Outros

Título de Especialista em Psiquiatria: como conseguir?

Título de Especialista em Psiquiatria: como conseguir?

Compartilhar

Sanar Pós Graduação

4 minhá 217 dias

O Título de Especialista em Psiquiatria tem despertado o interesse de muitos (as) médicos (as) que desejam ingressar nessa área. O título científico permite que o (a) profissional comprove a especialidade, além de qualificar e certificar os conhecimentos técnicos e valorizar o exercício da profissão.

Porém, sempre surgem dúvidas sobre a finalidade, quais os pré-requisitos e como funciona. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas respostas para você, que tem interesse em se tornar especialista em psiquiatria.

O que é o RQE?

RQE é a sigla para Registro de Qualificação de Especialista. É um cadastro feito no Conselho Regional de Medicina (CRM) para registrar uma especialidade médica que o (a) profissional exerce ou pretende exercer, de acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Qual a finalidade do título de médico especialista em psiquiatria?

De acordo com o CFM, apenas médicos (as) que obtiveram aprovação do CRM e conquistaram o RQE se tornam especialistas. Dessa forma, para comunicar que é psiquiatra, além do número do CRM, o profissional deve apresentar o RQE em psiquiatria. Caso contrário, pode ocorrer punição pelo CFM.

O título de especialista também é necessário para trabalhar em hospitais.

CONHEÇA A PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANAR

Posso me tornar especialista em psiquiatria sem ter feito residência médica?

Sim. Para um médico ser reconhecido como especialista pelo CFM ele pode fazer residência médica na área ou ser aprovado na prova de título de psiquiatria.

Quais são os requisitos para fazer a prova de título de especialista em psiquiatria?

Um dos pré-requisitos é a conclusão da residência médica em psiquiatria. Outra opção é a comprovação de tempo integral ou superior a seis anos de efetiva prática médica em Psiquiatria, constando que exerceu/exerce a Psiquiatria e a jornada de trabalho de, no mínimo, 40 horas semanais. No caso de exercício em caráter privado o candidato não poderá fazer parte do contrato social da Instituição emitente. 

Além disso, o candidato deverá apresentar três declarações de associados que exerçam a Psiquiatria no mesmo estado brasileiro do candidato e que possuam o Título de Especialista em Psiquiatria da ABP/AMB.

Há também os profissionais que podem optar por comprovar a conclusão de programa de formação em psiquiatria em curso acreditado pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Nesta prova, os conhecimentos são avaliados para determinar se os candidatos estão aptos para exercer a especialidade médica.

Como funciona a prova para obtenção de Título de Especialista em Psiquiatria?

  • As etapas da prova objetiva e discursiva ocorrem concomitantemente, no Rio de Janeiro, com duração total de 4 horas;
  • A data limite para inscrições é 16/10/2020;
  • São 50 questões objetivas e 5 questões dissertativas, além da prova prática que consta de uma entrevista psiquiátrica supervisionada;
  • O valor mínimo para aprovação é de 7 pontos na prova prática;
  • Acesse o edital para saber o local, horário e outras especificidades da prova. 

Mercado de trabalho para especialistas em psiquiatria

O mercado de trabalho para especialistas em psiquiatria é diverso, com muitas oportunidades de trabalho tanto no setor público, quanto no privado. Há uma grande demanda por profissionais desta área, uma vez que o número de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) com psiquiatras é menor.

Onde atuar?

O profissional pode atuar em ambulatórios, consultórios particulares, hospitais gerais e psiquiátricos, enfermarias especializadas ou urgências psiquiátricas.

Para você que tem interesse em se tornar especialista na área, conhecer o processo da Prova de Título de Especialista em Psiquiatria é fundamental.

CONHEÇA A PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA SANAR

Compartilhe com seus amigos:
Política de Privacidade. © Copyright, Todos os direitos reservados.