Pós-graduação

Pós-graduação em medicina do esporte: o que é, funcionamento e vantagens

Pós-graduação em medicina do esporte: o que é, funcionamento e vantagens

Compartilhar
Imagem de perfil de Especialização Médica

A medicina do exercício e esporte tem atraído médicos que desejam atuar com a prática esportiva e na melhora na qualidade de vida. Quer saber mais sobre esta especialidade? Entender se vale a pena fazer uma pós-graduação lato sensu em medicina do esporte? Continue lendo este artigo para saber tudo.  

A medicina do exercício e esporte e o papel do médico desta especialidade

A medicina do exercício e do esporte é uma especialidade médica que foca na saúde relacionada à prática de atividades físicas e esportivas. 

Essa especialidade aborda desde a prevenção e tratamento de lesões decorrentes da prática esportiva até a otimização do desempenho atlético e a promoção da saúde por meio do exercício.

Papel do médico

O médico do exercício e esporte é o responsável pela inserção e acompanhamento da prática esportiva na rotina de seus pacientes.

Ao contrário do que muitos pensam, este médico não se restringe aos esportistas de alto rendimento. Sua prática médica pode fazer parte da vida de distintos grupos sociais.

Esse profissional tem sua atuação baseada em melhorar o rendimento e performance dos praticantes de esportes. Ele também atende com foco na prevenção e tratamento de lesões.

Previsão sobre o futuro da medicina esportiva

Há uma crescente no número de pessoas interessadas em cuidar da saúde e mudar o estilo de vida. Com isso, os médicos atuantes dessa especialidade tendem a ser cada vez mais procurados.

De acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, a previsão é que a área cresça 7% entre 2018 e 2028. 

Locais de trabalho do médico do exercício e esporte

Além de clubes e delegações esportivas, os médicos do exercício e esporte podem investir na prática clínica. Nesse caso, a rotina deste especialista será concentrada em fazer o acompanhamento de atletas amadores e praticantes de atividades físicas.

Há, também, a chance de atuar através de procedimentos, como a terapia por ondas de choque e a cineantropometria.

Como obter o título de médico do esporte? 

Para obter o título de médico do exercício e do esporte no Brasil, é necessário:

  • concluir a graduação em Medicina em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC; e
  • fazer uma residência médica em medicina do esporte. 

E se o médico não quiser fazer residência médica? Nesses casos é possível obter título mediante aprovação na prova de título de medicina do exercício e do esporte. 

A prova é realizada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE). Vale acrescentar que para fazer a prova o médico deve se inscrever e atender aos requisitos do edital. 

Observação: não vamos entrar em detalhes sobre os requisitos porque podem acontecer variações ao longo do tempo. 

Prova de título e o curso de pós-graduação

Uma pós-graduação lato sensu em medicina do esporte não dar o título de especialista. Porém, a depender da grade curricular do curso, pode fazer toda diferença na preparação.

O curso pode oferecer conhecimentos mais aprofundados e específicos na área, além de ajudar na familiarização com os temas abordados na prova.

Conheça outras vantagens de fazer uma pós em medicina do esporte

Uma pós em medicina do esporte pode proporcionar ao médico uma série de vantagens. Entre elas: 

  • Aprofundamento teórico e prático na área da Medicina do Exercício; 
  • Oportunidade de se desenvolver para trabalhar em conjunto com vários outros profissionais da saúde em prol dos pacientes;
  • Desenvolvimento de competências para prescrever programas de exercícios físicos de forma personalizada;
  • Aquisição de conhecimentos para prevenir lesões esportivas, além de saber diagnosticar e tratar problemas relacionados à prática esportiva;
  • Atualização sobre as discussões mais atuais da prática desta especialidade;
  • Proporciona uma base para quem almeja investir em pesquisas nesta área;
  • Ter um diferencial profissional na hora de procurar oportunidades de emprego;
  • Oportunidade de trocar experiências com profissionais da área e construir uma rede de contatos.

Pós-graduação lato sensu em medicina do esporte: o que esperar deste curso? 

Uma pós-graduação lato sensu em Medicina do Esporte é um curso capacitação destinado a profissionais da medicina interessados em adquirir conhecimentos para atuar com na interseção entre exercício físico, saúde e performance esportiva.

As características e o funcionamento deste tipo de curso pode variar muito de acordo com a instituição de ensino que a oferece. Por exemplo, o curso pode ser EAD, presencial ou híbrido. 

Normalmente, a pós dura de 12 a 24 meses e tende a combinar aulas teóricas e atividades práticas para a transmissão dos conhecimentos. 

Grade curricular

A grade curricular de uma pós em medicina do esporte aborda disciplinas específicas desta especialidade. Entre elas:

  • fisiologia do exercício,
  • medicina esportiva,
  • prescrição de treinamento,
  • nutrição esportiva e
  • reabilitação de lesões. 

Atividades realizadas no curso

Ao se matricular em uma pós-graduação lato sensu em medicina do esporte, o médico pode esperar ter acesso a um vasto processo de aprendizado que pode contar com:

  • discussões de casos clínicos,
  • fóruns de troca de experiências,
  • material acadêmico complementar,
  • atividades que envolvem atendimento ao paciente e muito mais. 

Em algumas instituições, é possível que o médico precise elaborar um trabalho de conclusão de curso para receber o certificado de conclusão do curso. 

Diferencial na carreira

O objetivo é que ao final de uma pós nessa especialidade o profissional fique mais capacitado para atuar na prevenção de lesões, prescrição de exercícios, promoção da saúde através do esporte e tratamento de problemas relacionados à prática esportiva, seja no contexto clínico, esportivo ou de promoção da saúde.

Qual é a melhor pós em medicina esportiva? 

A resposta para essa pergunta é DEPENDE. Isso porque precisamos lembrar que cada pessoa é única tem seus próprios objetivos de carreira, suas próprias necessidades de aprendizado e a sua respectiva condição financeira. 

Dessa forma, para você escolher o curso ideal o primeiro passo é analisar a si mesmo e entender com clareza todas as suas necessidades. 

Depois, você pode partir para pesquisar as oportunidades de cursos disponibilidades e fazer comparações até encontrar a ideal para você. 

Porém, independente da sua análise individual, você precisa buscar por um curso que seja reconhecido e aprovado pelo Ministério da Educação (MEC). Outro ponto valioso é se certificar que o corpo docente é qualificado para te conduzir nessa jornada de capacitação. 

O curso de pós-graduação em medicina do esporte da Sanar é bom? 

A Faculdade Cetrus Sanar oferece uma série de opções de cursos de pós-graduação médica, todos devidamente reconhecidos pelo MEC e foçados em potencializar a prática médica. 

A pós em medicina do esporte, através da flexibilidade e praticidade do EAD e da metodologia de ensino, é completa para o médico se preparar para enfrentar os desafios da prática clínica com segurança e eficiência. 

O curso aborda os principais temas desta especialidade, como a cardiologia do exercício e a reabilitação de Lesões são abordados de maneira única, preparando o aluno para os desafios que ele encontrará na prática médica. 

Segundo Luiz Mourão, professor e coordenador da Pós-Graduação em Medicina do Exercício e do Esporte da Sanar, o curso se destaca por sua “abordagem multidisciplinar da especialidade, focado no tripé saúde-performance-recuperação”.

Sugestão de leitura complementar 

Esses artigos também podem ser do seu interesse: