Índice
Tudo sobre o estudo acerca de problemas cardíacos em pessoas solteiras!
Um estudo realizado no Hospital Universitário de Würzburg, na Alemanha e publicado no fim do último mês (30/05) mostrou que o estado civil pode ser um dos fatores de risco para o desenvolvimento de problemas cardíacos.
De acordo com os pesquisadores, pessoas solteiras com insuficiência cardíaca (IC) tem mais chances de óbito do que pessoas casadas com IC.
O que é a insuficiência cardíaca e qual a sua etiologia?
Antes de falar sobre o estudo científico, é necessário entender um pouco da insuficiência cardíaca. A IC consiste em um distúrbio funcional ou estrutural do coração. Essa patologia pode aumentar o risco do desenvolvimento de débito cardíaco baixo e/ou congestão pulmonar ou sistêmica.
É preciso lembrar que a IC pode ocorrer em qualquer idade. Contudo, os indivíduos idosos são os mais afetados. As principais etiologias dessa doença são:
- Isquêmica
- Hipertensiva
- Chagásica
- Valvar
- Cardiomiopatias
- Congênitas
- Cardiotoxicidade
- Alcoólica
- Doenças extra cardíacas (endócrinas, autoimunes e doença renal)
- Miocardites
Quais os principais sinais e sintomas da IC?
O principal sintoma de insuficiência cardíaca é o cansaço progressivo que se inicia após fazer esforços ou até mesmo em repouso. Além disso, manifestações da insuficiência cardíaca incluem diversos sintomas como:
- Edema
- Cianose
- Sinais de aumento da atividade do sistema nervoso simpático
Como funcionou o estudo que afirma que estar solteiro aumenta o risco de morte por problemas cardíacos?
O estudo realizado no hospital incluiu 1.022 pacientes que estavam internados devido a insuficiência cardíaca descompensada entre 2004 e 2007. Ao analisar as informações sobre estado civil, observou-se que:
- 633 (63%) eram casados
- 375 (37%) solteiros: 195 viúvos, 96 nunca casados e 84 separados ou divorciados
Os participantes desse estudo foram acompanhados por dez anos. Durante esses anos, foram analisados fatores relacionados à
- Qualidade de vida
- Limitações sociais
Durante o período da pesquisa, 679 (67%) pacientes morreram. Ao analisar os dados, foi possível perceber a maior mortalidade foi entre os solteiros.
Qual a explicação para o maior número de óbitos por problemas cardíacos em solteiros?
De acordo com o comunicado feito por Fabian Kerwagen, autor do estudo e pesquisador do Centro de Insuficiência Cardíaca Abrangente do Hospital Universitário de Würzburg, o apoio social ajuda as pessoas a lidar com as condições da doença.
Dessa forma, os cônjuges podem ajudar no seguimento correto da terapia medicamentosa e na adesão de um estilo de vida mais saudável, sendo esses fatores decisivos para o tratamento de insuficiência cardíaca.
Por outro lado, os pacientes solteiros exibiram menos interações sociais, além de terem menos apoio para lidar com a sua insuficiência cardíaca. Dessa forma, pode ocorrer uma forte ligação entre o maior número desses pacientes a essa falta de apoio.
Referência bibliográfica:
- LAMMINTAUSTA, A. et. al. Prognosis of acute coronary events is worse in patients living alone: the FINAMI myocardial infarction register. Disponível aqui. Acesso em 10 de Junho de 2022.