O aumento do valor da bolsa residência é fato confirmado! No último mês, o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. E o aumento de 24% na remuneração dos programas é uma das ações. Com isso, a bolsa passará a ser de R$ 4.106,09 (no valor bruto).
A mudança foi confirmada pelo Presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR). Além disso, o Ministério da Educação (MEC) garantiu orçamento para fazer valer o aumento.
Atualmente, para oficializar o reajuste, aguarda-se o “ok” dos ministros e promulgação da portaria. O alteração no valor deve começar a valer a partir de janeiro de 2022.
Mais detalhes
Vale lembrar que o plano nacional ainda prevê uma série de ações estratégicas. O foco é a valorização e qualificação profissional. Cursos, apoio institucional e até um auxílio de estímulo à pesquisa para os supervisores.
O Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde foi desenvolvido para ser executado em ciclos trienais. Ele foi estruturado em três eixos. Saiba mais sobre eles:
- Ofertas Educacionais: ações de capacitação e qualificação na modalidade de cursos. E apoio à produção científica e outros processos formativos. Nesta modalidade serão ofertadas novas vagas para residência médica. E valor da bolsa de residência médica maiores.
- Valorização Ensino-Assistencial: cursos para aprimorar o conhecimento científico. O objetivo é que as capacitações contribuam na formação de novos especialistas e com a produção científica no país.
- Apoio Institucional: ações de apoio às instituições proponentes de programas de residência em saúde. Elaboração de projetos pedagógicos. E condução de processos administrativos para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência.
As atividades serão iniciadas ainda em 2021.
Leia também: