Psiquiatria

Pós-graduação em Psiquiatria: tudo que você precisa saber

Pós-graduação em Psiquiatria: tudo que você precisa saber

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Pós Graduação

Conheça os detalhes da Pós-graduação em Psiquiatria, suas vantagens, seu escopo de estudo e o mercado de trabalho da área.

A Pós-graduação em Psiquiatria tem despertado o interesse de muitos(as) médicos(as) que desejam ingressar nessa área!

Entender os fenômenos da mente humana e sua relação com o nosso bem-estar tem se tornado cada vez mais relevante. Nesse cenário, a demanda por médicos capacitados para atender em saúde mental cresce constantemente.

Ainda assim, é comum que existam dúvidas sobre os detalhes do curso e da área. Por isso, resolvemos elencar alguns tópicos que provam que se dedicar à carreira em psiquiatria ´é uma excelente escolha.

O que é a Pós em Psiquiatria?

A Pós-graduação em Psiquiatria aborda prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças mentais de um modo geral.

Segundo a Demografia Médica de 2020, o Brasil tem cerca de 12 mil psiquiatras. Com isso, a especialidade ocupa a 11ª posição no ranking de distribuição de títulos no país.

A maior parte destes médicos está na região Sudeste, que concentra 52,5% dos psiquiatras do Brasil. Em seguida, temos o Sul e o Nordeste, com 23,7% e 13,5% dos especialistas brasileiros, respectivamente.

Pensando nesta realidade, a Pós-graduação em Psiquiatria da Sanar busca aperfeiçoar o raciocínio clínico dos médicos. Preparando os profissionais da medicina para a prática clínica de excelência, o curso funciona de forma prática e dinâmica.

Ficou curioso para conhecer as especificidades da Pós da Sanar em Psiquiatria? Clique aqui e saiba tudo sobre o curso.

Principais objetivos da Pós-graduação em Psiquiatria

  • Capacitar médicos em diferentes aspectos da rede de atenção psicossocial, propiciando o desenvolvimento de competências técnicas, habilidades organizacionais, de coordenação e solução de problemas;
  • Preparar o médico para a avaliar o paciente de maneira completa, levando em conta a perspectiva biológica, psicológica, social e cultural no processo de assistência da equipe multiprofissional;
  • Formar especialistas com a capacidade de trabalhar em equipe, planejar, organizar e gerir os recursos disponíveis nos atendimentos primário, secundário e terciário, principalmente no âmbito da Saúde mental e Psiquiatria.
  • Aprimorar o raciocínio clínico e as condições de diagnosticar e decidir a melhor abordagem, bem como o tratamento com precisão.

O que é estudado em uma Pós-graduação em Psiquiatria?

A pós graduação em psiquiatria abarca questões como psicopatologia, psiquiatria clínica, psicofarmacologia e emergências psiquiátricas. Além delas, os principais transtornos ao longo dos ciclos de vida também são abordados.

Na pós da Sanar, 95 aulas completíssimas sobre psiquiatria são divididas em 9 módulos, que incluem temas como:

  • Psicopatologia e exame de estado mental
  • Fundamentos da Psiquiatria 
  • Emergências psiquiátricas e substâncias 
  • Interface da psiquiatria com as áreas médicas e Bioética 

Como saber se tenho perfil para atuar na área?

Na psiquiatria, é esperado que o profissional esteja disposto a oferecer escuta e suporte para o seu paciente.

O tratamento adequado e o gerenciamento de crises deverão ser feitos sem julgamentos, a partir de uma boa percepção social.

A psiquiatria que sofre com alguns estigmas e com a limitação de recursos. Diante disso, a escuta atenciosa se mostra, mais uma vez, fundamental na formação de bons psiquiatras.

Com a pós da Sanar, você terá um excelente domínio técnico e poderá desenvolver uma escuta atenta, humanizada e colaborativa.

Quando posso fazer a Pós-graduação em Psiquiatria?

Para concluir a Pós-graduação em Psiquiatria é necessário ter o diploma do curso de medicina, pois a inscrição no CRM é necessária para emissão do certificado, mas não para a matrícula. Caso o aluno não possua CRM, a Pós terá validade de curso livre.

Qual o período do curso?

Normalmente, um curso de pós-graduação tem a duração média de 420 horas e pode ser feito por lato sensu a distância, semipresencial, ou presencial.

 A Pós-graduação em Psiquiatria Sanar possui duração de 18 meses, com carga horária de 408h EAD e 108h de atividades práticas.

Qual a diferença entre Residência e Pós-graduação em Psiquiatria?

A Pós-Graduação Lato Sensu é classificada como uma especialização de qualificação acadêmica e não profissional, é reconhecidas pelo MEC e possui carga horária menor do que da Residência Médica.

Para receber o título de psiquiatra, o médico que fez a pós-graduação precisa fazer a prova de título, pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Também é necessário comprovar 6 anos de atuação na área, com jornadas de trabalho de, minimamente, 40 horas semanais.

Quer saber todos os detalhes sobre a prova de título? Leia nosso texto sobre o assunto!

No entanto, é permitido que o médico trabalhe em todas as áreas que estiver capacitado, mesmo sem possuir o título de especialista. Assim, a pós te capacita a atender pacientes com confiança e cuidar da saúde mental deles de forma assertiva, dinâmica e devidamente qualificada.

É importante frisar que os profissionais que realizaram residência médica também precisam fazer a prova de título para se tornarem especialistas.

Por que devo fazer a Pós em Psiquiatria da Sanar?

O nosso curso de Pós-Graduação em Psiquiatria foi planejado para oferecer a melhor experiência para você!

A metodologia é baseada em três pilares: aulas teóricas 100% online e interativas; teleambulatório, onde o aluno atenderá pacientes reais com auxílio do professor-tutor; e simulações práticas de contextos, situações e entrevistas psiquiátricas complexas.

A Pós é ministrada por uma equipe de professores(as) de excelência, sob coordenação do Dr. Saulo Ciasca – médico psiquiatra – FMUSP, e possui certificados validados pelo MEC.

Somado a isso, o Teleambulatório da Pós-graduação em Psiquiatria recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo, por atender gratuitamente mais de 2.000 pacientes LGBTQIA+.

As aulas sobre saúde LGBTQIA+ do curso são ministradas de forma transversal, um diferencial no ensino médico no Brasil.

Assista o vídeo do coordenador da nossa Pós em Psiquiatria, Dr. Saulo Ciasca, explicando como funcionam as Simulações de Práticas Profissionais (SPP) e o Teleambulatório:

Sugestão de leitura complementar