Índice
Sabe o que é a ECMO e qual a sua função? A Sanar reuniu informações mais importantes sobre esse procedimento para você. A Ecmo, ou oxigenação por membrana extracorpórea, consiste em uma máquina que fornece suporte para o sistema respiratório e/ou cardíaco.
Qual a função da ECMO?
A ECMO, busca fornecer suporte para o sistema respiratório e/ou cardíaco e é mais comumente usada para bebês, mas que também pode ser indicada para crianças e adultos com doenças pulmonares ou cardíacas graves.
Geralmente, é recomendada quando existe risco de que os pulmões ou coração parem de funcionar corretamente. Dessa forma, a máquina funciona como um pulmão artificial e garante a oxigenação necessária do corpo.
A utilização desse artifício, garante que o médico possa tratar a causa da patologia, como infecção pulmonar, choque após ataque cardíaco ou síndrome respiratória aguda grave causada pela COVID-19.
Quando devo utilizar?
Quando os pulmões não conseguem fornecer oxigênio suficiente para o corpo ou quando os não conseguem se livrar do gás carbônico, mesmo com a ajuda de um ventilador mecânico.
Além disso, a ECMO também poderá ser utilizada quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo.
Assim, as principais indicações da ECMO incluem:
- Pneumonia grave;
- Infecções pulmonares graves;
- Insuficiência respiratória;
- Síndrome respiratória aguda;
- Hérnia congênita no diafragma;
- Aspiração de substâncias tóxicas pelos pulmões;
- Aspiração de mecônio por bebês;
- Asma;
- Hipertensão pulmonar;
- Insuficiência cardíaca;
Outra forma de utilização da ECMO pode ser para pessoas com doença no coração ou pulmão que estão aguardando pelo transplante.
Como e onde é feito a ECMO?
Esse tratamento é feito na UTI, em hospitais, e seu uso deve ser indicado pela equipe médica.
No geral, o equipamento é utilizado por algumas horas por dia. O paciente precisa estar sedado e recebendo suporte alimentar através de sonda nasogástrica ou nutrição parenteral.
Entenda o que é a alimentação por sonda nasogástrica ou nutrição parenteral no Sanarflix!
Como é feito o tratamento?
A ECMO utiliza uma espécie de pulmão artificial, que é conectado ao corpo por meio de tubos ligados em artérias da perna, pescoço ou peito.
Através dessa máquina, é feita a circulação e a oxigenação artificial do sangue. Isso significa que a ECMO, substitui completamente a função dos pulmões e ajuda no bombeamento do coração.
Quando o médico utiliza essa máquina, deve ser indicado o uso de heparina, um anticoagulante, utilizado para evitar que o sangue forme pequenos coágulos nos tubos, o que poderá causar complicações, como AVC ou infarto.
ECMO x Covid
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização da ECMO para pessoas com COVID-19, que apresentam síndrome do desconforto respiratório agudo com insuficiência respiratória grave e não cursam com melhora com a utilização da ventilação mecânica
É importante lembrar que a ECMO pode ajudar a pessoa a se recuperar da COVID-19 grave, mas não trata a doença e nem é responsável por combater o coronavírus.
Esse equipamento é contra-indicado para:
- Idosos;
- Pacientes com Diabetes, doença pulmonar crônica, insuficiência cardíaca;
- Pacientes em ventilação mecânica prolongada.
Sugestão de leitura:
- ECMO: Pulmão artificial | Colunistas
- O Papel do Enfermeiro no manejo da oxigenação por membrana extracorpórea | Colunista
- Tecnologia brasileira inovadora reduz em 80% necessidade de ECMO
- 7 revistas médicas que todo profissional de medicina precisa ler
Veja também: