Outros

Fascite plantar: pode ser a causa da dor no seu calcanhar

Fascite plantar: pode ser a causa da dor no seu calcanhar

Compartilhar

Dra. Aline Kühl Torricelli

3 min há 737 dias

A fascite plantar acomete, preferencialmente, pessoas entre 40 e 60 anos e é a causa mais comum de dor no calcanhar.

O que é fascite plantar?

A fascite plantar é a inflamação da fáscia plantar. A fascia plantar por sua vez parece uma tela fibrosa e une o calcanhar aos dedos, portanto reveste a planta do pé.

O que causa ?

Em geral, essa inflamação ocorre por aumento de pressão ou uso repetitivo da fáscia plantar, consequentemente gera microtraumas. No entanto, muitas vezes não há causa clara.

Quem está sujeito a desenvolver ?

É mais comum em corredores. Além disso, obesos, pessoas com pé plano ou cavo e aquelas que usam sapatos com amortecimento inadequado têm um risco aumentado de fascite plantar.

O que posso sentir?

A frase que mais define a sensação de quem possui é “a dor é pior logo na primeira pisada do dia, ao sair da cama” ou também após períodos de descanso.

Classicamente a dor se localiza no calcanhar, mais precisamente na região plantar. A dor também pode aparecer depois de correr, andar ou ficar em pé muito tempo.

Como diagnosticar fascite plantar?

A fascite plantar é diagnosticada clinicamente, ou seja, associação da história referida pelo paciente associada a um exame físico compatível.

Portanto, não há necessidade de um exame de imagem para diagnosticar o a inflamação. No entanto, estes exames podem ser solicitados para descartar outras causas.

Como tratar?

Afim de tratar a inflamação da fáscia plantar é necessário a troca de calçado ou o uso de calcanheiras, palmilhas para amortecimento do calcanhar durante a marcha, o que evita trauma. Evite chinelos, tênis e sapatilhas com sola dura. Uma outra medida é a utilização de anti-inflamatório tópico no local da dor.

Por último, mas muito importante é o alongamento da fascia plantar. A Fabio MEDINA FITNESS PLUS selecionou alguns exercícios para você fazer em casa.

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.