhar na UBS?

Não! O médico pode atuar em UBS após se formar, não sendo necessário ter uma especialização. Como os pacientes que chegam nessas unidades necessitam de um atendimento primário, o médico generalista saberá conduzir as consultas. 

Contudo, os médicos que se identificam com o trabalho na atenção primária podem fazer uma especialização em medicina de família e comunidade, ficando mais aptos para atuarem nesse trabalho. 

Qual o salário de um médico que trabalha na UBS?

De acordo com dados do Salario.com.br, de 2022, atualmente um Médico que atua na UBS  ganha em média R$ 13.350,27 no mercado de trabalho brasileiro. Esse médico tem uma jornada de trabalho de 33 horas semanais. No geral, os salários são melhores em cidades mais afastadas das capitais. 

Quais as principais patologias que chegam na Unidade Básica de Saúde? 

Estudos de demanda em ambulatórios gerais demonstram ainda que, embora seja ampla a variedade dos problemas de saúde, existem alguns muito frequentes, responsáveis por cerca da metade de toda a demanda trazida pela população. As principais patologias que os médicos irão se deparar, são: 

  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Prevenção do câncer de colo uterino 
  • Diabetes 
  • Lombalgia 
  • Atendimento à gestante 
  • Planejamento familiar 
  • Apresentar exame 
  • Cefaleia 
  • Dor abdominal difusa 
  • Osteoporose

Desta forma, a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus são doenças crônicas muito comuns que merecem atenção especial por parte dos médicos. Dessa forma, é necessário implementar um processo de educação permanente para os pacientes de uma UBS. 

Quais os principais desafios de um médico que trabalha na UBS? 

Trabalhar no SUS, apesar de ser um grande aprendizado, é acompanhado de diversos desafios. O principal desafio para esses profissionais está relacionado à economia do país, que afeta diretamente a saúde pública. Por conta disso, há uma falta de recursos que são disponibilizados para essas unidades. 

Dessa forma, na maioria das vezes, não há equipamentos de qualidade e nem medicamentos necessários para tratar os pacientes adequadamente. O que irá ocasionar a limitação do atendimento médico. Muitas UBSs também contam com poucos médicos em suas equipes, ocorrendo uma sobrecarga do profissional, que precisa atender muitos pacientes em pouco tempo. 

Referência bibliográfica

FILHO, F. S. R et al. Caracterização da demanda em uma Unidade de Saúde da Família. 2011. Disponível aqui. Acesso em 15 de Agosto de 2022. 

Sugestão de leitura complementar