Índice
Confira neste artigo o que você precisa saber sobre a residência médica no Pará!
O Pará conta com várias opções de programas de residência médica. Há um edital unificado e outros editais próprios, normalmente vinculados a uma unidade. Esse artigo traz as principais informações sobre os editais no Pará e pode com certeza te ajudar a tomar a decisão de onde fazer a especialização.
Editais de residência médica no Pará
O edital de residência médica no Pará com mais vaga é o processo seletivo unificado do Estado do Pará (PSU), realizado através da Universidade Estadual do Pará (UEPA).
Esse edital oferece vagas para:
- Hospital Ophir Loyola(HOL),
- Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV),
- Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE)
- Fundação Santa Casa de MisericórdiadoPará(FSCMPA), e
- Hospital do Pronto SocorroMárioPinotti– HPSM-MP.
Além desse edital unificado, o estado tem outros dois editais importantes. O o que é organizado pela Universidade Federal do Pará (UFPR). Ele tem vagas para os Hospitais Universitários João De Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro De Souza (HUBFS).
Outra opção é o Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).
Principais locais para fazer residência médica no Pará
Universidade Federal do Pará (UFPA)
A Residência Médica na UFPA é uma das mais importantes do Norte do país. As instituições ligadas a UFPA são referência no tratamento de doenças como fibrose cística e no atendimento à saúde da criança e do adolescente, por exemplo.
As vagas são para fazer residência nos Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS).
O HUJBB oferta especialidades como Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Infectologia, Pneumologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Vascular, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Dermatologia.
Mas a unidade é mesmo referência estadual no tratamento de meningite, com a Unidade de Diagnóstico da doença, e de fibrose cística e dermatologia.
Já o HUBFS é unidade reconhecida pelo atendimento em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Atendimento à Saúde da Criança e do Adolescente. Essa unidade oferece programas de Residência Médica nas duas especialidades, além de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia.
Centro Universitário do Estado do Pará – (CESUPA)
O CESUPA é um bom caminho para que visa extensão em pesquisa. Há vagas para programas de residência médica nas especialidades de clínica médica, dermatologia, endocrinologia e metabologia, ginecologia e obstetrícia, medicina de família e comunidade, pediatria e reumatologia.
Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE)
Vinculado a UEPA, a fundação do HMUE (Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência) ocorreu em 2006.
Os serviços, prestados para mais de 60 municípios, são 100% gratuitos e se destacam nas áreas de Trauma e Queimados de média e alta complexidade.
A instituição possui mais de 20 especializações na área de saúde. Em 2020, teve renovado o título de signatário do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).
HOL (Hospital Ophys Loyola)
Vinculado a UEPA, o HOL (Hospital Ophys Loyola) tem atendimento totalmente destinado ao SUS. Oferece 14 especialidades, das quais é referência em Oncologia, Nefrologia, Neurologia e Transplantes.
Tornou-se um Hospital de Ensino em 2009. No ano seguinte, inaugurou o Parque Radioterápico e a Divisão de Medicina Nuclear. Possui serviços importantes para o SUS como Ortopedia Oncológica e Neurologia Clínica.
Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA)
Vinculado a UEPA, a FSCMPA (Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará) é referência no atendimento materno-infantil de média e alta complexidade.
Fundada em 1650, a maior maternidade pública do Estado do Pará possui mais de 500 leitos em atividade e realiza cerca de mil partos por mês.
Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna – FHCGV
Vinculado a UEPA, na FHCGV são oferecidos 9 programas de residência médica. Os destaques são os de Cardiologia (Adulta e Pediátrica), Nefrologia e Psiquiatria.
Em 2019, ganhou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Excelência Máxima do Programa de Qualidade Boas Práticas em Cardiologia, sendo reconhecido como um dos quatro melhores hospitais do Brasil nessa categoria.
Vale a pena fazer a residência médica no Pará?
O Pará tem boas opções de programas de residência médica, tanto de acesso direto como para áreas de pré-requisito. Há hospitais de alta complexidade, mas também diversas unidades de saúde do SUS, além da parceria com universidades públicas e privadas nos estado.
Além disso, o processo seletivo unificado da UEPA abre possibilidades para diversos hospitais.
Lembre-se de no momento de decidir pela instituição deve pesquisar mais sobre a instituição, a estrutura, copo docente e o próprio programa de residência. Caso precise se mudar para o Pará, você deve avaliar também o custo de vida.
Sugestão de leitura complementar
Esses artigos também podem ser do seu interesse:
- Residência médica CESUPA
- Enare: o que é, etapas da seleção, cronograma, vagas e mais
- 7 dicas para uma rotina de estudos que te leve a aprovação na
- Residência médica na UEPA (Universidade do Estado do Pará)
Veja também: