Anúncio

Sistema Urinário: o que é, função e como é formado

Índice

ÚLTIMA CHANCE | SÓ ATÉ 30/05

Você só tem +2 dias para garantir sua pós em medicina com até 54% DE DESCONTO no aniversário Sanar.

A sua aprovação no ENAMED 2026, com quem dominou a prova em 2025

Confira um artigo completo que falamos sobre o Sistema Urinário para esclarecer todas as suas dúvidas. Ao final, confira alguns materiais educativos para complementar ainda mais os seus estudos.

Boa leitura!

O Sistema Urinário

O aparelho urinário é formado pelos dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra. A urina produzida nos rins passa pelos ureteres até a bexiga e é lançada no exterior pela uretra.

O sistema urinário tem diversas funções. É responsável pela remoção de produtos tóxicos da circulação, provenientes do metabolismo, através da formação da urina e sua eliminação; produz hormônios como a renina, que participa da regulação da pressão sanguínea, e a eritropoietina, que é essencial para o estímulo a eritropoiese (produção de hemácias); e participa da ativação da vitamina D.

Além disso, os rins são responsáveis pelo equilíbrio ácido-básico e conservação de sais, glicose, proteínas e água, mantendo a homeostase.

Ilustração Sistema Urinário.
Imagem: Sistema urinário. Fonte: Google imagens. 

Formação do Sistema Urinário: Rins

Rins – Estrutura Geral

Os rins têm um formato de grão de feijão, apresentando uma borda convexa e outra côncava, na qual se situa o hilo, onde entram e saem os vasos sanguíneos, entram nervos e saem os ureteres. Estão situados retroperitonealmente na parede abdominal posterior, sendo o rim direito localizado 1 a 2 cm abaixo do esquerdo.

O rim é revestido por uma delgada cápsula frouxamente aderida, formada principalmente por tecido conjuntivo denso e pode ser dividido em zonas cortical e medular.

A zona medular é formada por 10 a 18 pirâmides medulares (de Malpighi), que têm os ápices voltados para o hilo renal e as bases voltadas para o córtex. Esses ápices são as papilas renais, sendo cada uma formada por diversos orifícios (área crivosa), que são aberturas dos ductos de Bellini. O cálice menor envolve a papila renal, com formato semelhante a um copo. Eles se unem (cerca de 2 ou 3) para formar um cálice maior. Os 3 ou 4 cálices maiores da cada rim desembocam na pelve renal, que é uma porção dilatada do ureter. O parênquima renal cortical separa as pirâmides vizinhas, formando as colunas renais (de Bertini).

Ilustração Rim e formação.
Imagem: Rim. Fonte: Google imagens.

A região do córtex renal está situada sobre as bases das pirâmides e é conhecida como arco cortical. Cada pirâmide renal com o seu arco cortical e colunas renais associadas, representa um lobo do rim. Um lóbulo renal é constituído por um raio medular (continuações do parênquima piramidal no córtex) e pelo tecido cortical que fica ao ser redor, delimitado pelas artérias interlobulares.

VOCE SABIA? Durante o desenvolvimento fetal, os lobos renais são separados por sulcos, mas essa característica desaparece no adulto. Quando esse aspecto lobado permanece após a infância é conhecido como rim lobado.

Ilustração Rim lobado.
Imagem: Rim lobado. Fonte: Netter.
Ilustração Néfron.
Imagem: Néfron. Fonte: Google imagens.

Componentes dos Rins

Cada túbulo urinífero do rim é composto por duas porções funcionais, o néfron e o túbulo coletor. Em cada rim há cerca de 600 a 800 mil néfrons.

O néfron é formado por uma parte dilatada, o corpúsculo renal ou de Malpighi, pelo túbulo contorcido proximal, pelas partes delgada e espessa da alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal.

Diversos néfrons são drenados por um único túbulo coletor e múltiplos túbulos coletores se unem na porção mais profunda da medula até formar os ductos de Bellini, que se abrem na papila renal.

Corpúsculo renal

O corpúsculo renal é formado por um tufo de capilares, o glomérulo, que é envolvido pela cápusla de Bowman. Esta cápsula possui dois folhetos, um interno, ou visceral, formado por células epiteliais modificadas, denominadas de podócitos; e outro externo, ou parietal. Entre os dois folhetos está o espaço capsular que recebe o líquido filtrado através da parede dos capilares e do folheto visceral da cápsula (espaço de Bowman).

Posts relacionados

Veja também:

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Anúncio

Minicurso Gratuito

+ Certificado

Fisiologia Celular