Os músculos do antebraço auxiliam o braço na movimentação precisa da mão no espaço, com a ajuda do cotovelo e das articulações radioulnares.
O antebraço é uma região dos membros superiores que se estende do cotovelo ao punho e consiste nas porções antebraquiais anterior e posterior, compostas pelo rádio e ulna.
Em relação aos músculos do antebraço, tema deste resumo, há subdivisão em compartimento anterior e posterior.
Músculos do antebraço: Compartimento anterior
O compartimento muscular anterior do antebraço pode ser dividido em camada superficial, intermediária e profunda.
Músculos da camada superficial
Os músculos da camada superficial são pronador redondo, o flexor radial do carpo, o palmar longo e o flexor ulnar do carpo.
- Pronador redondo:com a função de pronação e flexão do antebraço origina-se no processo coronóide e epicôndilo medial e se insere na convexidade da face lateral do rádio.
- Flexor radial do carpo: auxilia flexão e abdução da mão, origina-se do epicôndilo medial e se insere na base do 2° metacarpo.
- Palmar longo: tem a função de fletir a mão e tensionar a aponeurose palmar. origina-se no epicôndilo medial e insere-se na metade distal do retináculo dos flexores e ápice da aponeurose palmar.
- Flexor ulnar do carpo: Auxilia a fletir e aduzir a mão. Tem sua origem no epicôndilo medial, olécrano e margem posterior da ulna, e se insereno osso pisiforme, hâmulo do hamato e 5° metacarpo.
Músculo da camada intermediária
O músculo da camada intermediária é o flexor superficial dos dedos
- Flexor superficial dos dedos: tem a função de fletir as falanges proximais e metacarpofalangeana. Origina-se no epicôndilo medial, processo coronóide e metade superior da margem anterior e insere-se nos corpos das falanges médias dos quatro dedos mediais.
Músculos da camada profundo
Os músculos da camada profundo são os flexor profundo dos dedos, o flexor longo do polegar e o pronador quadrado.
- Flexor profundo dos dedos: tem a função de fletir as interfalangianas distais. Origina-se proximalmente as faces medial e anterior da ulna e membrana interóssea, e se insere nas bases das falanges distais do 2° ao 5° dedos.
- Flexor longo do polegar: Flete as falanges do polegar. Tem origem na porção anterior do rádio e se insere na base da interfalegiana distal do polegar.
- Pronador quadrado: Faz a pronação do antebraço. Tem sua origem na parte distal da ulna e se insere na face anterior do rádio.
Músculos do antebraço: Compartimento posterior
O compartimento muscular posterior do antebraço se divide em camada superficial e profunda:
Camada superficial
A camada superficial temos o braquirradial, o extensor radial longo do carpo, o extensor radial curto do carpo, o extensor dos dedos, o extensor do dedo mínimo e o extensor ulnar do carpo.
- Músculo braquiorradial: Realiza flexão e pronação do antebraço. Origina-se na crista supraepicondilar lateral e se insere lateral e distalmente no rádio.
- Extensor radial longo do carpo: Estende e abduz a mão. Se origina junto braquiorradial e se insere na face dorsal da base do 2° metacarpo.
- Extensor radial curto do carpo: Estende e abduz a mão. Tem origem no epicôndilo lateral e se insere no 3°metacarpo.
- Extensor dos dedos: Estende os dedos. Tem origem no epicôndilo lateral e se insere nas expansões extensoras dos quatro dedos mediais.
- Extensor do dedo mínimo: Estende o 5° quirodáctilo. Origina-se no epicôndilo lateral e insere-se no 5° quirodáctilo.
- Extensor ulnar do carpo: Estende e realiza adução da mão. Tem origem no epicôndilo lateral e margem posterior da ulna e insere-se na face dorsal da base do 5o metacarpo.
Camada profunda
A camada profunda tem o supinador, o extensor do indicador, o abdutor longo do polegar, o extensor longo do polegar e o extensor curto do polegar.
- Músculo supinador: sua função é supinar o antebraço e girar a palma anterior e superiormente. Tem origem no epicôndilo lateral, ligamentos colaterais e anular do rádio, “fossa” e crista do supinador e se insere nas faces lateral, posterior e anterior do terço proximal do rádio.
- Extensor do indicador: sua função é estender o indicador e, de forma auxiliar, a mão. Tem origem no terço distal da ulna e se insere na expansão do extensor do 2° dedo.
- Abdutor longo do polegar: Estende e abduz o polegar. Tem origem proximalmente na ulna e rádio e se insere no 1° metacarpo.
- Extensor longo do polegar: estende as articulações inter e metacarpofalangeanas. Tem origem no terço médio da ulna e insere-se na face dorsal da base da falange distal do polegar.
- Extensor curto do polegar: estende as articulações metacarpofalangeanas e carpometacarpal. Tem origem no terço distal do rádio e insere-se na face dorsal da base da falange proximal do polegar.
Sugestão de leitura
Esses artigos também podem ser do seu interesse:
- Resumo de músculos do braço: flexores, extensores e antebraço
- Trauma musculoesquelético
- Resumo sobre músculos do ombro: deltóide, supraespinhal, infraespinhal e mais
- Abordagem da dor musculoesquelética no pronto socorro
Veja também vídeo com dicas para comprar livro de anatomia:
Referências
- NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 6a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
- DRAKE, R.L. Greay’s Anatomia para estudantes. 2a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
- GRAAF, K.M.V.D. Anatomia Humana. 6a ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2013.
- MOORE, K.L. Moore Anatomia Orientada para a Clínica. 7a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.