Carreira em Medicina

Conheça os principais tipos de AVC

Conheça os principais tipos de AVC

Compartilhar
Imagem de perfil de Prática Médica

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um déficit neurológico focal, de instalação súbita ou com rápida evolução, de causa vascular. Os principais tipos de AVC são isquêmico e hemorrágico. É a segunda maior causa de morte no mundo e a principal causa de morte no Brasil.

Os principais fatores de risco para AVC são: idade > 60 anos, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, hipercolesterolemia, tabagismo, história familiar de doença cerebrovascular.

Quais os principais tipos de AVC?

O AVC pode ser isquêmico (AVCi), em cerca de 80% dos casos ou hemorrágico (AVCh), em 20% dos casos. Sua distinção é muito importante para guiar a conduta.

Algumas características do quadro clínico podem sugerir mais um AVCh do que um AVCi, porém a confirmação apenas é possível através de um exame de imagem (preferencialmente, tomografia computadorizada).

Melhore seu atendimento aprendendo sobre achados clínicos no AVC, AVC isquêmico ou ainda o código do AVC no CID-10.

Mapa mental de AVC

Conheça a Pós em Medicina de Emergência

Quer se aprofundar nesse e em outros temas essenciais para a sua prática segura no dia a dia do pronto-socorro? A Pós em Medicina de Emergência, com aulas online e ao vivo, possui aprofundamento de conteúdo através da nossa metodologia drive-by-doctor, em que você é colocado na sua devida posição: a tomada de decisões.


Referências

  1. Medicina de emergências: abordagem prática / Herlon Saraiva Martins, Rodrigo Antonio Brandão Neto, lrineu Tadeu Velasco. 11. ed. rev. e atual. Barueri, SP: Manole, 2017.
  2. Oliveira, CQ, Souza, CMM, Moura, CGG. Yellowbook: Fluxos e condutas da medicina interna. SANAR, 1ª ed, 2017.
  3. Martins H S, Santos R , Arnaud F et al. Medicina de Emergência: Revisão Rápida. 1ª edição. Barueri, SP: Manole, 2016.