Coronavírus

Quais os tipos de máscara e quando usá-las?

Quais os tipos de máscara e quando usá-las?

Compartilhar

Sanar Saúde

4 minhá 379 dias

Introdução

Com a pandemia de Coronavírus (SARS-CoV-2), dúvidas a respeito do uso ou não de máscaras surgem. As máscaras estão entre as medidas de prevenção para a não disseminação de doenças respiratórias, e isso inclui a COVID-19, no entanto é preciso entender que o uso apenas da máscara não é suficiente.

A lavagem das mãos no contexto daqueles que estão menos expostos, além das medidas de isolamento social são medidas que também contribuem para a redução da disseminação do novo coronavírus.

Em tempos de grande demanda e baixa oferta, pensar nas outras pessoas é essencial, os profissionais de saúde, os imunodeprimidos/imunossupressos, os idosos, os doentes crônicos, os infectados pelo vírus fazem parte do grupo que mais necessitam de máscaras.

Por que o uso de máscaras pela população em geral não é recomendado?

Primeiramente há um desabastecimento para àqueles que realmente tem indicação de uso, resultam em custos desnecessários (os serviços hospitalares acabam pagando mais caro para adquirir os materiais escassos), além de não nos preocuparmos tanto com a higiene das mãos, com o tempo máximo de uso das máscaras, e o manuseio correto das mesmas.

Para evitar o uso indevido devemos obedecer algumas informações importantes:

  • A higienização das mãos antes da colocação da máscara é essencial;
  • A colocação e a retirada deve ser pelas alças e evitar ao máximo tocá-la;
  • A mesma deve cobrir nariz e boca;
  • Não usar por um tempo superior a 4 horas;
  • As máscaras PFF2 ou N95 tem versões variadas, verificar se são resistentes a fluídos.

Então quais medidas a população em geral deve tomar?

A principal delas é a higiene das mãos, e aqui vale tanto o álcool a 70ºGL ou água e sabão, mas também manter distância de pelo menos um metro das pessoas, logo evitar aglomerações.

Quais os tipos de máscaras e quando devem ser utilizadas pelos profissionais da saúde?

Os profissionais de saúde precisam estar atentos as precauções para duas formas de transmissão: gotículas e aerossóis.

Máscara Cirúrgica

Deve ser usada em caso de contato a menos de um metro do possível caso, por conta da precaução por gotículas, logo deve-se utilizar a máscara cirúrgica.

Máscara Cirúrgica de TNT - Branca
Máscara Cirúrgica de TNT

Máscara N95 ou PFF2

As máscaras N95 ou PFF2 devem ser utilizadas quando houver risco de aerolisação: intubação traqueal, ventilação não-invasiva, traqueostomia, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual antes da intubação, broncoscopia, etc.

MÁSCARA FF2/N95 CAMPER COM FILTRO
Máscara FF2/N95 com Filtro

Além das máscaras nessas situações específicas, o uso de capa, jaleco, óculos ou protetor facial e touca são imprescindíveis.

Informe-se e use corretamente os EPI’s

O entendimento e a informação adequada a respeito do uso dos equipamentos de proteção e métodos para impedir a disseminação dos microrganismos é essencial, tanto para a proteção individual, mas além disso é de suma importância para que haja um uso apropriado, haja uma redução da necessidade dos equipamentos e contribuir para a manutenção da produção e fornecimento dos materiais.

Por Farm. Esp. Márlon Rodrigues

Matérias relacionadas:

Confira o vídeo:

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.