Ciclo Clínico

O que preciso saber sobre o uso da ECMO?

O que preciso saber sobre o uso da ECMO?

Compartilhar
Imagem de perfil de Sanar Residência Médica

Sabe o que é a ECMO e qual a sua função? A Sanar reuniu informações mais importantes sobre esse procedimento para você. A Ecmo, ou oxigenação por membrana extracorpórea, consiste em uma máquina que fornece suporte para o sistema respiratório e/ou cardíaco. 

Qual a função da ECMO?

A ECMO, busca fornecer suporte para o sistema respiratório e/ou cardíaco e é mais comumente usada para bebês, mas que também pode ser indicada para crianças e adultos com doenças pulmonares ou cardíacas graves.

Geralmente, é recomendada quando existe risco de que os pulmões ou coração parem de funcionar corretamente. Dessa forma, a máquina funciona como um pulmão artificial e garante a oxigenação necessária do corpo. 

A utilização desse artifício, garante que o médico possa tratar a causa da patologia, como infecção pulmonar, choque após ataque cardíaco ou síndrome respiratória aguda grave causada pela COVID-19. 

Quando devo utilizar? 

Quando os pulmões não conseguem fornecer oxigênio suficiente para o corpo ou quando os não conseguem se livrar do gás carbônico, mesmo com a ajuda de um ventilador mecânico. 

Além disso, a ECMO também poderá ser utilizada quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. 

Assim, as principais indicações da ECMO incluem: 

  • Pneumonia grave; 
  • Infecções pulmonares graves; 
  • Insuficiência respiratória; 
  • Síndrome respiratória aguda; 
  • Hérnia congênita no diafragma; 
  • Aspiração de substâncias tóxicas pelos pulmões; 
  • Aspiração de mecônio por bebês; 
  • Asma; 
  • Hipertensão pulmonar; 
  • Insuficiência cardíaca; 

Outra forma de utilização da ECMO pode ser para pessoas com doença no coração ou pulmão que estão aguardando pelo transplante.

Como e onde é feito a ECMO?

Esse tratamento é feito na UTI, em hospitais, e seu uso deve ser indicado pela equipe médica. 

No geral, o equipamento é utilizado por algumas horas por dia. O paciente precisa estar sedado e recebendo suporte alimentar através de sonda nasogástrica ou nutrição parenteral. 

Entenda o que é a alimentação por sonda nasogástrica ou nutrição parenteral no Sanarflix!

Como é feito o tratamento?

A ECMO utiliza uma espécie de pulmão artificial, que é conectado ao corpo por meio de tubos ligados em artérias da perna, pescoço ou peito. 

Através dessa máquina, é feita a circulação e a oxigenação artificial do sangue. Isso significa que a ECMO, substitui completamente a função dos pulmões e ajuda no bombeamento do coração. 

Quando o médico utiliza essa máquina, deve ser indicado o uso de heparina, um anticoagulante, utilizado para evitar que o sangue forme pequenos coágulos nos tubos, o que poderá causar complicações, como AVC ou infarto. 

ECMO x Covid

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização da ECMO para pessoas com COVID-19, que apresentam síndrome do desconforto respiratório agudo com insuficiência respiratória grave e não cursam com melhora com a utilização da ventilação mecânica

É importante lembrar que a ECMO pode ajudar a pessoa a se recuperar da COVID-19 grave, mas não trata a doença e nem é responsável por combater o coronavírus.

Esse equipamento é contra-indicado para:

  • Idosos;
  • Pacientes com Diabetes, doença pulmonar crônica, insuficiência cardíaca;
  •  Pacientes em ventilação mecânica prolongada.

Sugestão de leitura:

Veja também:

Compartilhe com seus amigos: