Clínica Médica

Como estudar Clínica Médica?

Como estudar Clínica Médica?

Compartilhar

Carreira Médica

5 min há 237 dias

Ao entrar no Ciclo Clínico, o estudante de Medicina se depara com uma das partes mais importantes de todo o curso: a Clínica Médica. Entretanto, mesmo tendo 2 anos de estudo e preparação dentro da faculdade, muitos ainda chegam despreparados para estudar Clínica Médica de forma efetiva.

Dentre os principais erros estão: desorganização; falta de conhecimentos do Ciclo Básico; dificuldade de conciliar atividades; escolha inadequada dos materiais de estudo, dentre outros.

Mas como evitar estar despreparado e conseguir aproveitar o máximo possível dos seus estudos nesse período? Você se sente inseguro com a sua forma de estudar Clínica Médica? Então presta atenção nas dicas a seguir!

Mantenha uma rotina de estudos

Os estudantes de Medicina do Ciclo Clínico são os que mais participam de atividades extracurriculares, como grupos de pesquisa, monitorias e ligas acadêmicas. Mas nesse cenário, muitas vezes os alunos ficam com dificuldade de conciliar todas as demandas extras com a grande demanda que a Clínica Médica possui.

Se você sempre teve o hábito de ter uma rotina fixa de estudos, com horários reservados para se dedicar ao conteúdo, ótimo, mantenha esse hábito. Mas se você sempre estudou quando dava, sem se organizar e deixando os assuntos acumularem, o Ciclo Clínico exige que você repense essa postura.

Assim, você pode valer-se de planners, calendários, aplicativos e outros mecanismos para te ajudar a manter uma rotina. Isso garante, então, que os assuntos não acumulem e você acabe deixando de estudar algo importante.

Escolha os melhores materiais para estudar Clínica Médica

Para estudar Clínica Médica da melhor forma possível, você precisa escolher livros e materiais de estudo que facilitem o máximo possível o seu aprendizado. Entretanto, vale a pena lembrar que nem sempre o melhor livro é o mais recomendado ou conhecido. Ou seja, os livros recomendados pelos seus professores nem sempre valem o investimento, e devem ficar na biblioteca ou em PDF.

Assim, o melhor livro é aquele que vai ser didático, descomplicado e feito para estudantes. Afinal, o importante é que você aprenda o máximo do conteúdo possível. Então, para atender todos esses critérios, surgiu o Manual de Clínica Médica.

O Manual de Clínica Médica é o livro mais completo dentro dessa área que você conseguirá encontrar por menos de 200 reais. Além do excelente custo benefício, com ele você tem acesso a um material focado nas condutas práticas, ótimo para te preparar para o internato e para a residência, além de focar na resolução de questões de faculdade.

Ou seja, a menos que você já seja residente de Clínica Médica e precise de um material mais complexo, o Manual de Clínica Médica é o livro ideal para você. Clique aqui para garantir o seu!

Mas como o Ciclo Clínico não é só Clínica Médica, que tal garantir o Manual de Clínica Médica junto com mais de 100 livros ilimitados para você? Então você precisa conhecer o SanarBooks! Ele é uma plataforma que contém todos os livros que você vai precisar durante o curso por menos de 1 real por dia! Clique aqui e conheça o SanarBooks!

Diversifique seus métodos de estudo

Ao longo do Ciclo Básico, você já deve ter percebido que o estudo não rende muito se for pautado apenas em leitura e resumo. Ou seja, é preciso diversificar os métodos de estudo ao se preparar em Clínica Médica.

Existem várias opções que você pode escolher. Provavelmente, a mais famosa delas é o Caso Clínico, que já é bastante explorado pelas faculdades e que você sempre deve estar buscando mais casos. Isso porque eles trazem aplicações práticas para estudar todos os conteúdos, o que melhora o seu preparo para a atuação clínica. Inclusive, temos mais de 300 casos clínicos no SanarBooks.

Além disso, Mapas Mentais e Flashcards também costumam ser boas opções para os estudantes. Nesses casos, você pode tanto estudar por materiais prontos, que é uma forma prática de acessar o conteúdo resumido, quanto fazer os seus próprios mapas ou cards, facilitando a absorção do conteúdo.

Por fim, um dos melhores métodos de estudo para além da sala de aula e dos resumos é estudar por videoaulas. E se tratando de videoaulas de Medicina, não existe melhor opção no mercado do que o SanarFlix!

Sanarflix

Com uma assinatura do SanarFlix, você tem acesso a centenas de videoaulas, mapas mentais, resumos e questões sobre todas as áreas da Medicina. Além disso, os professores das aulas são Padrão USP e estão preparados para passar todo o conteúdo e experiência de uma prática médica de excelência.

Quer ter toda a faculdade de Medicina dentro do seu bolso? Então clique aqui e conheça o SanarFlix!

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade © Copyright, Todos os direitos reservados.