Ciclos da Medicina

Fases da faculdade de Medicina

Fases da faculdade de Medicina

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Quer conhecer as fases da faculdade de medicina? Você chegou na publicação certa. A equipe da Sanar reuniu informações importantes para que você entenda como funciona cada período da faculdade de medicina. Aqui nos referimos a período porque a graduação médica, diferente das anteriores, é composta por mudanças significativas a cada dois anos de curso.

A faculdade de medicina é composta de três fases. São elas:

  • Ciclo Básico
  • Ciclo Clínico
  • Internato

As fases da medicina

A cada uma dessas fases o estudante aprende competências e habilidades que farão toda diferença em sua carreira médica. Além disso, elas têm funções bem diferentes na formação.

O Ciclo Básico, por exemplo, tem como principal função te iniciar no curso. O Ciclo Clínico, entretanto, já exige que você tenha uma base para aprofundar na teoria da clínica médica e da cirurgia. Finalmente, no Internato você irá testar os seus conhecimentos e aprender como ser um bom médico.

Assim, é bem importante saber o que é mais valorizado em cada um dos ciclos e estar preparado tanto para dar conta da sua atual fase quanto para a próxima transição.

Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas fases, destacando pontos importantes de serem investidos e os principais pontos de cada fase. Confira!

Ciclo Básico: o primeiro contato

O Ciclo Básico consiste nos 2 primeiros anos da faculdade de Medicina. É, como o próprio nome sugere, o período em que se concentram as matérias básicas do curso. Vale ressaltar que algumas disciplinas são comuns na grade curricular de outros cursos da área de saúde.

Neste ciclo, o estudante terá matérias como:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Biologia Molecular e Celular;
  • Bioquímica;
  • Ética Médica;
  • Patologia, dentre outras.

Ciclo básico: o que devo fazer para aproveitar esse período?

Aproveite esse momento inicial para aprender a estudar. O estudante de Medicina muitas vezes entra no curso com vícios de estudo na época de vestibular, e precisa se adaptar à nova realidade.

Leia também: estudar medicina: os 5 melhores hábitos

Além disso, dê bastante valor para todas as matérias, mas não precisa surtar para saber todos os pequenos detalhes. Não esqueça que são matérias importantes e que vão definir o quão preparado você está para o restante do curso, mas gravar as minúcias de cada assunto não é tão necessário.

Aproveite para fazer contatos e atividades extracurriculares como:

  • Ligas acadêmicas
  • Monitorias
  • Grupos de pesquisa

Em outras fases do curso, pode ser que não sobre tanto tempo para se engajar, então aproveite para fazer as atividades que mais te interessarem.

Como me preparar para o ciclo básico?

Vale muito mais a pena investir em vários materiais com um preço acessível do que em poucos livros caríssimos recomendados no início do curso. Aproveite para conferir os livros da Sanar, tem sempre uma oferta imperdível esperando por você!

Ciclo Clínico: fase de consolidação

O Ciclo Clínico é a fase em que o estudante será realmente apresentado para a medicina. Entre as disciplinas presentes nesta fase estão:

  • Técnica operatória
  • Clinica médica
  • Semiologia
  • Pediatria
  • GO

O foco do estudante em dar conta das matérias deve ser ainda maior. Isso porque é muito importante que ele chegue no internato com as bases clínicas consolidadas.

Essa fase também pode fazer a diferença na escolha da residência médica. Isso porque é nesse período que você começa a se identificar mais com as matérias e a se ver como um futuro profissional.

Portanto, foco em absorver o máximo de cada matéria e de começar a planejar a sua carreira. Mas não se preocupe se você não resolver tudo agora, é normal, apenas comece a pensar nesse assunto e a diminuir suas opções.

Como me preparar para o ciclo clínico?

Para o Ciclo Clínico, você irá precisar de muito amparo técnico para conseguir lidar com tanto conteúdo. Então é bom procurar um material de fácil acesso, com conteúdo de qualidade e dinamicidade.

Como muitos estudantes gostam de videoaulas, uma ótima opção para essa fase é o SanarFlix. Se você está com dúvida sobre qualquer assunto ou precisar revisar alguma matéria do Ciclo Clínico, você encontra uma aula aqui.

Veja o exemplo de materiais que você poderá encontra no SanarFlix:

Mapa Mental de doenças neuroendócrinas | LIGAS - Sanar Medicina

Além disso, você também tem acesso a questões de cada tema, artigos científicos, resumos e super materiais. Tudo isso faz com que o SanarFlix seja o maior portal de educação médica do Brasil.

Faça como vários estudantes de todo o Brasil e conheça o SanarFlix!

Internato: a última das fases da faculdade de Medicina

Os dois últimos anos da faculdade de Medicina são do Internato. É aqui que o estudante aprende a prática das grandes áreas da medicina através dos rodízios e tem contato direto com pacientes.

Nessa fase, em que várias novas responsabilidades surgem, o graduando passará pelos rodízios de:

  • Clínica Médica
  • Cirurgia
  • Pediatria
  • Ginecologia e Obstetrícia

Por ser a fase final do curso, o Internato também é o período em que você vai decidir o restante da sua carreira. Por isso, foque em cumprir as funções de cada rodízio como se você já fosse médico, porque você logo será e precisa se portar com profissionalismo.

Assim, existem 2 qualidades que você precisa investir para o período do Internato: Dedicação e organização.

Você vai ter muitas dificuldades de lidar com a carga horária e com as responsabilidades do Internato se estiver desorganizado, então vale a pena tirar um tempo para se preparar para isso. Além disso, você vai estar apresentando quem você será como médico, por isso que dedicação é fundamental.

Como me preparar para o internato?

Existem 2 focos diferentes de preparação nesse ciclo. O interno costuma se preocupar tanto com os rodízios e com a preparação para a residência.

Preparação para os rodízios do Internato

O Internato exige um material de consulta rápido, prático e que contenha todos os fluxos que você precisa saber na prática. Então, os melhores livros para você ter nessa fase são os livros da coleção Yellowbook.

São 5 livros até o momento: Emergência, Pediatria, GO, Ambulatório e Como Fazer Todos os Diagnósticos. Cada um desses livros é um valioso guia de condutas médicas e um poderoso material de consulta.

Todos eles contam com fluxos de diretrizes atualizadas, condução de raciocínio diagnóstico, tabelas de prescrições e descrição de procedimentos.

Preparação para a residência médica?

Você está no internato e quer começar a estudar para as provas de residência médica? Vale a pena adquirir um curso preparatório que te ajude a revisar os assuntos para mandar bem no rodízio e também para conseguir acertas questões da prova de residência.

A Sanar possui cursos com excelente custo-benefício. Uma metodologia única, totalmente focada na prova, aulas com professores padrão USP e um preço que cabe no bolso. Tem cursos de duração de 1 a 3 anos. Conferir as opções de curso do Sanar Residência Médica!

Sugestão de leitura complementar

Veja também: