Residência Médica

Residência Médica: o que fazer com o conteúdo atrasado?

Residência Médica: o que fazer com o conteúdo atrasado?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Está com conteúdo atrasado nos estudos para residência médica? Calma, você não está sozinho(a). As provas de residência realmente tem um alto grau de exigência de conteúdos para revisar e por razões diversas (ansiedade, trabalho, problemas pessoais, etc) pode acontecer acúmulo de conteúdo.

Antes de falarmos sobre o que fazer diante dos atrasos nos estudos, é importante abordarmos alguns pontos. São eles:

  • Você não precisa montar uma pilha de livros e apostilas e “se obrigar” a ler tudo para estudar bem;
  • Não adianta fazer um planejamento de estudo pesado, se comprometer a estudar 10h por dia se isso não condiz com o tempo que você tem disponível;
  • Nada de querer seguir ao pé da letra tudo que uma pessoa x ou y fez e passou. Cada um tem seu método, sua forma de aprender e suas próprias dificuldades. Por isso, você precisa encontra ro seu.

O que fazer com o conteúdo atrasado?

Teve imprevisto e se embolou no planejamento dos estudos? Não adianta se lamentar. Levanta a cabeça, você só precisa reajustar a sua rota e manter o foco. Confira as dicas para saber como lidar com o atraso nos estudos:

1- Nada de jogar tudo para o alto

Não é porque você falhou um ou dois dias que o seu planejamento deve ser jogado fora. Mantenha o que você se programou para estudar nos próximos dias.

2- Evite querer operar milagres

Ficou atrasado(a)? Faz parte. Você não precisa ficar se martirizando e nem querer tirar um dia inteiro para ficar sentado(a) diante de uma pilha de apostilas. Afinal, isso só vai te deixar mais angustiado(a).

Siga seu planejamento e no decorrer que encontrar pontos de convergência de temas assista uma aula curta do assunto acumulado ou mesmo reserve um tempinho para fazer umas cinco questões sobre ele após o que estava programado.

3- Tenha paciência

Entenda suas limitações, reflita de forma construtiva sobre a melhor forma de lidar com elas e estabeleça ações que podem te ajudar a resolver isso. Até porque ficar ansioso(a) e se culpando por acúmulo de conteúdo não vai mudar a situação.

4- Saiba abrir mão do conteúdo atrasado

Se não tiver como correr atrás do prejuízo, vale avaliar a possibilidade de eliminar conteúdos ou dar menos ênfase em algum. Em caso de precisar abrir mão, lembre-se de manter os que têm grande chances de serem cobrados.

5- Persistência

Precisando fazer alterações no planejamento e na forma de estudar ou não, você precisa forcar no seu objetivo. Tenha sempre claro a razão de todo seu esforço em revisar muitos contéudos.

Lembre para você mesmo que todos aquelas aulas, resumos, questões fazem parte de um propósito maior. São as ferramentas que vão te guiar para aprovação na residência médica.

Dica de ouro: lembre-se sempre o sucesso da preparação para residência médica consiste na constância e na prática.

Conteúdos relacionados

Além de saber o que fazer com o conteúdo atrasado, vale conferir os conteúdos abaixo:

Quer contratar um curso preparatório para residência? Clique aqui e conheça os cursos da Sanar, tenho certeza que vai encontrar um ideal para sua realidade.