Pós-graduação

Pós-graduação em medicina ou residência médica?

Pós-graduação em medicina ou residência médica?

Compartilhar
Imagem de perfil de Especialização Médica

Fazer uma pós em medicina ou ingressar em uma residência? Essa dúvida por ser comum no início do processo de decisão de próximos passos da carreira, principalmente quando a pessoa tem pouco tempo para se dedicar a preparação para o processo seletivo da residência médica. Isso sem falar na alta concorrência, há casos em que a relação chega a ser de 50 candidatos para uma vaga.

Diante desse cenário, a pós-graduação acaba se tornando uma alternativa interessante de especialização. Com ela, embora você não se torne um especialista em determinada especialidade da medicina, você fica preparado para conduzir as principais queixas da mesma. Além disso, ganha vantagens competitivas no mercado de trabalho.

Outro ponto interessante da pós é que ela ajuda na preparação para a prova de título da especialidade almejada.

Esse texto tem com objetivo te ajudar a encontrar uma resposta para sua dúvida entre fazer uma pós-graduação em medicina ou uma residência médica. Continue lendo para saber mais!

Tem vaga para todos os médicos fazerem residência?

A residência médica é considerada o “padrão-ouro” na formação de médicos especialistas. Esse título é dado pelo Ministério da Educação e por Lei. Porém, não é fácil ingressar em um programa de residência. Isso porque não há vagas suficientes para todos os recém-formados em medicina.

Diferente do que acontece com as vagas em cursos de medicina, as vagas de residência não são criadas por decretos.

A abertura das mesmas é condicionada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) mediante o cumprimento de uma série de requisitos. É preciso respeitar uma estruturação complexa do serviço e do capital humano formador para que seja possível criar essas novas vagas.

Leia também o nosso artigo: lei de residência médica: o que você precisa saber?

O que fazer para melhorar a formação e progredir na carreira sem fazer residência?

O sucesso profissional é uma meta em qualquer segmento de carreira. Ao olharmos para medicina, esse sucesso é condicionado a fatores como:

  • a busca por melhorar sua formação e adquirir habilidades técnicas,
  • adquirir mais segura no atendimento de pacientes,
  • ter preparo para enfrentar qualquer desafio profissional.

Para alcançar esses fatores, uma pós-graduação médica pode ser o caminho.

Pós-graduação em medicina ou residência: como saber se a pós serve para mim?

A pós-graduação em medicina, seja qual for a especialidade escolhida, será sempre uma opção extremamente interessante para médicos. Isso porque ela pode ser útil para profissionais com diversos perfis diferentes.

Para te ajudar a entender se a pós serve para você, listamos alguns perfis. Veja se eles se encaixam com seu momento profissional e suas necessidades de agora:

  • Recém-formado inseguro com suas práticas em determinada área;
  • Médico que não consegue ou pode se dedicar a uma residência médica;
  • Generalista que quer aprofundar seus conhecimentos em determinada área em que faz muitos atendimentos;
  • Recém-formado que precisa trabalhar em plantões para pagar o financiamento estudantil;
  • Médico que faz atendimento no interior e deseja se especializar online, sem sair de sua cidade;
  • Especialista que deseja mudar sua área de atuação;
  • Médico especialista que quer atualizar seus conhecimentos e práticas.

Vale ressaltar que entre as vantagens de fazer uma pós estão a flexibilidade para estudar de acordo com sua rotina de trabalho e a possibilidade de atualização profissional e construção de networking

Quero fazer uma pós-graduação médica, e agora?

Decido(a) a fazer uma pós-graduação em medicina? Se sim, esse é o momento de entender que existem dois grandes tipos de pós, a lato sensu e a stricto sensu.

A lato sensu é um caminho para quem pretende atualizar os conhecimento da prática médica. Já os cursos stricto sensu são voltados para os egressos da graduação de medicina que buscam seguir os passos da carreira acadêmica.

Ao entender qual é a melhor para você, vale pesquisar sobre as instituições que oferecem cursos, as opções disponíveis e trâmites necessários para iniciar sua formação.

Caso você opte pela pós lato sensu, gostaria de te convidar a conhecer os cursos da Faculdade Cetrus Sanar. Os cursos tem aulas online e ao vivo, conteúdo focado na prática e certificado reconhecido pelo MEC. Entre as opções de cursos de pós estão:

[SABER MAIS SOBRE A PÓS CETRUS SANAR]

Sugestão de leitura complementar

Veja também: