Residência Médica

Residência médica na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão)

Residência médica na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão)

Compartilhar
Imagem de perfil de Residência Médica

Saiu o edital de residência médica UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) 2022/2023. Acesse e saiba tudo sobre o edital, número de vagas e muito!

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977.

A Universidade Estadual do Maranhão, além de ofertar inúmeros cursos de graduação, se destaca nas modalidades de pós-graduação, incluindo residência médica e residência multiprofissional.

Histórico da Instituição

A UEMA teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão – FESM, criada pela Lei 3.260 de 22 de agosto de 1972 para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão. A FESM, inicialmente, foi constituída por quatro unidades de ensino superior: Escola de Administração, Escola de Engenharia, Escola de Agronomia e Faculdade de Caxias. Em 1975 a FESM incorporou a Escola de Medicina Veterinária de São Luís e em 1979, a Faculdade de Educação de Imperatriz.

A FESM foi transformada na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, através da Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981, e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº 94.143, de 25 de março de 1987, como uma Autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, na modalidade multicampi.

Estrutura do Hospital

A sua estrutura também conta com:

  • Unidade Materno-infantil
  • Leitos de internação
  • Laboratório de Hemodinâmica
  • Pediatria (internação)
  • E muito mais

Programa de Residência na UEMA

São objetivos da UEMA promover o ensino de graduação e pós-graduação, a extensão universitária e a pesquisa, promover a difusão do conhecimento, a produção de saber e de novas tecnologias interagindo com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento social, econômico e político do Maranhão.

O que preciso saber sobre o processo seletivo?

A Universidade Estadual do Maranhão, campus de Caxias é a instituição formadora dos Programas de Residência Médica em CLÍNICA MÉDICA e OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA. Os Hospitais abaixo relacionados são as instituições executoras:

  • Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão (Caxias) – Residência Médica em Clínica Médica;
  • Maternidade Carmosina Coutinho (Caxias) – Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia.

A inscrição deve ser realizada no site da instituição.

Prova objetiva

A seleção conta com duas etapas. A primeira consiste uma prova objetiva de caráter eliminatório contendo 80 questões e 4 horas de duração para as especialidades de acesso direto. 

A segunda etapa consiste em pontuação adicional, através do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC), conforme regulamenta a Resolução CNRM n.º 35, de 9 de janeiro de 2018.

Não sabe do que se trata essa pontuação adicional? A nota final da 1ª etapa será a soma aritmética dos pontos obtidos no exame escrito (objetivo).

O que é preciso para ser aprovado(a) na residência médica na UEMA?

Serão aprovados e classificados os candidatos que obtiverem as maiores notas, por programa, de acordo com as vagas.

Os critérios de desempate para as especialidades de acesso direto obedecerão aos seguintes critérios:

a) maior pontuação na prova da área desejada
b) for mais idoso

Quais são os assuntos mais cobrados na prova objetiva?

Entre os assuntos que com certeza estarão na prova, estão:

  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Medicina da Família e Comunidade
  • Puricultura

Cronograma do processo seletivo

O edital foi lançado no dia 31/10/2022. Confira abaixo as principais datas do concurso:

  • Período de Inscrição: 31/10 a 25/11/2022
  • Solicitação de isenção: 31/10 a 01/11/2022;
  • Taxa de inscrição: R$ 400,00
  • Aplicação da prova: 15/01/2023;
  • Divulgação do gabarito preliminar: 16/01/2023;
  • Recursos contra o gabarito preliminar: 17/01 a 18/01/2023
  • Respostas aos recursos e divulgação do gabarito definitivo: 06/02/2023
  • Resultado preliminar: 13/02/2023
  • Recurso do resultado preliminar: 15/02/2023
  • Resultado final: 23/02/2023
  • Período da matrícula: 27/02 a 03/03/2023
  • Início das aulas: 06/03/2023.

As inscrições para o processo seletivo  serão realizadas, no período determinado no cronograma, exclusivamente via internet, no site da UEMA.

Contato

  • Telefone: (98) 2016-8100

Edital de residência médica na UEMA 2023: lista de vagas oferecidas por especialidade

 

Como foi o último processo seletivo?

Para mandar bem no processo seletivo, é importantíssimo conferir como foi a última prova, ficar por dentro de informações sobre especialidades mais concorridas, nota de corte e mais.

Como a instituição oferece vaga em apenas duas especialidades, há uma concorrência grande.

O que esperar da residência médica na UEMA?

O residente médico da UEMA poderá contar com corpo profissional docente extremamente qualificado, composto em sua maioria por mestres e doutores.

Se matricular na UEMA é ter a certeza de estar cumprindo um papel social importante da profissão médica, como corrobora a fala de Samuel Gregório, diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, em entrevista ao O Imparcial:

“Com os programas de residência multiprofissional e médica, ajudamos a formar o quadro de especialistas do Maranhão, sobretudo nas especialidades que temos mais carência, como ginecologia e obstetrícia, usando a nossa rede hospitalar com objetivo de melhorar a assistência médica que oferecemos aos maranhenses”.

Sugestão de leitura completar

Veja também: