Carreira em Medicina

Resumo de músculos do braço: flexores, extensores e antebraço

Resumo de músculos do braço: flexores, extensores e antebraço

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

Dos 4 principais músculos do braço, 3 deles são flexores (bíceps braquial, braquial e coracobraquial) e estão no compartimento anterior. O extensor (tríceps braquial) está posterior, juntamente com o músculo ancôneo (auxiliar do tríceps braquial).

O braço é a parte mais móvel do esqueleto apendicular superior e a mais longa, unindo a articulação do ombro com a do cotovelo.

Músculos do braço: Flexores   

O bíceps braquial origina-se na extremidade do processo coracoide (cabeça curta) e tubérculo supraglenoidal da escápula (cabeça longa). Insere-se na tuberosidade do rádio e fáscia do antebraço. Esse músculo tem a função de supinar e flexionar o antebraço.

O Braquial origina-se na metade distal da face anterior do úmero. Insere-se no processo coronóide e tuberosidade da ulna. Tem a função de fletir o antebraço em todas as posições.

O Coracobraquial origina-se na extremidade do processo coracóide. Insere-se no terço médio da face medial do úmero. Tem a função de ajudar a flexionar e aduzir o braço.

Músculos anteriores. Fonte: Netter, 2015.
Músculos anteriores do braço. Fonte: Netter, 2015.

Músculos do braço: extensores 

O Tríceps braquial origina-se no tubérculo infraglenoidal da escápula (cabela longa), face posterior do úmero, superior ao sulco do nervo radial (cabeça curta) e inferior ao sulco do nervo radial (cabeça medial).

O tríceps braquial insere-se na extremidade proximal do olécrano e fáscia do antebraço. Tem a função de estender o antebraço e resistir à luxação do úmero durante a abdução.

O Ancôneo origina-se no epicôndilo lateral do úmero; insere-se na face lateral do olécrano e parte superior da face posterior ulnar. Tem a função de auxiliar o tríceps na extensão do antebraço e estabilizar a articulação do cotovelo.

Músculos posteriores. Fonte: Netter, 2015.
Músculos posteriores do braço. Fonte: Netter, 2015.Músculos posteriores do braço. Fonte: Netter, 2015.

Antebraço 

O antebraço se estende do cotovelo ao punho e consiste nas regiões antebraquiais anterior e posterior, compostas pelo rádio e ulna. Em relação aos músculos do antebraço, há subdivisão em compartimento anterior e posterior. 

O compartimento anterior pode ser dividido em superficial, intermediário e profundo; os músculos que compõem a camada superficial são o pronador redondo, o flexor radial do carpo, o palmar longo e o flexor ulnar do carpo. 

O músculo da camada intermediária é o flexor superficial dos dedos; já os que compõem a camada profunda são o flexor profundo dos dedos, o flexor longo do polegar e o pronador quadrado.

Músculos do compartimento anterior do antebraço – camada superficial. Fonte: Netter, 2015
Músculos do compartimento anterior do antebraço – camada superficial. Fonte: Netter, 2015

Já no compartimento posterior, na camada superficial temos o braquirradial, o extensor radial longo do carpo, o extensor radial curto do carpo, o extensor dos dedos, o extensor do dedo mínimo e o extensor ulnar do carpo. 

Já na camada profunda, há o supinador, o extensor do indicador, o abdutor longo do polegar, o extensor longo do polegar e o extensor curto do polegar.

Músculos do compartimento posterior do antebraço.
Músculos do compartimento posterior do antebraço. Fonte: Netter, 2015.

Posts relacionados:

Referências:

  1. NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. 6a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
  2. DRAKE, R.L. Greay’s Anatomia para estudantes. 2a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
  3. GRAAF, K.M.V.D. Anatomia Humana. 6a ed. Barueri, São Paulo: Manole, 2013.
  4. MOORE, K.L. Moore Anatomia Orientada para a Clínica. 7a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.